Logo O POVO+
31% admitem mudar voto para prefeito
Reportagem

31% admitem mudar voto para prefeito

| Executivo | A dois dias da eleição, três a cada dez eleitores ainda não sabem em quem votar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CAPA - ELEIÇÕES 2020
 (Foto: OP+)
Foto: OP+ CAPA - ELEIÇÕES 2020

Com apenas dois dias até o primeiro turno da eleição municipal, quase sete a cada dez eleitores de Fortaleza já definiram em quem irão votar na disputa pela Prefeitura da Capital. O dado é da última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha.

Ao todo, 69% dos entrevistados disseram ter voto "totalmente decidido". Na rodada anterior da pesquisa, de 5 de novembro, o percentual era três pontos menor, de 66%. Já o percentual de eleitores que admitem mudar o voto oscilou dois pontos negativamente, indo de 33% para 31%.

O percentual de definição do voto é maior entre os três candidatos mais à frente nas pesquisas de intenção de voto. Líderes nas intenções de voto, Capitão Wagner (Pros), José Sarto (PDT) e Luizianne Lins (PT) também são os que possuem maior percentual de segurança de votos.

O maior crescimento na definição de voto foi entre eleitores do candidato do Pros, Capitão Wagner. Entre 5 de novembro e 11 de novembro, o percentual de eleitores que prometem votar nele e que se disseram decididos na escolha cresceu sete pontos, indo de 67% para 74%. Já eleitores de Wagner que admitem mudar de voto reduziram de 32% para 26%.

Também com alto índice de definição, José Sarto teve oscilação positiva de dois pontos no índice, com índice de eleitores do pedetista que dizem ter "fechado" o voto passado de 70% para 72%. Percentual dos que admitem mudar de voto, por sua vez, oscilou negativamente em dois pontos percentuais, indo de 30% para 28%.

Logo depois aparecem eleitores de Luizianne, que teve ligeira queda no índice de decisão de voto. Ao todo, eleitores da petista que diziam ter consolidado o voto caíram quatro pontos entre os levantamentos, indo de 74% para 70%. Índice dos que admitem mudar o voto, por outro lado, cresceu quatro pontos, indo de 25% para 29%.

Candidatos que aparecem depois nas pesquisas têm menor percentual de definição de voto. 56% dos eleitores de Renato Roseno (Psol), por exemplo, admitem mudar de voto no 1º turno. Logo após no índice aparece Heitor Férrer (Solidariedade), com 49% dos eleitores admitindo também migrar para outro candidato.

Célio Studart (PV) também tem o mesmo problema, com 44% de seus eleitores admitindo mudar de voto na disputa. Eleitores que prometem voto branco ou nulo são os mais decididos, com 79% dizendo que não mudarão de opinião e apenas 21% abrindo margem para voto em algum candidato.

Entre os 31% que no geral admitiram mudar de voto, o Datafolha perguntou qual candidato teria mais chance de obter esse voto. Nessa situação, Sarto é o mais citado, com 23% das adesões de "segunda opção". Logo atrás aparecem Luizianne, com 19%, e Wagner, com 16%.

Entre os eleitores de Wagner, 41% votariam em Sarto como segunda opção e 14% em Luizianne. Entre eleitores de Sarto, 36% teriam Luizianne como segunda opção e 25% em Wagner. 

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS DA PESQUISA

Decisao do voto

 

O que você achou desse conteúdo?