Logo O POVO+
O que esperar de Teich, novo ministro da Saúde
Reportagem

O que esperar de Teich, novo ministro da Saúde

Médico oncologista Nelson Teich chega prometendo discurso alinhado ao de Bolsonaro, mas defendendo medidas de isolamento horizontal
Edição Impressa
Tipo Notícia
Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, prestou depoimento na CPI da Pandemia (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, prestou depoimento na CPI da Pandemia

Escolhido para assumir o Ministério da Saúde, o oncologista Nelson Teich afirmou ontem que não pretende fazer qualquer mudança brusca na política de enfrentamento ao novo coronavírus, garantindo estar alinhado com o presidente Jair Bolsonaro.

"Saúde e economia: essas coisas não competem entre si", disse Teich, ao lado de Bolsonaro, em pronunciamento no Palácio do Planalto. "Quando você polariza uma coisa dessas, começa a tratar como se fosse 'pessoas versus dinheiro', 'o bem versus o mal', 'emprego versus pessoas doentes'. E não é nada disso", emendou ele, na tentativa de se dissociar do embate entre o presidente e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Na prática, a saída de Mandetta do comando da Saúde, em um momento de pico da pandemia, representa não apenas a mudança de diretriz sobre a condução da crise provocada pela Covid-19 como uma inflexão no governo. Em conversas reservadas, Bolsonaro chegou a dizer que a troca também abre caminho para outras substituições na equipe de 22 ministros.

Teich, por sua vez, defendeu um amplo "programa de testes" no País, assim como pesquisas com medicamentos e vacinas. Disse que a meta é ampliar a quantidade de informações sobre a disseminação do novo coronavírus e "conhecer" a doença. "Tudo aqui vai ser tratado absolutamente de uma forma técnica e científica", avisou.

O novo ministro não é político, mas tem amigos nas fileiras do bolsonarismo. Em 2018, ele foi consultor da área de saúde na campanha de Bolsonaro. À época, chegou a ser cotado para o ministério, mas perdeu a vaga para Mandetta, que é do DEM e havia sido colega de Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Em artigo publicado no dia 3 de abril em sua página no Linkedin, Teich também criticou a discussão polarizada entre saúde e economia. "Esse tipo de problema é desastroso porque trata estratégias complementares e sinérgicas como se fossem antagônicas. A situação foi conduzida de uma forma inadequada, como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro, entre pacientes e empresas, entre o bem e o mal", argumentou ele no texto.

Embora tenha sido escolhido por causa da insatisfação de Bolsonaro com Mandetta, o novo ministro afirmou que não julgará a atuação nem as medidas adotadas pelo antecessor. Em entrevista à Record TV, na noite de ontem, disse que agradecerá tudo o que puder aproveitar em sua gestão.

"Não vou comentar sobre o ministro Mandetta. Respeito o ministro Mandetta. É muito difícil julgar uma pessoa depois que aquilo já passou", afirmou. "Uma coisa tem que ficar muito clara: eu não vou julgar o que foi feito antes de eu entrar. Vou julgar o que tenho que fazer daqui para frente. Sou daqui para frente. Vou respeitar o para trás e vou agradecer tudo o que a gente puder aproveitar para o que a gente for fazer daqui pra frente".

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

A escolha de Teich foi considerada no governo como uma vitória do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e do empresário bolsonarista Meyer Nigri, dono da Tecnisa. Os dois foram os principais apoiadores de seu nome para o cargo.

Para o novo ministro, a carência de informações sólidas sobre o coronavírus dificulta o enfrentamento da doença. Teich adotou tom cauteloso ao falar da quarentena adotada por governadores com João Doria (São Paulo) e Wilson Witzel (Rio), com fechamento do comércio e das escolas.

"Sobre distanciamento e isolamento não haverá qualquer definição brusca ou radical do que vai acontecer. O fundamental é que tudo seja cada vez mais baseado em informação sólida. Quanto menos informação você tem, mais aquilo é discutido na emoção. Isso é ineficiente", disse. "O que estamos fazendo aqui é trabalhar para que sociedade retome de forma cada vez mais rápida uma vida normal." (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?