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Ópera será finalizada neste final de semana no TJA
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Ópera será finalizada neste final de semana no TJA

"Resumo da Ópera: da arquitetura de uma nação à invenção de um outro Guarani" é idealizado pelos grupos No barraco da Constância tem! e Teatro Máquina
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O projeto "Resumo da Ópera: da arquitetura de uma nação à invenção de um outro Guarani" (Foto: LEVY MOTA/Divulgação )
Foto: LEVY MOTA/Divulgação O projeto "Resumo da Ópera: da arquitetura de uma nação à invenção de um outro Guarani"

Neste final de semana, até amanhã, 26, o projeto "Resumo da Ópera: da arquitetura de uma nação à invenção de um outro Guarani", idealizado pelos grupos No barraco da Constância tem! e Teatro Máquina, tem sua fase de captação de imagens finalizada após meses de preparação, entre pesquisa, ensaios e encontros virtuais colaborativos.

Por sua relevância na história artístico-cultural de Fortaleza e por se tratar do monumento que leva o nome de um dos principais autores romancistas/nacionalistas, o Theatro José de Alencar (TJA) se tornou uma escolha necessária para sediar e pensar artisticamente o novo projeto. O equipamento ficará fechado para as gravações e, em breve, fará as primeiras apresentações de parte do material captado.

O "Resumo da Ópera" iniciou suas primeiras ações no início do ano de 2021, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Fundo Estadual de Cultura, com recursos da Lei Federal Lei Aldir Blanc. O projeto com a direção de Honório Félix (No barraco da Constância tem!), conta com uma equipe de 32 profissionais envolvendo linguagens artísticas como literatura, teatro, música, audiovisual, artes visuais, além de pesquisadores das áreas de história, arquitetura e antropologia.

Na contramão de uma provável homenagem, o trabalho livremente inspirado no "O Guarani" - romance de José de Alencar - e "II Guarany" - ópera de Carlos Gomes, instiga a crítica e busca desmontar a ideia de simbolismo nacional propagada, a exemplo dessa criação operística, que completou 150 anos em 2020. Marcando a fase indianista no romantismo brasileiro e projetando os primeiros passos rumo à invenção do que seria a identidade nacional do povo brasileiro, obras como essa são, ainda hoje, símbolos que se perpetuam no nosso imaginário, com forte apelo e identificação popular.

Para essa releitura, os grupos traçam uma linha paralela com o gênero de ficção científica de produções cinematográficas, explorando principalmente as estratégias simbólicas das potências mundiais para a romantização de suas colônias e explorações espaciais. Outras fontes de investigação foram obras do gênero space-opera, clássicos filmes de guerra e a construção dos seus heróis, a conquista-invasão de territórios, o apagamento da diversidade de povos em nome de um projeto único de nação e, principalmente, as ferramentas socioculturais (Artes e Comunicação, dentre outras) utilizadas e financiadas para a difusão em massa de todas essas práticas.

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