Logo O POVO+
Inovação: 46 soluções para problemas regionais buscam investidores
Economia

Inovação: 46 soluções para problemas regionais buscam investidores

| Demonday | Startups foram desenvolvidas no Programa Clusters Econômicos + Corredores Digitais e, agora, precisam de parceiros para colocar as ideias em prática
Edição Impressa
Tipo Notícia
Projetos miram solucionar problemas em diversos setores produtivos (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Projetos miram solucionar problemas em diversos setores produtivos

Startups desenvolvidas a partir de 46 ideias para a resolução de problemas do setor produtivo cearense se preparam para apresentar, na próxima semana, seus projetos a empresários e investidores que podem financiar a execução deles. Trata-se do Demoday, evento promovido pelo Governo do Ceará e que deve reunir os dois grupos na tentativa de levar inovação a cadeias produtivas prioritárias em nove regiões do Estado.

A iniciativa reforça o ecossistema de inovação local e busca amparar as startups em um dos principais gargalos do setor: o financiamento. Como a prática da inovação ainda é desafio para algumas cadeias produtivas, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), uma das promotoras do evento, ressalta a necessidade de “gerar conexões capazes de impulsionar parcerias e negócios entre os principais atores do ecossistema de inovação do Estado e as startups.”

"Com isso, o Programa contribui para melhor distribuição de riqueza e oferta de oportunidades de empregos e empreendedorismo, atraindo e retendo talentos por meio do fortalecimento da inovação e promoção do desenvolvimento regionalizado no Estado", afirma Júlio Cavalcante, Secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Na lista de ideias para a resolução de problemas locais estão os setores de turismo, agronegócio, construção civil, energias renováveis, saúde, tecnologia da informação e da comunicação, mineração e metalmecânica, comércio e indústria moveleira. Fechado para convidados, o Demoday será feito no Ninna Hub, entre 14h e 18h da próxima terça-feira, 19 de abril.

“Ao todo, até abril deste ano, foram investidos mais de R$ 2 milhões em 46 startups, de nove regiões do Estado. Ao longo do processo, foram beneficiados 91 bolsistas empreendedores e 41 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 23 clusters estratégicos do estado”, detalha a Adece.

Chance de oportunidades

Os recursos foram aplicados a partir dos programas Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais. O primeiro foca na “articulação e integração de iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado”, enquanto o segundo mira a “inovação voltada para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado.”

“Além da feira de exposição de soluções, o evento contará com a apresentação em formato de pitch das 10 startups que mais se destacaram ao longo do processo e premiação das três melhores soluções desenvolvidas no programa”, informa a Adece.

Pela regra, o formato reúne os possíveis investidores para apresentações objetivas, com tempo entre três e cinco minutos e com informações consideradas pelos criadores da startup como essenciais para despertar o interesse dos investidores.

O primeiro edital conjunto dos programas para apoiar projetos de empreendedorismo inovador foi em 2021 e mira 9 das 14 regiões de Planejamento do Ceará: Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba.

As reclamações dos brasileiros sobre as companhias aéreas quase dobraram no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base nos dados da plataforma consumidor.gov.br. Entre janeiro e março de 2022, foram 43.605 reclamações frente a 22.458 registros na mesma época do ano passado, um crescimento de 94%.

 

 

O problema mais demandado envolve atrasos e dificuldades de reembolso, com 35.590 registros, enquanto o segundo maior motivo de reclamação é o cancelamento de voo, com 4.592 manifestações. Em terceiro lugar, está a oferta não cumprida ou serviço não fornecido. Segundo a pasta, o índice de solução das reclamações deste ano é de 70,88% e o tempo de resposta tem sido, em média, de seis dias.

As reclamações no início deste ano são bastante parecidas com as dificuldades encontradas em 2020 e 2021, anos marcados pela pandemia de covid-19. No período, foram realizadas 101,6 mil reclamações contra as empresas Azul, Gol e Latam no site consumidor.gov.br.

Essa é a primeira vez que o Governo Federal divulga dados específicos sobre a atuação do setor aéreo no período mais crítico da pandemia. Do total, 38,6 mil foram referentes a dificuldades no reembolso das passagens, 20,4 mil estavam ligadas a cancelamento de voos e outras 11,7 mil eram queixas relacionadas à ineficácia do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Até o fim do ano passado, o setor, drasticamente afetado pela pandemia, teve de seguir novas regras para o cancelamento de passagens. Os consumidores que desistissem do voo poderiam optar por receber o reembolso em até 12 meses ou usar o crédito em outra passagem em um período de 18 meses, sem custo adicional.

 

Procons devem intensificar fiscalizações

Diante das reclamações, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça pediu aos órgãos de defesa do consumidor, principalmente os Procons, para verificar denúncias de descumprimento de cláusulas pelas empresas, com atenção especial para as regras temporárias adotadas para "evitar o colapso do setor aéreo durante a pandemia". Se forem verificados problemas, os órgãos são orientados a instaurarem os procedimentos sancionatórios. Também foi encaminhado documento à área de sanções da Senacon para análise de eventual descumprimento da legislação com repercussão nacional.

A Senacon ainda recomendou que as empresas melhorem os canais de diálogo com os clientes, inclusive, informando em locais de fácil acesso mudanças regulatórias. Além disso, orientou as aéreas a facilitar aos consumidores a alteração de bilhetes de maneira autônoma, com uso de ferramentas digitais.

"Estamos empenhados para melhorar a vida do consumidor. O monitoramento de mercado permite identificar os principais problemas de consumo e, dessa forma, a adoção de medidas mais efetivas e impactantes", destacou o ministro da Justiça, Anderson Torres, em nota.

O Ministério da Justiça também enviou comunicado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para análise e possíveis medidas de melhoria da efetividade do SAC e aperfeiçoamento da regulação do setor em benefício dos consumidores, como a elaboração de regras sobre desistência dos consumidores.

"Espera-se que a adoção das medidas indicadas na nota técnica reduza o patamar de reclamações", finaliza a pasta.

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Veja as startups e as respectivas áreas de atuação

 

2Save (Construção Civil - Sertão de Crateús)

Agro Infusion (Agronegócio - Grande Fortaleza 2)

AgroHelp (Agronegócio - Sertão Central)

AgroWeb (Agronegócio - Serra da Ibiapaba)

API (Agronegócio - Vale do Jaguaribe)

AVOX (Comércio - Cariri)

Balaio Food (Agronegócio - Sertão Central)

BioFruit (Agronegócio - Vale do Jaguaribe)

BLUES (Turismo - Litoral Leste)

Cactus (Energias Renováveis - Grande Fortaleza 3)

Care Healthtech (Agronegócio - Litoral Leste)

Check (Construção Civil - Sertão de Crateús)

CONAN (Energias Renováveis - Sertão de Sobral)

Date Rehab (Saúde - Grande Fortaleza 2)

Digital Shield Security (TIC - Grande Fortaleza 1)

Ecoleta (Mineração e Metalmecânica - V. do Jaguaribe)

GAS AUTOMATED FLOW (Mineração e Metalmecânica - V. do Jaguaribe)

Gastronomic Experience (Turismo - Cariri)

Gerência Farm (Agronegócio - Serra da Ibiapaba)

Groot (Polo Moveleiro - Litoral Norte)

HealthLife (Agronegócio - Litoral Leste)

HelthPreg (Saúde - Sertão de Sobral)

Hub Projetos (Construção Civil - Sertão de Crateús)

IbiTur (Turismo - Serra da Ibiapaba)

IDSoft (Energias Renováveis - Sertão de Sobral)

IGW Aquasolutions (Agronegócio - Litoral Leste)

Kite Mania (Turismo - Grande Fortaleza 1)

MANJA VENDAS (Comércio - Sertão de Crateús)

MatchTour (Turismo - Cariri)

Maximize Tour (Turismo - Litoral Leste)

Meu Tour  (Turismo - Serra da Ibiapaba)

Nanofight Virus (Saúde - Grande Fortaleza 2)

Next Destiny (Turismo - Grande Fortaleza 1)

Ortosolis Tecnologia (Saúde - Grande Fortaleza 1)

Peacock (Educação - Sertão de Sobral)

Peptídicas(Saúde - Grande Fortaleza 2)

Pesse Tecnologia em Logística (Infraestrutura e Logística - Grande Fortaleza 3)

PlugaParceiro (Comércio - Cariri)

PREDSEP_SYS (Saúde - Grande Fortaleza 1)

Prevento Forecast (Energias Renováveis - Grande Fortaleza 3)

Sharinagro(Agronegócio - Sertão Central)

SIARA (Energias Renováveis - Grande Fortaleza 3)

SINTRA (Agronegócio - Litoral Leste)

Tour Virtual (Turismo - Cariri)

VcInova (Educação - Sertão de Sobral)

YouBetter (Saúde - Cariri)

 

O que você achou desse conteúdo?