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Como a inflação está impactando os mais ricos?
Reportagem

Como a inflação está impactando os mais ricos?

Custo de itens de luxo também aumentou, mas impacto sobre a renda dos mais abastados nos últimos dois anos de pandemia foi metade do que para os mais pobres. Nos segmentos do mercado de luxo a demanda aumentou, bem como a exigência e extravagância
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Opções de casas para segunda moradia se tornaram tendências também para investimento. (Foto: Divulgação / Brasterra)
Foto: Divulgação / Brasterra Opções de casas para segunda moradia se tornaram tendências também para investimento.

Atualizado às 9h11min de 4/2/2022 para incluir a renda dos mais ricos segundo o Ipea

Em meio à crise causada pela pandemia, a inflação sobre o preço dos produtos passou a ser um problema de primeira ordem no Brasil na medida em que a carestia passou a corroer a renda, principalmente dos mais pobres. Mas, para uma parcela da sociedade, apesar de também ter havido perda de renda no período, essa corrosão impactou menos. Ao contrário da maioria do País, a demanda por produtos e serviços aumentou.

Portanto, nos segmentos do mercado de alto luxo, a procura nunca esteve tão em alta, bem como a exigência por serviços e produtos da mais alta qualidade, além da extravagância.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no acumulado de 2021, houve forte aceleração inflacionária em todas as faixas. Mas, dividindo conforme a renda, a inflação acumulada para os mais ricos em 2021 (valor domiciliar acima de R$ 17.764,49) ficou em 9,54%, bem superior aos 2,74% apurados em 2020, segundo o Indicador de Inflação por Faixa de Renda.

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Ainda assim, mercados como o imobiliário e automobilístico apresentaram importantes crescimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em 2021, houve uma expansão de 31% nas vendas de imóveis de alto padrão, avaliados acima de R$ 1,5 milhão.

Em reportagem publicada no último dia 12 de dezembro de 2021, O POVO mostrou a última tendência do mercado imobiliário de luxo no Ceará: os prédios de grandes alturas, próximas dos 200 metros e com custos superiores a R$ 8 milhões por apartamento. Outro segmento com grande demanda desde o início da pandemia é o imobiliário voltado à segunda moradia.

Opções de casas para segunda moradia se tornaram tendências também para investimento.
Opções de casas para segunda moradia se tornaram tendências também para investimento. (Foto: Divulgação / Brasterra)

Luís Nunes é sócio-diretor da Brasterra, construtora especializada neste mercado e com lançamentos recentes de chalés e apartamentos na serra de Guaramiranga e casas de praia em Flexeiras. Ele diz que entre os diferenciais que deixaram de ser tendências para se tornarem quesito mínimo neste mercado está a conexão de internet com alta velocidade.

"Os nossos empreendimentos têm como característica a qualidade similar aos imóveis de luxo em Fortaleza, com sinal perfeito de internet. Acabamentos e conexão de qualidade. Por isso o comprador fica despreocupado em passar mais dias nessa casa, que deixou de ser de fim de semana", destaca Luís. "Hoje o público passou a vir com maior frequência, curte o jardim, curte a família, e com a internet de qualidade não se preocupa com o trabalho, pode usar o home office."

Para possuir tamanha comodidade, o preço ficou mais alto. Porém, a demanda não diminuiu, explica. No último ano, as vendas tiveram incremento de 50% e a valorização dos imóveis cresceu junto. O preço de saída de um imóvel de segunda moradia na serra parte dos R$ 650 mil. Os mais luxuosos passam dos R$ 2 milhões.

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Mercado veículos premium em expansão


Outro setor em expansão no Ceará é o de veículos de luxo. Em 2022, os dois IPVAs mais caros são relativos a motoristas de possuem veículos da marca Porsche, chegando a R$ 63.905,17 somente para o tributo. E de olho no aquecimento do mercado em Fortaleza, a marca alemã inaugurou concessionária no meio de 2021 e aposta que o encantamento com os carros já conquistou o consumidor local.

Crescimento do mercado de luxo mesmo com a alta inflação. Loja da Porsche Iguatemi.
Crescimento do mercado de luxo mesmo com a alta inflação. Loja da Porsche Iguatemi. (Foto: Thais Mesquita)

O gerente geral da concessionária Porsche em Fortaleza, Pedro Lima, destaca que o estudo de demanda do mercado mostrava um boom da marca no Brasil e que somente não havia mais veículos nas ruas por falta de carros na oferta. Em 2020, o Euromonitor já mostrava que a venda de carros de auto padrão no Brasil seguiu o caminho contrário do mundo, que recuou 10,8%, enquanto no País as vendas avançaram 2%.

Em Fortaleza, a Porsche chegou com um padrão diferenciado de concessionária, o "Porsche Destination", exclusivo para três pontos de venda da marca no mundo: na Alemanha, outro nos Estados Unidos e agora em Fortaleza. "Como resolvemos usar essa nova estrutura, há um encantamento. Na Porsche, a satisfação mínima do cliente é ser nota 10. O que se busca é um nível extra, de superar a expectativa do cliente", afirma.

Desde que a concessionária foi inaugurada, em julho de 2021, são mais de 300 carros vendidos em Fortaleza. Do total, 110 já foram entregues e o resto segue numa fila da cota de produção dos veículos, fabricados exclusivamente em Stuttgart.

O perfil de consumo no Ceará é de jovens, entre 30 a 45 anos, "que para esse mercado é jovem". As opções de modelos partem do Porsche Macan, com versão de entrada de R$ 415 mil - fora as personalizações de cores, som e itens tecnológicos. E segue até o Porsche 911 Turbo S Cabriolet, que passa de R$ 1,559 milhão. O de IPVA mais caro na Capital cearense está precificado em R$ 1,825 milhão.

"Fazemos parte desse mercado de luxo, são veículos esportivos, mas a pandemia foi muito positiva, pois as pessoas passaram a realizar mais desejos pessoais nesse período, o sonho", finaliza o gerente geral.

OS AFORTUNADOS

Os mais ricos do mundo
Jeff Bezos, dono da Amazon, tem fortuna de US$ 177 bilhões
Elon Musk, da Tesla e SpaceX, tem fortuna de US$ 151 bilhões
Bernard Arnault e família, da LVMH (indústria da moda), com fortuna de US$ 150 bilhões
Bill Gates, da Microsoft, tem fortuna de US$ 124 bilhões
Mark Zuckerberg, do Facebook (Meta), fortuna de US$ 97 bilhões.

Os brasileiros mais ricos
Eduardo Luiz Saverin, sócio do Facebook, tem fortuna de R$ 97,5 bilhões;
Jorge Paulo Lemann, do Banco Garantia e Brahma, tem fortuna de R$ 96,5 bilhões;
Marcel Herrmann Telles, do Banco Garantia e Brahma, tem fortuna de R$ 64,5 bilhões;
Carlos Alberto da Veiga Sicupira e família, do Banco Garantia e Brahma, tem fortuna de R$ 49,5 bilhões;
Rubens Ometto Silveira Mello, da Cosan, tem patrimônio de R$ 46 bilhões;

Os cearenses mais ricos
Cândido Pinheiro, do Hapvida, tem patrimônio de R$ 21 bilhões (+18,78% em 2021 ante 2020);
Jorge Pinheiro e Cândido Pinheiro Jr., do Hapvida, tem fortunas de R$ 10,6 bilhões (+23,83%);
Mário Araripe e família, da Casa dos Ventos (setor de energia), tem patrimônio de R$ 8,1 bilhões (+10,96%);
Consuelo Dias Branco, do Grupo Dias Branco, tem fortuna de R$ 6 bilhões (-2,44%)
José Roberto Nogueira, da Brisanet, tem fortuna de R$ 6 bilhões (novo na lista após abertura de capital da empresa na B3)
Oto de Sá Cavalcante e família, da Arco Educação, tem patrimônio de R$ 4,7 bilhões (-37,58%).

Fonte: Forbes

DESIGUALDADE

"Houve um novo bilionário criado quase todos os dias durante esta pandemia, enquanto 99% da população mundial está pior por causa de lockdowns, menos comércio e menos turismo internacional. Como resultado disso, mais 160 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza", disse Danny Sriskandarajah, executivo-chefe da Oxfam, ONG que lança um relatório sobre a desigualdade global a cada ano para coincidir com Fórum Econômico Mundial em Davos, na tentativa de atrair a atenção das elites econômicas, empresariais e políticas.

DESIGUALDADE

"Houve um novo bilionário criado quase todos os dias durante esta pandemia, enquanto 99% da população mundial está pior por causa de lockdowns, menos comércio e menos turismo internacional. Como resultado disso, mais 160 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza", disse Danny Sriskandarajah, executivo-chefe da Oxfam, ONG que lança um relatório sobre a desigualdade global a cada ano para coincidir com Fórum Econômico Mundial em Davos, na tentativa de atrair a atenção das elites econômicas, empresariais e políticas.

 

O que ficou - ainda mais caro - no mercado de luxo dos bilionários pelo mundo

Índice do Custo de Viver Extremamente Bem (CLEWI): +10,1%


ENTRETENIMENTO E BRINQUEDOS: + 6,10%

Ópera: +0%

Dois ingressos, para seis apresentações de sábado à noite, com assentos no Centre Parterre Premium no Metropolitan Opera, Nova York, custam US$ 187.100 ( R$ 985 mil)

Iate motorizado: +11,20%

Custo de um iate Viking Yacht 75, Nova Jersey, de US$ 6.855.000 (R$ 38 milhões).

Iate à vela: +30,80%

Oyster 595, Reino Unido. Custa US$ 3.400.000 (R$ 19 milhões).

Espingardas esportivas: +3,90%

Par de James Purdey & Son de calibre 12 lado-a-lado, Griffin & Howe, Nova Jersey. Custa 336.620 (R$ 2 milhões).

MODA: +10,80%

Sapatos: +12,80%

Sapato masculino black calf com ponta de asa, feito sob medida, John Lobb, Reino Unido. Custo de US$ 6.803,40 (R$ 38 mil).

Camisas: +12,20%

12 camisas de algodão feitas sob medida, Turnbull & Asser, Reino Unido. Custo de US$ 9.360 (R$ 52 mil).

Mocassins: +5,30%

Couro Horsebit, Gucci, Itália. Custo de US$ 790 (R$ 4.400).

Relógio: +34,30%

Royal Oak por Audemars Piguet, caixa de aço inoxidável e bracelete, Suiça. Custo de US$ 23.900 (R$ 133 mil).

BEBIDAS E ALIMENTAÇÃO: +12,20%

Catering: +16,70%

Refeição para 40 pessoas do serviço de buffet Ridgewells, Maryland. Custo de US$ 9.800 (R$ 55 mil).

Caviar- 0%

Quilo da reserva especial de Ossetra da Petrossian, Califórnia e Nova York. Custo de US$ 12.900 (R$ 72 mil).

Chateaubriand: +30%

Por volta de 3 quilos de lombo, Lobel's, Nova York. Custo de US$ 910 (R$ 5 mil).

Jantar: +2,10%

Menu de degustação do La Tour d'Argent, por pessoa, excluindo vinho e gorjeta, França. Custo de US$ 413 (R$ 2.300).

DECORAÇÃO PARA CASA: +15,70%

Flores: +10%

Arranjos de flores da época para seis quartos mensalmente, Jerome Florists, Nova York. Custo de US$ 9.262 (R$ 52 mil).

Sauna: +2,70%

15 metros cúbicos, espaço para oito pessoas feito de madeira de Espruce-da-Noruega, Finnleo Sauna, Minnesota. Custo de US$ 19.500 (R$ 108 mil).

Piscina: +52,90%

Tamanho olímpico, Mission Pools, Califórnia. Custo de US$ 3.250.000 (R$ 18 milhões).

Quadra de tênis: +4,40%

Har Tru (pedra britada), Putnam Tennis and Recreation, Connecticut. Custo de US$ 58.960 (R$ 330 mil).

SERVIÇOS: +11,50%

Universidade: +3%

Anuidade, quarto, alimentação, taxas e seguro na Harvard, Massachusetts. Custo de US$ 78.568 (R$ 437 mil).

Lift facial : +51,2%

Cirurgião plástico experiente, Nova York. Custo de US$ 32.500 (R$ 181 mil).

Psiquiatra: +12,5%

Consulta de 45 minutos de um médico do Upper East, Nova York. Custo de US$ 450 (R$ 2.500).

Advogado- 0%

Uma hora para planejamento imobiliário no escritório Schlesinger Lazetera & Auchincloss, Nova York. Custo de US$ 1.250 (R$ 7 mil).

Spa: +1%

Taxa semanal mista, Golden Door, Califórnia. Custa US$ 9.950 (R$ 55 mil).

VIAGENS: +4,10%

Avião: 0%

Learjet 75 Liberty, Bombardier, Canadá. Custo de US$ 9,9 milhões (R$ 55 milhões).

Carro: +1,90%

Rolls Royce Phantom de 2021 com distância entre eixos estendida, Reino Unido. Custa US$ 545.000 (R$ 3 milhões).

Mala para viagem: +10,50%

Louis Vuitton Keepall Bandouliere 55 com alça, França. Custa US$ 2.100 (R$ 12 mil).

Fonte: CLEWI / Custo do estilo de vida dos bilionários / Forbes

 

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