Logo O POVO+
Governo do Ceará: para onde podem ir os votos de quem ficar fora do 2º turno
Politica

Governo do Ceará: para onde podem ir os votos de quem ficar fora do 2º turno

Se Roberto Cláudio for ao segundo turno contra Capitão Wagner, ele recebe mais votos de Elmano do que o petista receberia do pedetista no caso de ser ele a enfrentar o candidato do União Brasil. Se Elmano e RC se enfrentam, os votos de Wagner vão prioritariamente para o pedetista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eleições 2022 - CW x Elmano (Foto: Aurélio Alves e Fco Fontenele)
Foto: Aurélio Alves e Fco Fontenele Eleições 2022 - CW x Elmano

 

 

Em um cenário de enfrentamento entre Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano Freitas (PT) no segundo turno da disputa ao Governo do Ceará, 50% dos votos de Roberto Cláudio (PDT) tendem a migrar para o petista, aponta quarta rodada da pesquisa Ipespe, encomendada por O POVO. Já para 32% dos que optam pelo pedetista no primeiro turno, a opção seria o candidato do União Brasil. Segundo a pesquisa Ipespe, o cenário de segundo turno entre Wagner e Elmano seria o mais provável no Ceará se a eleição fosse hoje.

Made with Flourish

As candidaturas de Elmano e RC são resultado do rompimento da aliança que governava o Ceará desde 2007 até julho deste ano, entre PT e o PDT. Os dois, em diferentes intensidades, se contrapõem a Wagner e apregoam que uma vitória dele seria um triunfo do bolsonarismo, que ambos tratam como adversário.

No entanto, pedetistas e petistas entraram em rota de colisão na disputa pela segunda posição da corrida ao Palácio da Abolição. No decorrer da campanha, surgiram denúncias do PDT de que a máquina do Governo do Ceará está sendo utilizada para pressionar prefeitos a apoiarem a candidatura Elmano em troca da liberação de verbas originárias de convênios entre administração estadual e municipais para concretização de obras. Os que não apoiaram, conforme a denúncia do PDT, não estariam sendo contemplados.

Mesmo com o acirramento, no cenário em que o segundo turno seja entre Capitão Wagner e Roberto Cláudio, 60% dos que pretendem votar no petista no primeiro turno afirmam que apoiariam o pedetista na nova fase da disputa. O índice é maior que o de eleitores de RC que admitiriam votar em Elmano contra Wagner.

Eleições 2022 - CW x RC(Foto: Aurélio Alves e Fco Fontenele)
Foto: Aurélio Alves e Fco Fontenele Eleições 2022 - CW x RC

O percentual de simpatizantes de Elmano que sinalizam aderir a Wagner a Roberto Cláudio é de 12%. Menor que os 32% de eleitores de RC que votariam no Capitão contra o petista.

Se, na possibilidade ora mais remota segundo o Ipespe, Wagner fica fora da parte decisiva da disputa, Roberto Cláudio receberia 43% dos votos do candidato do União Brasil, enquanto 13% prefeririam o petista. Entre a militância histórica contra o grupo dos Ferreira Gomes, do qual RC faz parte, e o antipetismo, prevalece o segundo componente para esses eleitores.

A pesquisa Ipespe contratada pelo O POVO foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado via telefone, pelo sistema Cati Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.

O que você achou desse conteúdo?