Logo O POVO+
Pesquisa Ibope: Wagner tem 28%, Luizianne 23% e Sarto 16%
Politica

Pesquisa Ibope: Wagner tem 28%, Luizianne 23% e Sarto 16%

Primeiro levantamento do Instituto Ibope também indicou taxa de rejeição dos candidatos e avaliação de RC, Camilo e Jair Bolsonaro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AS ELEIÇÕES 2020 em Fortaleza em todo o Ceará passam pela credibilidade jornalística do O POVO (Foto: O POVO)
Foto: O POVO AS ELEIÇÕES 2020 em Fortaleza em todo o Ceará passam pela credibilidade jornalística do O POVO

Primeira pesquisa do Instituto Ibope para a eleição em Fortaleza foi divulgada ontem e mostra Capitão Wagner (Pros) com 28% das intenções de voto. Ele é seguido pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT), com 23%, e por José Sarto (PDT), com 16%.

Neste domingo, O POVO irá publicar o 1º levantamento do Instituto Datafolha para a disputa. A divulgação encerra semana marcada pela veiculação das primeiras pesquisas eleitorais na Capital, aberta na segunda-feira, 12, com estudo do Instituto Paraná Pesquisas.

Como o levantamento divulgado ontem pelo Ibope tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Wagner e Luizianne estão tecnicamente empatados na primeira colocação. A ex-prefeita também está empatada, por outro lado, com o terceiro colocado da disputa, o deputado José Sarto (PDT).

Na sequência aparecem os candidatos Heitor Férrer (SD), com 6%, Célio Studart (PV), com 4%, Renato Roseno (Psol), com 3% e Heitor Freire (PSL), com 1%. Os candidatos Anízio Melo (PCdoB) e Samuel Braga (Patriota) foram citados por entrevistados, mas não chegaram a pontuar. Paula Colares (UP) e José Loureto (PCO) não foram citados.

Outros 7% de eleitores disseram não saber em quem votar, e outros 12% declararam voto nulo ou branco.

A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-05307/2020. O nível de confiança estimado é de 95%. O Ibope ouviu 602 eleitores entre a segunda-feira, 12, e ontem.

O Ibope também perguntou aos eleitores em quais dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum na eleição deste ano. Nesse quesito, quem lidera é Luizianne Lins, com taxa de rejeição de 36%.

A ex-prefeita é seguida por Capitão Wagner, com 33%, José Sarto, com 17%, Heitor Férrer, com 15%, Renato Roseno, com 13%, Heitor Freire, com 11%, Anízio Melo, com 10%, José Loureto, com 10%, Célio Studart, com 9%, Paula Colares, com 9% e Samuel Braga, com 9%. Outros 13% não opinaram e 2% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos.

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre como eles classificariam as gestões do prefeito Roberto Cláudio (PDT), do governador Camilo Santana (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre os três, o melhor avaliado é Camilo, com 19% de avaliação ótima, 37% de boa, 30% de regular, 4% de ruim e 8% de péssima.

Logo depois aparece a gestão do prefeito, com 12% de avaliação ótima, 37% de boa, 35% de regular, 4% de ruim e 10% de péssima. O mais mal avaliado acaba sendo o presidente da República, com 10% de ótimo, 16% de bom, 25% de regular, 8% de ruim e 39% de péssimo.

Eleitores de Fortaleza escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro o sucessor de Roberto Cláudio na Prefeitura da capital cearense.

A continuidade do grupo do prefeito e dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), representados na disputa por José Sarto, é desafiada hoje sobretudo pelo deputado Capitão Wagner, que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro na disputa. Luizianne Lins (PT) tenta voltar à gestão com apoio do ex-presidente Lula (PT).

Gestor mais bem avaliado na Capital, Camilo é alvo de disputa entre as candidaturas de Sarto e Luizianne. Como é filiado ao PT, partido que tem candidatura própria com a ex-prefeita, o governador é proibido pela lei eleitoral de declarar apoio explícito ao candidato do PDT.

Apesar disso, Camilo tem mantido apoio informal claro a José Sarto, participando de agendas de inauguração ao lado do prefeito Roberto Cláudio e fazendo diversos elogios ao pedetista nas redes sociais. Luizianne, por outro lado, tem ignorado a parceria entre eles e usado a imagem do governador em sua campanha de rua.

A pesquisa divulgada ontem foi a primeira do Ibope e o segundo levantamento divulgado para a disputa deste ano em Fortaleza. Na segunda-feira passada, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou estudo onde Capitão Wagner aparecia com 35% dos votos. Ele era seguido por Luizianne Lins, com 14,9% das intenções de voto, José Sarto, com 10,1%, e Heitor Férrer, com 7,3%.

Neste primeiro levantamento, Renato Roseno atingia 4,7% das intenções de voto, Célio Studart 4,5%, Heitor Freire 2,2%, Anízio 0,5%, Samuel Braga 0,5%, Paula Colares 0,4% e José Loureto 0,3%.

 

O que você achou desse conteúdo?