Logo O POVO+
2º turno em Fortaleza: Wagner empata com Sarto no limite da margem de erro
Reportagem Seriada

2º turno em Fortaleza: Wagner empata com Sarto no limite da margem de erro

Pesquisa O POVO/Datafolha em Fortaleza indica empate técnico em dois cenários: entre Capitão Wagner e José Sarto e entre Wagner e Luizianne Lins. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos
Episódio 10

2º turno em Fortaleza: Wagner empata com Sarto no limite da margem de erro

Pesquisa O POVO/Datafolha em Fortaleza indica empate técnico em dois cenários: entre Capitão Wagner e José Sarto e entre Wagner e Luizianne Lins. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos
Episódio 10
Tipo Notícia Por

Nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha divulgada ontem mostra que o candidato Capitão Wagner (Pros) reduziu a diferença para José Sarto (PDT) na simulação de segundo turno. Agora, o pedetista aparece com 47% das intenções de voto ante 41% de Wagner na briga pelo comando da Prefeitura de Fortaleza.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o quadro se configura como empate técnico no limite da margem. Nesse cenário, votos em branco, nulos ou nenhum chegam a 10%.

 

Na semana passada, a distância entre Sarto e Wagner no segundo turno era de oito pontos para o pedetista (48% a 40% em pesquisa realizada nos dias 4 e 5 deste mês). O resultado apontava uma vitória de Sarto fora da margem de erro.

No primeiro levantamento feito pelo Datafolha em Fortaleza e veiculado nos dias 25 e 26 de outubro, Wagner tinha 44% e Sarto, 43%.

>> GUÁLTER GEORGE: A rejeição começa a decidir o voto do segundo turno

>> ÉRICO FIRMO: Campanha se estabiliza e isso é boa notícia para Wagner e má para Sarto

O concorrente do PDT tem seu melhor desempenho contra a candidata do PT, Luizianne Lins. De acordo com a pesquisa, Sarto venceria a petista por 53% a 28%. Brancos, nulos ou nenhum totalizam 17%. Não sabem representam 2%.

 

Já Luizianne alcança sua performance mais alta quando enfrenta Capitão Wagner no segundo turno: 46% a 41% para ele, cenário que também resulta em empate técnico. Em branco/nulo/nenhum são 12% e não sabem, 1%.

Na rodada anterior do levantamento, o placar era de 47% a 40% para Wagner - uma distância de sete pontos percentuais, que agora caiu para cinco.

>> PLÍNIO BORTOLOTTI: Pesquisa O POVO/Datafolha mostra segundo turno entre Wagner e Sarto

>> HENRIQUE ARAÚJO: Wagner parou de cair e Sarto, de crescer

>> CARLOS MAZZA: Pesquisa é mais má notícia para Luizianne do que boas novas para Wagner e Sarto

 

A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada nos dias 9 e 10 de novembro de 2020. O levantamento ouviu 1.036 eleitores. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Além dos dados do segundo turno, a pesquisa apresentou números de intenção de voto no primeiro turno da disputa em Fortaleza. Segundo o instituto, Wagner lidera a corrida eleitoral com 30%, tendo oscilado um ponto positivamente.

Logo atrás vem Sarto, com 27% alcançado depois de oscilação positiva em relação à sondagem passada. Pelo quadro, a tendência é de que os dois candidatos disputem o segundo turno em Fortaleza.

Pela primeira vez desde o início da série do Datafolha, Wagner oscilou positivamente e interrompeu queda, enquanto Sarto estancou o crescimento acima da margem de erro, como vinha acontecendo.

Ex-prefeita da capital cearense, Luizianne Lins detém 15% das intenções de voto no primeiro turno - na rodada anterior, o índice era de 18%.

Heitor Férrer (SD) tem 6%, Célio Studart (PV) chega a 4%, Renato Roseno (Psol) soma 3% e Heitor Freire (PSL), 2%. Paula Colares (UP), José Loureto (PCO), Anízio Melo (PCdoB) e Samuel Braga (Patriota) não pontuaram.

O Datafolha aferiu ainda a rejeição de todos os postulantes. Luizianne permanece com o percentual mais alto: 43%, à frente de Wagner, com 40% (antes eram 38%) e Sarto, com 20 (antes eram 22%).

 

O que você achou desse conteúdo?