A seis dias para assumir a cadeira de prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) ainda faz mistério sobre a composição de seu secretariado, cujo anúncio deve ser feito apenas no início da próxima semana.
Segundo interlocutor do pedetista, a data escolhida para divulgar a equipe do Paço seria a terça-feira, 29. Nesse dia, o prefeito eleito informaria quem integra o time que vai ajudá-lo a administrar a capital cearense pelos próximos quatros anos.
Um dos nomes cotados para assumir pasta confidencia que a decisão só deve ser tomada, de fato, aos "45 minutos do segundo tempo", o que sinaliza que as costuras para o primeiro e o segundo escalões ainda estão em andamento na tentativa de acomodar aliados, entre vereadores e deputados.
Na próxima segunda ou terça, por exemplo, Sarto deve finalizar reuniões com bancadas de partidos, entre eles o PT, que avalia internamente se vai apoiar o novo gestor ou fazer-lhe oposição.
O eventual embarque do PT no governo pode alterar a configuração do secretariado, com a legenda ocupando espaços. Dentro da sigla, porém, há forte resistência a essa tese, defendida pelo governador Camilo Santana (PT), cuja posição pode sair derrotada.
Questionado pelo O POVO se já existe decisão sobre o futuro secretariado, Samuel Dias disse que não. Secretário de Governo de Roberto Cláudio (PDT) e membro do grupo de transição, Dias é escalado para comandar uma pasta de força no governo que começa a partir de 1º de janeiro de 2021.
Outro nome que tem que peso, mas cuja participação ainda é incerta, é o vice-prefeito eleito Élcio Batista (PSB). À reportagem, o pessebista admitiu que as tratativas seguem até o limite do prazo.
Uma das cotadas para compor a gestão, a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) foi procurada pelo O POVO, mas não respondeu às mensagens.
Nos bastidores, porém, há outros parlamentares frequentando listas de secretariáveis, como o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Queiroz Filho (PDT), que chefiou o gabinete de RC.
Entre membros da base, contudo, a aposta é de que a atual ocupante do cargo, Dalila Saldanha de Freitas, permaneça à frente da Educação no município, assim como Joana Maciel na Saúde.