O início do período de convenções partidárias, ontem, começa também a agitar os cenários eleitorais em Caucaia e Maracanaú, dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza que possuem os maiores PIBs do Ceará depois da Capital. As legendas têm até o dia 16 de setembro para definir como irão para o pleito deste ano.
Em Maracanaú, terceiro maior colégio eleitoral do Estado com 160 mil pessoas aptas ao voto, o PSDB, do pré-candidato a prefeito Roberto Pessoa, tem convenção presencial marcada para a próxima terça-feira, 8. Na ocasião, o partido - que já possui como aliados o MDB, Pros, DEM, Republicanos, PSL, PMN, PTB e PCdoB - deve divulgar os 28 nomes dos candidatos ao cargo de vereador.
O grupo terá como concorrente o deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania), ex-líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Por meio de assessoria, ele adiantou que tem intensificado as articulações para construir uma coligação de oposição à atual gestão e que o Cidadania aguarda a definição da convenção em Fortaleza para que não haja choque nas datas.
O PT deve referendar a escolha apenas nos dois últimos dias da janela de convenções. Segundo Daniel Baima, pré-candidato do partido, o objetivo é ir à disputa com coligação de três partidos. "Queremos fazer isso de forma virtual e presencial. Já estamos com a Rede e o PSD municipal quer ficar conosco, embora uma solicitação a nível de Estado o queira com o Julinho (Júlio César Filho). Então, provavelmente, a gente fecha com três partidos para a disputa", diz Baima.
Listen to "Jogo Político" on Spreaker.
Em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado com 222 mil possíveis votantes, o pré-candidato a reeleição, Naumi Amorim (PSD), diz ter consigo nove partidos no arco de alianças.
A expectativa, segundo Naumi, é lançar candidatura dele e de outros 260 candidatos a vereador - somados todos os partidos aliados - na reta final da janela de convenções. "Estamos fazendo primeiro as dos partidos aliados. Há 90% de chances de fazermos uma convenção virtual entre os dias 10 e 14 de setembro", adianta.
O deputado estadual Vitor Valim (Pros), licenciado do cargo há quatro meses para se dedicar à candidatura à Prefeitura de Caucaia, afirma que ainda não há datas definidas para a convenção. Em nota, ele acrescenta que "existem algumas questões" a serem resolvidas, dentre elas se a convenção será virtual ou presencial. "Já temos mais de seis partidos em nossa coligação. Porém, até o dia da convenção mantemos o diálogo com todos que queiram ajudar a construir este projeto" diz.
Pretendendo lançar a vereadora Emília Pessoa na disputa pelo Executivo no município, o PSDB realizará nesta quinta-feira, 3, uma reunião para acertar os detalhes finais sobre a convenção. "Estamos finalizando os estudos das normativas apresentadas do TRE, então até quinta estarei com essa data fechada para já acontecer a convenção na próxima semana, não vou usar o prazo final", adiantou Emília.
A legenda tucana mantém aliança com o Podemos, partido do ex-vereador e agora pré-candidato a vice Sílvio Nascimento. O partido, contudo, ainda não informou quantos vereadores deve lançar para a disputa.
O POVO tentou entrar em contato com Elmano de Freitas, postulante do PT à Prefeitura de Caucaia, para saber detalhes dos planos dele e do partido quanto à convenção no município, mas não obteve retorno até o fechamento desta página.
Convenções partidárias
CAUCAIA
PSD - Entre os dias 10/9 e 14/9
PSDB - Indefinido
(reunião nesta quinta
para definir)
Pros - Indefinido
PT - Reportagem não obteve resposta
MARACANAÚ
PSDB - 8/9 (presencial)
PT - 15/9 ou 16/9
(presencial e remota)
Cidadania - Indefinido. Aguarda definição do partido em Fortaleza