Logo O POVO+
PDT inclui mais dois debates entre pré-candidatos à prefeitura
Politica

PDT inclui mais dois debates entre pré-candidatos à prefeitura

Na nova programação de debates internos, transmitidos pelas redes sociais, cúpula pedetista prevê a participação também de pré-candidatos à Câmara Municipal e de representantes de partidos aliados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CINCO pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza participaram de live mediada pela vice-governadores Izolda Cela
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução CINCO pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza participaram de live mediada pela vice-governadores Izolda Cela

Em busca de definir um nome com o qual governistas estarão ao lado na disputa pela sucessão do prefeito Roberto Cláudio, o PDT estenderá a programação inicial e, agora, fará mais dois encontros virtuais entre Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, José Sarto, Salmito Filho e Samuel Dias.

A previsão inicial era de oito encontros, sempre às terças e quintas-feiras, para que os prefeituráveis pudessem se apresentar e discutir temas de interesse da Cidade. Como já aconteceram seis, o ciclo terminaria nesta semana. Com o acréscimo, o partido chegará a dez transmissões ao vivo, pelas redes sociais, entre os postulantes. A informação foi divulgada ao O POVO, na tarde de ontem, pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Antônio Henrique (PDT).

Procurado, Roberto Cláudio, que é também presidente da executiva do PDT em Fortaleza, confirmou ao O POVO a realização de mais quatro reuniões online e detalhou o calendário. Segundo informou, dois eventos estão programados para esta semana.

O penúltimo ocorrerá na quinta-feira do dia 20, com a presença dos pré-candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) pelo PDT, ele disse. Antônio Henrique será o mediador. O último, dia 27 deste mês, terá presença dos partidos aliados.

A última live acontece três dias antes do início das convenções partidárias, aquele momento em de que, de forma oficial, os nomes apresentados deixam de ser pré-candidatos e se tornam oficialmente postulantes. É a parte do calendário eleitoral que ocorre de 31 de agosto a 16 de setembro, de acordo com calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Indagado sobre quando o partido escolherá o representante, Roberto Cláudio sublinhou que o dia 16 de setembro será a data limite "para as decisões do PDT e da aliança."

O presidente do PDT no Ceará André Figueiredo afirmou que a candidatura será fruto de ampla discussão no decorrer das convenções. Ele estima o início de setembro como o tempo para a escolha. "Todos os cinco, como era de se esperar, são candidatos bem competitivos, competentes", ele elogiou.

Em consonância com RC, Figueiredo destaca que as agremiações da base do prefeito com pré-candidatos, a exemplo do PSB de Élcio Batista (ex-secretário da Casa Civil do Ceará) e o Cidadania de Alexandre Pereira (ex-secretário de Turismo de Fortaleza), serão levadas em consideração durante as tratativas.

O primeiro é braço-direito do governador Camilo Santana (PT), que é integrado ao grupo político de RC, Ciro e Cid Gomes. O senador, inclusive, já afirmou que a legenda socialista será a aliada preferencial nas disputas pelos municípios do Ceará. Nos bastidores, o partido é considerado como um dos favoritos para ocupar a vice da chapa pedetista.

Embora os líderes trabalhistas considerem essa possibilidade, pelo menos no discurso, é pouco provável que o PDT abra mão da cabeça da chapa na corrida ao Executivo. Das capitais governadas pelo partido, Fortaleza é a principal delas no aspecto político, já que dentro do Estado do principal ativo político da legenda, Ciro Gomes, e geográfico, por concentrar a quinta maior população do País.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Adail Júnior (PDT) era um dos maiores encorajadores da candidatura do ex-secretário de Governo, Samuel Dias, à Prefeitura. Com cinco nomes à disposição do PDT, ele agora equilibra o tom entre os correligionários. Avalia que todos têm história e já disseram a que vieram, seja no Executivo ou no Legislativo. "Têm vasto nome para a Cidade de Fortaleza. Nenhum pode dizer que está entrando na vida pública agora."

Ele se dirigiu aos adversários em tom ameno. Sobre o Capitão Wagner, apontado como principal adversário e eleito como alvo principal da cúpula pedetista, destaca que já foi vereador e conhece a Cidade. "Vai ter de dizer o que ele seu grupo fizeram para Fortaleza", afirmou. Já a respeito de Luizianne Lins, Júnior mencionou os oitos anos de gestão da ex-prefeita como forma de atribuir experiência à petista.

 

O que você achou desse conteúdo?