Logo O POVO+
"Não serei vice", diz Heitor Férrer após ter sido sondado pelo PT na disputa pelo Paço Municipal
Politica

"Não serei vice", diz Heitor Férrer após ter sido sondado pelo PT na disputa pelo Paço Municipal

Deputado estadual nega que irá ocupar a vice na chapa do PT ou de outro partido. Pré-candidato é cortejado por outras legendas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
HEITOR Férrer também está a procura de siglas para compor chapa mais robusta (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO HEITOR Férrer também está a procura de siglas para compor chapa mais robusta

Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual Heitor Férrer (SD) negou que pode deixar a corrida eleitoral para ocupar a vice de outro partido.

"Não serei vice", respondeu o parlamentar, que tem enfrentado dificuldades para atrair outra legenda e assim fechar uma chapa na briga pela sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Heitor foi sondado ontem pelo PT para o posto de vice da deputada federal e pré-candidata Luizianne Lins. O potencial concorrente do Solidariedade disse, porém, que sequer avalia aceitar eventual convite para uma composição que o faça deixar a titularidade.

Questionado se estudava essa hipótese de aliança com o PT, foi enfático ao rejeitar a condição. E assegurou que segue na busca de entendimento com outras forças.

Uma delas é o MDB, que decide o seu futuro eleitoral até segunda-feira, 14, antevéspera do fim do prazo legal para a realização de convenções partidárias e escolhas de nomes.

Presidente da agremiação no Ceará, o ex-senador Eunício Oliveira informou apenas que as articulações continuam e que o MDB deve apresentar em breve um quadro consolidado.

Sobre Heitor, o emedebista repetiu que uma parceria com o SD poderia fortalecer uma candidatura de centro. Ao O POVO, o deputado estadual já havia admitido que conversa com duas siglas: MDB e PT.

Cortejado, Heitor tem estado no centro das investidas nessa reta final. Para aliados de Luizianne, o pré-candidato seria um "vice de luxo". Segundo pesquisas internas encomendadas pelo PT, afirmou uma fonte, o deputado partiria do patamar de quase 10% na preferência de eleitores, atrás somente de Capitão Wagner (Pros) e da própria petista - os dois nomes com maior grau de conhecimento entre os postulantes até agora.

Vereador, Ronivaldo Maia (PT) avalia que "um vice como Heitor é muito bem-vindo" porque ampliaria a base de Luizianne e garantiria robustez à chapa.

Essa costura, no entanto, dependeria de acertos nacionais, já que, para o Solidariedade, é importante haver cabeça de chapa para tentar emplacar vereadores.

"A gente espera ainda ter êxito (na articulação). Para nós, Heitor é o que agregaria mais. Vamos insistir. Para ter força, é muito melhor para ele ser vice numa chapa forte", projetou o petista.

Caso as tentativas de convencimento de Heitor não prosperem, o PT teria poucas alternativas além de retomar diálogo com o PCdoB, que firmou chapa própria, e amadurecer as conversas com o MDB de Eunício.

Uma eventual chapa MDB/PT uniria dois nomes que "querem ver os Ferreira Gomes pelas costas", como brincou um petista que acompanha a evolução do quadro. Entre Eunício e Luizianne, o denominador comum seria uma oposição ferrenha a Ciro e Cid Gomes.

A quatro dias do encerramento das convenções, o tabuleiro eleitoral de Fortaleza permanece com muitas indefinições e peças faltantes. Outra delas é a do PSDB/DEM, que demonstra inclinação a apoiar a chapa encabeçada pelo deputado estadual José Sarto (PDT), com Élcio Batista (PSB) na vice.

Procurado nessa sexta-feira, o ex-deputado estadual Carlos Matos reafirmou seu nome, contudo. Falou que não havia retirado candidatura e que, até agora, "o PSDB não tinha se pronunciado" oficialmente.

Extraoficialmente, no entanto, o partido vai tomando posição. Enquanto a bancada tucana aderiu à candidatura de Capitão Wagner, comparecendo em peso à convenção do candidato na última segunda-feira, 7, a cúpula adia a batida do martelo, mas pende ao governismo.

 

O que você achou desse conteúdo?