Logo O POVO+
PV confirma Célio na disputa: "Vamos ao segundo turno"
Politica

PV confirma Célio na disputa: "Vamos ao segundo turno"

Em chapa pura com o advogado Galba Viana, o deputado diz acreditar em espaço para a construção de uma "terceira via" em Fortaleza, longe da polarização entre ciristas e bolsonaristas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DEPUTADO federal Célio Studart lançou candidatura 
ontem tendo Francisco Galba como vice (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação DEPUTADO federal Célio Studart lançou candidatura ontem tendo Francisco Galba como vice

Na data limite para a homologação de candidaturas para a eleição deste ano, o PV confirmou ontem entrada do deputado Célio Studart na disputa em Fortaleza. Afirmando que busca ser uma alternativa à polarização no Estado, ele se classifica como um candidato "de centro" e diz acreditar que tem potencial para crescer e chegar ao segundo turno da eleição.

"Todas as últimas definições que vi mostram o quanto a sociedade fortalezense está aberta a uma terceira via. Já vimos em outras campanhas isso acontecer, mas nossas ideias têm um potencial muito grande de crescer e superar essa polarização. Até porque a sociedade tem também uma rejeição a ela. Acredito que a gente vai para o segundo turno", afirma.

Eleito pela primeira vez em 2016, quando foi o vereador mais votado de Fortaleza com 38.278 votos, Célio deixou o mandato na Capital dois anos depois, quando foi o 2º deputado federal mais votado no Estado, com 208,8 mil votos. Naquele ano, ficou atrás apenas de outro adversário na eleição deste ano, o colega Capitão Wagner (Pros), que teve 303,5 mil votos.

Para a vice da chapa, foi escolhido o advogado Francisco Galba Viana, também do PV. "Como o meu nome é associado a esta questão da juventude, creio que sou o pré-candidato mais jovem inclusive, a gente quis buscar essa questão da experiência. O Galba é um quadro importantíssimo, e a escolha foi feita livre de conchavos ou acordos entre partidos", diz.

Questionado se é um candidato de base ou oposição com relação ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) e ao presidente Jair Bolsonaro, Célio destaca independência. "Me considero alguém que consegue ponderar medidas de governo e ver o que é bom e o que é ruim", diz.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

"No caso do Governo Federal, temos sido muito mais contrários até porque na questão do Meio Ambiente o descalabro é grande, a política de gestão ambiental é terrível, o ministro é terrível. Mas aconteceram discussões importantes que chegaram a bons resultados, como no caso do auxílio emergencial", continua.

Sobre plano de governo, o deputado afirma que já possui etapas concluídas no processo de formulação do documento. Propostas devem focar gestão ambiental mais eficiente de Fortaleza, assim como desenvolvimento econômico e sustentável. "Temos um desafio da reconstrução econômica da cidade, principalmente na questão da empregabilidade".

Eleito inicialmente em 2016 prometendo ser o parlamentar "mais barato" da Capital e com uma plataforma fortemente centrada no combate à corrupção, Célio acabou se afastando da pauta. Desde então, tem centrado atuação na pauta ambiental. No ano passado, por exemplo, foi autor de pedido de impeachment do ministro Ricardo Sales (Meio Ambiente) e conseguiu rever na Justiça liberação de agrotóxicos realizada pelo governo Bolsonaro.

Convenção do PV Fortaleza que homologou Célio Studart como candidato
Foto: Divulgação
Convenção do PV Fortaleza que homologou Célio Studart como candidato

O deputado também ganhou destaque na causa animal, apresentando propostas como do SAMU veterinário em Fortaleza e relatando lei que prevê cadeia para maus tratos de animais. "Não vou ser juiz de quem está genuinamente defendendo a pauta ou só querendo usar ela, mas não vi um candidato que já não tenha tirado uma foto com cachorro", brinca.

Célio Studart também já tem adversário na disputa pela candidatura "de centro" na disputa deste ano. Com clima geral de polarização prevista entre José Sarto (PDT) e Luizianne Lins (PT) pela esquerda e de Capitão Wagner (Pros) pela direita, o deputado Heitor Férrer (Solidariedade) também tem discurso semelhante ao do candidato do PV em Fortaleza.

Em convenção que confirmou sua candidatura na última terça-feira, 15, Férrer também disse querer buscar campanha "longe dos extremos" e de olho na disputa pelo centro. Férrer tem apoio do MDB de Eunício Oliveira na disputa.

 

O que você achou desse conteúdo?