Logo O POVO+
PT atua para trazer Mirian Sobreira e anunciá-la como candidata em Iguatu
Politica

PT atua para trazer Mirian Sobreira e anunciá-la como candidata em Iguatu

Decisão deve ser divulgada até o fim da semana; ato de filiação ocorrerá no próximo dia 23
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Mírian Sobreira foi a primeira a anunciar que não concorreria  (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Mírian Sobreira foi a primeira a anunciar que não concorreria

A ex-deputada Mirian Sobreira, filiada ao PDT, deve anunciar a saída dela da sigla até o fim desta semana. A tendência é que ela migre para o PT e que seja candidata à Prefeitura de Iguatu pela nova legenda. Lideranças petistas confirmam um ato de filiação no próximo dia 23 de janeiro, que deve contar, na cidade localizada a 366 quilômetros de Fortaleza, com a presença de grande parte da cúpula estadual do partido.

O presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, afirma que esteve com Mirian recentemente e que ela participou de cursos preparatórios que o partido vem ministrando no Interior. Ele avalia que alguém com as características da ex-deputada "engrandece qualquer partido" e que a chegada dela gera uma grande repercussão não apenas em Iguatu, mas no Ceará.

"O trabalho da Mirian é exemplar, as causas que ela sempre defendeu na vida política e o trabalho que fez à frente da Secretaria de Política sobre Drogas são fatores muito positivos. É um grande ganho para a gente", comenta.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Conin explica que Mirian sempre teve uma boa relação com o PT e uma identificação com o presidente Lula e as causas defendidas por ele. Petistas trabalham com a perspectiva de auxiliá-la a construir uma candidatura. "Estamos conversando, mas se depender da gente, ela será candidata à Prefeitura de Iguatu".

A informação foi confirmada pelo deputado federal José Guimarães (PT), atuante no processo para levar Mirian para o partido.

Outro ato de filiação petista deve ocorrer no próximo dia 24, em Quixeramobim, para trazer o médico Pedro Henrique Coelho, membro de uma família tradicional local, que deve candidatar-se à prefeitura do município.

A movimentação nos meses que antecedem o pleito faz parte de um plano para dobrar o número de prefeituras da legenda no Estado. Segundo Conin, Hoje o PT conta com mais de 70 pré-candidatos à prefeituras no Ceará, das quais espera conquistar pelo menos 40.

"Estamos recebendo muitas manifestações de lideranças com qualidade. Pessoas que têm esse perfil da Miriam e do Pedro. Não tenho dúvidas de que com esse novos nomes que estão chegando, teremos uma boa performance no ano eleitoral", conclui, enfatizando que as eleições municipais deste ano são essenciais para um projeto nacional que visa fazer o partido voltar a governar o País em 2022.

Deputado estadual e filho de Mirian, Marcos Sobreira (PDT) diz que o clima entre os partidos não deve ser afetado pela troca. "Não temos problemas, é algo normal na política. Em Iguatu, como em outros municípios do Estado, a relação entre os partidos é boa. Somos aliados", conclui.

Procurada pela reportagem, Mirian Sobreira informou que até o fim desta semana deverá anunciar uma decisão a respeito da troca de partido.

DEPUTADA

Mirian Sobreira foi deputada estadual por dois mandatos. Atualmente, ela é secretária executiva de Políticas Sobre Drogas do Estado, cargo ligado à Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos

O que você achou desse conteúdo?