Logo O POVO+
Sindicatos articulam atos contra reforma da Previdência do Ceará
Politica

Sindicatos articulam atos contra reforma da Previdência do Ceará

Movimentos sindicais buscarão pressionar parlamentares para que haja mais tempo para proposta ser discutida no Legislativo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENTIDADES sindicais se reuniram com o deputado Carlos Felipe para tratar da proposta de reforma (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação ENTIDADES sindicais se reuniram com o deputado Carlos Felipe para tratar da proposta de reforma

Movimentos sociais e sindicais do Ceará prometem reagir à proposta de reforma da Previdência do funcionalismo público estadual, apresentada pelo Governo do Estado nesta semana. A ideia é mobilizar as instituições para participar da audiência pública na Assembleia Legislativa (AL-CE), marcada para a próxima segunda-feira, 16, às 14 horas. A expectativa é que a semana seja marcada por pressão de servidores a parlamentares para que haja mais tempo de discussão da matéria.

Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, será realizado ainda um ato às 8 horas do dia seguinte, em frente à AL-CE. A decisão da categoria foi tomada ontem após reunião no gabinete do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB).

"Nos reunimos para tentar organizar uma agenda de lutas. Nosso intuito é fazer com que o governador Camilo não repita a reforma da Previdência nacional. Um estado como o nosso não pode caminhar nessa direção" afirmou a presidente. Segundo Enedita, antes da mobilização, os sindicatos estão reunidos para também integrar uma ampla discussão durante a audiência pública de para segunda-feira.

Para o deputado Carlos Felipe, que reuniu os sindicatos e entidades pela segunda vez nesta semana, a mobilização visa realizar uma avaliação e intervenção na proposta de reforma. "A pauta é uma só, construir um projeto sustentável e justo socialmente. Compreendemos que existe um déficit no sistema e queremos fazer uma análise profunda para um projeto sustentável e que menos prejudica os servidores. O objetivo é que seja retirada a proposta da previdência", afirma o parlamentar.

Carlos Felipe criticou o prazo definido na Portaria nº 1.348 do Governo Federal na qual estados e municípios têm até 31 de julho de 2020 para se adequarem às novas regras previstas na reforma da Previdência. "Entendemos que é preciso reestruturar o sistema, mas não entendemos porque essa portaria é imediata" avalia.

Também na segunda-feira, antes da audiência pública, o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) fará uma apresentação do estudo técnico e avaliação política sobre a reforma na Previdência. O evento será às 9 horas, na sede da entidade em Fortaleza. O sindicato também articula uma mobilização na AL-CE na próxima quarta-feira, 18. O objetivo é apresentar uma posição final aos parlamentares sobre a reforma da Previdência do Ceará.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Mudanças

Dentre as mudanças, a proposta de reforma altera a idade mínima de 60 para 65 anos, no caso dos homens, e de 55 para 62, para as mulheres.

O que você achou desse conteúdo?