Logo O POVO+
Versões para o caso Richthofen estreiam no catálogo da Amazon Prime Video
Vida & Arte

Versões para o caso Richthofen estreiam no catálogo da Amazon Prime Video

Os filmes "A Menina Que Matou os Pais" e "O Menino Que Matou Meus Pais" chegam no dia 24 de setembro, sexta-feira, na plataforma streaming
Edição Impressa
Tipo Notícia
Carla Diaz e Leonardo Bittencourt protagonizam filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video (Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video)
Foto: Divulgação/ Amazon Prime Video Carla Diaz e Leonardo Bittencourt protagonizam filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video

Em 2002, o assassinato de Marísia e Manfred von Richthofen chocou o Brasil. As investigações revelaram o envolvimento da própria filha do casal, Suzane von Richthofen, e do então namorado, Daniel Cravinhos. Mas ao serem pegos, cada um trouxe à tona uma versão diferente da história. Para explicar essa dualidade, os filmes "A Menina Que Matou os Pais" e "O Menino Que Matou Meus Pais" chegam no dia 24 de setembro, sexta-feira, na Amazon Prime Video.

Baseados nos autos do processo do Caso Richthofen, os filmes partem do início do relacionamento de Suzane e Daniel. O rapaz dava aulas de aeromodelismo para Andreas, o caçula da família Richthofen, e passou a manter contato com Suzane. Os dois engataram em um relacionamento conturbado, que era desaprovado por Manfred e Marísia. Os longas retratam como o namoro e os conflitos familiares motivaram o casal a organizar o crime, com a ajuda de Cristian, irmão de Daniel, até cometer o assassinato, sendo descobertos e julgados.

Partindo de detalhes mais simples do início do relacionamento até a organização do assassinato, ambos relatam diferentes versões. Suzane afirmou, durante o julgamento do caso, ter sido introduzida ao mundo das drogas por Daniel, enquanto ele disse que ao conhecê-la, a jovem já fumava maconha e cigarro e foi devido a influência dela que ele teria começado o uso de drogas.

O rapaz também afirma que desde o primeiro ano de namoro, a filha mais velha dos Richthofen já teria dito que queria matar os pais e chegou a elaborar outros planos para que isso acontecesse. Já Suzane afirma que Daniel sempre quis destruir a imagem que ela tinha do próprio pai e tinha interesse na herança da família.

Com essas diferentes versões, Mauricio Eça, responsável pela direção, descreveu os filmes como um "thriller psicológico de suspense". Em comunicado à imprensa, o diretor afirmou que traz "detalhes e discussões nunca antes debatidos sobre o caso". "O filme traz um tema que muita gente conhece e tem ideias preconcebidas, mas as pessoas não sabem o mais importante, que é o motivo que levou a filha a, junto com seu namorado, matar os pais", declarou.

Carla Diaz e Leonardo Bittencourt protagonizam filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video
Carla Diaz e Leonardo Bittencourt protagonizam filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video (Foto: Divulgação)

O roteiro é assinado pelo escritor de literatura policial Raphael Montes e pela criminóloga Ilana Casoy, autora dos livros "O quinto mandamento" (Arx, 2006), que reconstitui o assassinato, e "Casos de família" (Darkside, 2016), sobre a morte dos Richthofen e de Isabella Nardoni. Foram seis meses de pesquisa para construir a história, onde arquivos públicos do julgamento, desde o assassinato até a condenação, foram analisados.

A atriz Carla Diaz interpreta Suzane na trama e o ator Leonardo Bittencourt assume o papel de Daniel. Ao ser anunciado, o longa gerou repercussão e questionamentos por parte do público, como a distribuição de lucros e um possível contato com os assassinos para produzir o filme. No entanto, foi esclarecido que Suzane, Daniel e qualquer pessoa retratada no filme não receberão dinheiro da produção, direitos autorais ou terão qualquer tipo de participação no resultado do filme.

Carla Diaz protagoniza filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video
Carla Diaz protagoniza filmes sobre Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos no Amazon Prime Video (Foto: Divulgação)

Também foi dito que a produção e os atores não tiveram qualquer contato com Suzane, Daniel e Cristian. Além disso, o diretor destaca que o intuito da trama não é inocentar ou enaltecer nenhuma das partes envolvidas no crime e não defende nenhum dos lados, mas deixa o público interpretar as duas versões apresentadas. Os filmes foram produzidos 100% com investimento privado, sem a utilização de verba pública.

"O filme todo é baseado num processo penal, então não estamos contando algo que já não foi divulgado. Eles são réus confessos. Os filmes não têm pretensão nem de julgar, nem defendê-los. Eles estão pagando pelo crime que fizeram. A gente quer contar da maneira mais responsável possível, com todo o respeito, pois sabemos bem da gravidade de tudo o que aconteceu", declarou o diretor em entrevista ao Adorocinema.

Ainda em 2019, foi iniciada a campanha de divulgação e o lançamento do filme estava previsto para 2020, mas foi adiado devido a pandemia da Covid-19. Em 2021, a Amazon Prime Video anunciou que os filmes entram para o catálogo mundial do streaming a partir do dia 24 de setembro. Além de Carla Diaz e Leonardo Bittencourt, o elenco conta com Allan Souza Lima, Kauan Ceglio, Leonardo Medeiros, Vera Zimmermann, Augusto Madeira, Debora Duboc, Marcelo Várzea, Fernanda Viacava, Gabi Lopes e Taiguara Nazareth.

"A Menina Que Matou os Pais" e "O Menino Que Matou Meus Pais"

Quando: a partir de amanhã

Onde: Amazon Prime Video

Direção: Maurício Eça

Roteiro: Ilana Casoy e Raphael Montes

Elenco: Carla Diaz, Leonardo Bittencourt, Allan Souza Lima, Leonardo Medeiros e mais

POV: outras narrativas

A abordagem de diferentes perspectivas numa trama é algo já conhecido em Hollywood. Vencedores do Oscar, sucessos de bilheteria e lançamentos do streaming se jogaram em roteiros complexos e narrativas compartilhadas, onde o telespectador é convidado a interpretar de sua própria maneira.

"Crash", dirigido por Paul Haggis e vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2006, traz essa abordagem. Jean Cabot (Sandra Bullock) é uma mulher rica e que tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O crime culmina num acidente, aproximando moradores de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles, como um policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um imigrante iraniano e sua filha. Sem vilão, nem herói, o filme traça diversas narrativas, mostrando o ponto de vista desses diferentes personagens que fazem o público se questionar sobre seus preconceitos.

Já "Garota Exemplar" é inspirado no livro homônimo e conta a história do relacionamento de Amy (Rosamund Pike) e Nick (Ben Affleck). O público é apresentado as perspectivas de cada um dos personagens ao longo da trama, até mostrar o que, de fato, aconteceu. Com o desaparecimento de Amy, surgem diversas teorias apresentadas pela família, pela polícia e pela mídia.

Já na nova minissérie da Netflix, "Clickbait", cada episódio apresenta uma perspectiva diferente sobre a investigação de um crime impulsionado pelas redes sociais. Nick Brewer (Adrien Grenier) é um pai de família que é sequestrado e acusado de crimes graves e exposto nas redes sociais. Sua família precisará descobrir o que, de fato, é verdade sobre Nick.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?