Logo O POVO+
Regionais de Sarto misturam perfis técnicos e políticos
Politica

Regionais de Sarto misturam perfis técnicos e políticos

| DEFINIÇÃO | Técnicos, dois vereadores e quatro suplentes foram indicados para Regionais da nova gestão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO José Sarto definiu ontem os 12 indicados para as Regionais (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO PREFEITO José Sarto definiu ontem os 12 indicados para as Regionais

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), divulgou ontem os doze secretários que irão coordenar as doze Regionais da Capital. Entre os indicados, estão perfis técnicos e políticos, dois vereadores, Raimundo Filho (PDT) e Michel Lins (Cidadania), e quatro suplentes de partidos aliados.

Entre esses últimos, Mosiah Torgan (PDT), filho do ex-vice prefeito Moroni Torgan (DEM). Com as indicações, assumirão vagas na Câmara Municipal os suplentes Iraguassú Filho (PDT) e Pedro França (Cidadania).

Sobre o assunto:

Raimundo Filho comandará a Regional 11 – com bairros como Conjunto Ceará, Pici e outros – e Lins a Regional 3 – de bairros como Antônio Bezerra, Parquelândia e outros. Completa a "cota política" a indicação do arquiteto Leonardo Freire (PRTB), irmão do deputado Heitor Freire (PSL), na Regional 10.

Os titulares das regionais foram confirmados na noite de ontem, encerrando especulações que duravam desde o resultado das eleições. Como as Regionais deixaram de ser autônomas na nova configuração territorial de Fortaleza, os indicados ocuparão cargos subordinados à Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), mas possuirão status de secretários.

Entre técnicos, estão a indicação de Rennys Frota para a Regional 2. Embora tenha sido indicado pelo líder do PSD no Ceará, Domingos Filho, ele possui extenso currículo em órgãos públicos, já tendo dirigido a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) no governo Cid Gomes (PDT), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Fundo Nacional de Investimento em Empresas Inovadoras (Finep) do governo Michel Temer (MDB).

Outros da cota técnica são Darlene Braga, doutora em Direito Constitucional, indicada pelo PP do Ceará para a Regional 9 – de bairros como Cajazeiras, Conjunto Palmeiras e outros –, e Júlio Santos, servidor de carreira da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e ex-diretor do órgão. Ele comandará a Regional 12 – Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema.

Entre suplentes, assumirão pastas Adams Gomes (DEM), filho do deputado Tin Gomes (PDT), Benigno Júnior (PP), ex-secretário na gestão Luizianne Lins (PT) e ex-vereador que não conseguiu se reeleger, e Moacir Santos (PSD), ex-secretário municipal de Saúde na gestão Naumi Amorim (PSD) em Caucaia, além de Mosiah Torgan.

Completa a relação a escolha de Antônio Nei de Sousa, indicado para a Regional 1 (Barra do Ceará, Pirambu, Floresta e outros) pelo líder do DEM cearense Chiquinho Feitosa, e de Túlio Studart, coronel da PM-CE e nome próximo do grupo Ferreira Gomes, para a Regional 6 (Aerolândia, Messejana, Cidade dos Funcionários e outros).

Nas cotas partidárias, partido que deteve o maior número de indicações para regionais foi o DEM, que apontou três nomes, seguido pelo PSD e o PP, que emplacaram dois secretários cada. Cota do PDT e do Cidadania possuem uma indicação cada, com indicações de Túlio Studart e Júlio Santos não tendo partido de nenhum partido específico.

Os 12 secretários

- Regional 1 (Barra do Ceará, Pirambu, Floresta e outros): Antônio Nei de Sousa - Advogado, atual secretário executivo da Pesca do governo Camilo Santana (PT), ligado ao presidente do DEM Ceará, Chiquinho Feitosa

- Regional 2 (Aldeota, Papicu, Mucuripe e outros): Rennys Frota - Ex-secretário de Recursos Hídricos na gestão Cid Gomes e ex-presidente da Etufor e do Finep, tem perfil técnico, mas foi indicado pelo líder do PSD Ceará, Domingos Filho

- Regional 3 (Antônio Bezerra, Parquelândia, Presidente Kennedy e outros): Michel Lins - Vereador eleito pelo Cidadania

- Regional 4 (Benfica, Fátima, Montese e outros): Adams Gomes: Suplente de vereador pelo DEM, filho do deputado estadual Tin Gomes (PDT)

- Regional 5 (Granja Portugal, Bom Jardim, Siqueira e outros): Moacir Soares - suplente de vereador pelo PSD, mestre em saúde pública e ex-secretário de Saúde de Caucaia na gestão Naumi Amorim, indicação do líder do PSD no Ceará, Domingos Filho

- Regional 6 (Aerolândia, Messejana, Cidade dos Funcionários e outros): Túlio Studart - coronel da PM do Ceará, próximo dos Ferreira Gomes, já comandou o Ronda do Quarteirão na gestão Cid Gomes

- Regional 7 (Praia do Futuro, Cidade 2000, Guararapes e outros): Benigno Júnior - ex-vereador, concorreu à reeleição pelo PP, mas acabou na suplência

- Regional 8 (Serrinha, Dias Macêdo, José Walter e outros): Mosiah Torgan - suplente de vereador pelo PDT, filho do ex-vice prefeito Moroni Torgan (DEM)

- Regional 9 (Cajazeiras, Conjunto Palmeiras, Jangurussu e outros): Darlene Braga - doutora em Direito Constitucional, indicação do PP do Ceará

- Regional 10 (Parque São José, Aracapé, Mondubim e outros): Leonardo Freire - ligado ao PRTB, irmão do deputado Heitor Freire (PSL)

- Regional 11 (Pici, Henrique Jorge, Conjunto Ceará e outros): Raimundo Filho - vereador eleito pelo PDT

- Regional 12 (Centro, Moura Brasil e Praia de Iracema): Júlio Santos - servidor público de carreira da Agência de Fiscalização, já comandou o órgão. Indicação técnica

 

O que você achou desse conteúdo?