Logo O POVO+
Sarto reúne políticos na busca por fechar secretariado
Politica

Sarto reúne políticos na busca por fechar secretariado

Vagas ainda abertas devem ser divulgadas nesta semana. Prefeito esteve ontem com Domingos Filho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LÍDERES do PSD, Domingos Filho e Domingos Neto estiveram com Sarto ontem (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução LÍDERES do PSD, Domingos Filho e Domingos Neto estiveram com Sarto ontem

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), manteve ontem agenda de reuniões com políticos da base aliada de olho em fechar as vagas remanescentes na equipe de governo. A previsão é que os titulares dos órgãos que ainda estão indefinidas - incluindo autarquias, pastas que deverão ser criadas e as doze novas regionais - sejam divulgados ainda nesta semana.

Na tarde de ontem, o prefeito se reuniu no Paço Municipal com o líder maior do PSD do Ceará, o ex-deputado Domingos Filho. Até agora sem qualquer nome no 1º escalão de Sarto, o partido irá indicar algum dos nomes que ainda não foram definidos para a equipe.

Uma indicação dada como certa é de Mosiah Torgan, filho do ex-vice prefeito Moroni Torgan (DEM). Sarto também teve encontro ontem com nomes da Rede na Capital como a ex-vereadora Toinha Rocha e a vereadora eleita Estrela Barros.

Nos últimos dias, o prefeito tem misturado agendas administrativas - como visitas a escolas municipais e possíveis pontos de vacinação - com reuniões políticas de olho em fechar equipe e ampliar a base do governo no Legislativo. A partir de hoje, Sarto deverá se reunir com alguns vereadores aliados e independentes para tratar do assunto.

Os eventos dão prosseguimento à mesma estratégia de articulação, centrada na figura do próprio Sarto, que vem sendo adotada desde o fim da eleição. Pela tarde, o pedetista conversou com Camilo Santana (PT) para, além de questões pontuais da chegada da vacina da Covid-19 no Ceará, tratar da relação com partidos aliados no Estado e Prefeitura.

Dentro da base, segue a expectativa em torno dos nomes que serão anunciados, principalmente relativos às 12 novas regionais de Fortaleza. Pastas responsáveis pelo andamento direto de obras nos bairros e comunidades, as "subprefeituras" são objeto de cobiça entre siglas e são moeda valiosa na acomodação de aliados.

O POVO apurou, no entanto, que os partidos ainda veem com "desconfiança" decreto de Sarto que - seguindo lei aprovada na Câmara em 2019 - coloca os 12 secretários regionais em situação de subordinação ao secretário de Coordenação Regional (Seger), João Pupo. Pela norma, somente Pupo poderia ordenar despesas e indicar servidores comissionados para as pastas. Na prática, a medida diminui influência política na gestão.

Na agenda, o prefeito continuará hoje visitando unidades de saúde que vem fazendo desde a segunda-feira, ainda por volta das 7 horas. Já à tarde, a Prefeitura deve anunciar em coletiva de imprensa as primeiras medidas do grupo que tenta antecipar trabalhos para diminuir impactos da quadra chuvosa deste ano na Capital.

Na tarde de ontem, ocorreu ainda a primeira reunião do Comitê Municipal de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerfor), que coordena obras e projetos da Prefeitura. No encontro, o secretário do Governo, Renato Lima, determinou que o grupo provoque secretários, coordenadores e presidentes de autarquias ligadas ao Paço para que eles ofereçam soluções e propostas de olho em cortar gastos da gestão. O interesse por contenção de despesas durante o primeiro ano de governo foi anunciado por Sarto ainda na posse.

 

O que você achou desse conteúdo?