Logo O POVO+
Apocalipse da internet em 2024? Físicas destrincham a confusão sobre tempestades solares
Reportagem Especial

Apocalipse da internet em 2024? Físicas destrincham a confusão sobre tempestades solares

O alerta para um suposto apocalipse da internet em 2024 tomou conta das redes sociais nos últimos meses, culpando as futuras tempestades solares por acabar de vez com a internet. A geofísica Claudia Medeiros e a astrofísica Roberta Duarte explicam a confusão e nos acalmam: não é dessa vez que vai acontecer um apocalipse (pelo menos não por culpa do Sol)

Apocalipse da internet em 2024? Físicas destrincham a confusão sobre tempestades solares

O alerta para um suposto apocalipse da internet em 2024 tomou conta das redes sociais nos últimos meses, culpando as futuras tempestades solares por acabar de vez com a internet. A geofísica Claudia Medeiros e a astrofísica Roberta Duarte explicam a confusão e nos acalmam: não é dessa vez que vai acontecer um apocalipse (pelo menos não por culpa do Sol)
Tipo Notícia Por

 

 

O terceiro milênio é afeito aos apocalipses. Já na virada do século, de 1999 para os 2000, o mundo sofreu o temível bug do milênio. A sociedade que dava os primeiros passos à internet para as massas viu todos os antigos sistemas operacionais voltando no tempo para 1900 "Os computadores só indicavam datas com dois dígitos, subentendendo o "19" na frente. Com a virada do milênio, em vez de marcarem o ano 2000, os sistemas operacionais antigos marcaram apenas o 00, sem mudar o 19. Isso poderia prejudicar contas bancárias e outras funcionalidades que dependiam da data." , em vez de 2000. De solução simplíssima e nenhum dano colateral, o “tilt” dos computadores marcou o imaginário social.

 

Doze anos depois, o fim do mundo foi sentenciado pelo calendário maia. Responsáveis pela criação do calendário que usamos até hoje, os maias só “desenharam” o futuro até o dia 21 de dezembro de 2012, interpretada pelas mentes conspiracionistas como a profecia do fim do mundo. Para os cosmos, foi apenas um dia normal em que o Sol nasceu no leste e se pôs no oeste, mas dentro da atmosfera terrestre a sensação foi de caos total.

Sentindo falta de apocalipses, a segunda década dos anos 2000 inaugura talvez o maior terror moderno: em 2024, vem aí o apocalipse da internet.

Ou será que não?

 

 

Cosmos versus máquinas

Em novembro de 2023, diversos portais de notícias publicaram a manchete: Cientista alerta para possível colapso da internet após tempestade solar. Baseados em informações da Fox, canal estadunidense, os portais trouxeram falas do pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), cravando o apocalipse da internet em 2024. Supostamente. Possivelmente. Potencialmente.

Apesar de o pesquisador não ter mentido sobre o que pode acontecer em casos de tempestades solares, o peso dado pelos jornais à gravidade do fenômeno foi exagerado. Não é dessa vez que o apocalipse vai chegar (pelo menos não por culpa do Sol).

Para desembaraçar o ultimato da internet na Terra, precisamos entender três coisas: 1. o que são tempestades solares; 2. como elas influenciam a Terra e 3. o que nós podemos fazer quando somos atingidos por elas.

Tudo isso está relacionado com o clima espacial, temática abordada pelo O POVO+ já em julho de 2022.

Para responder a essas perguntas, conversamos com a Claudia Medeiros, doutora em Geofísica Espacial e controladora de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Roberta Duarte, astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Ambas são divulgadoras científicas craques em desenrolar a física por trás do Universo.

 

 

O que são tempestades solares?

Vamos começar pelo nosso item 1. O Sol é uma bola de gás hélio em constante movimento. Com uma cebola, a estrela tem diversas camadas com dinâmicas complexas ainda a ser compreendidas pelos astrônomos e astrofísicos. No entanto, é um fato de que ele passa pelos chamados Ciclos Solares.

Com duração média de 11 anos, os Ciclos Solares referem-se ao surgimento crescente ou decrescente de manchas solares. Ainda não sabemos exatamente o que causa e estimula as manchas, explica Roberta, mas é fato de que o aumento do número de manchas solares está relacionado a maior frequência de tempestades solares.

Erupção de uma enorme mancha solar, no dia 24 de outubro de 2014(Foto: Nasa)
Foto: Nasa Erupção de uma enorme mancha solar, no dia 24 de outubro de 2014

Basicamente, tempestades solares são erupções de partículas elétricas na atmosfera solar. Essas baforadas (os ventos solares) carregam partículas, radiação e matéria que atingem a Terra e os outros planetas do sistema.

Por mais assustadoras que elas pareçam no nosso imaginário habituado às ficções científicas, as tempestades solares acontecem o tempo todo. Na maioria das vezes, os ventos sequer ultrapassam a magnetosfera terrestre, um tipo de escudo em formato de donut que protege o planeta da incidência de partículas solares.

Por outro lado, há dois pontos mais “expostos” às partículas: os polos terrestres. É por causa disso que o polo sul e o polo norte têm a sorte de admirar as auroras.

As auroras ocorrem pela interação das partículas solares com a atmosfera terrestre, pintando o céu com as mágicas cores astrais. Outros planetas gasosos, como Júpiter e Saturno, também têm auroras em seus polos no mesmo processo.

Fenômeno aurora na atmosfera superior de Saturno fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble(Foto: Nasa)
Foto: Nasa Fenômeno aurora na atmosfera superior de Saturno fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble

Voltando ao apocalipse. Atualmente, vivemos o Ciclo Solar 25, crescente. Significa que o número de manchas solares está aumentando, o que implica mais tempestades solares. Entre 2024 e 2025, o Sol passará pelo pico desse ciclo, em uma dinâmica de ventos solares maximizados.

“O Ciclo Solar 25 está um pouco mais intenso do que o previsto. A Nasa inclusive fez uma reprojeção do modelo do ciclo solar com as novas medidas desses últimos meses, corrigindo a projeção porque ela está um pouquinho maior do que era esperado, a data de pico também está um pouco alterada”, comenta Claudia Medeiros, divulgadora científica no canal Mais que Raios! e controladora de satélites do Inpe. “Mas, ainda assim, esse ciclo não tá nada perto do que já foram outros ciclos que a gente passou”, reforça.

 

 

Como as tempestades solares afetam a Terra?

De qualquer forma, por que as tempestades solares causariam um apocalipse na internet?

No caso das tempestades de radiação, a emissão de raios-x e ultravioleta (principalmente) fica adensada na ionosfera da Terra, atrapalhando comunicações que usam dessa camada da atmosfera superior. Ou seja, comunicações de longas distâncias usadas por aviões e submarinos. As tempestades de radiação são rápidas e chegam à Terra na velocidade da luz, ou seja, em oito minutos.

Duas regiões ativas com seus campos magnéticos intensos produziram arcos imponentes e espirais solares em junho de 2014(Foto: Nasa)
Foto: Nasa Duas regiões ativas com seus campos magnéticos intensos produziram arcos imponentes e espirais solares em junho de 2014

Já a tempestade geomagnética carrega muita energia e massa coronal, o que retarda a chegada dela em dois a três dias. Ela “diminui” a intensidade do campo magnético da Terra, podendo queimar linhas de transmissão e transformadores.

Ao mesmo tempo, o arrasto atmosférico causado pelos ventos solares afeta os satélites. Eles podem perder a órbita — à qual a função do satélite está atrelada — ou ter os circuitos prejudicados.

Os astronautas Jeffrey Hoffman e Story Musgrave instalando uma nova câmera fotográfica no Hubble(Foto: Nasa)
Foto: Nasa Os astronautas Jeffrey Hoffman e Story Musgrave instalando uma nova câmera fotográfica no Hubble

Outro tipo de tempestade solar é a de partículas. Ela demora algumas horas para alcançar a magnetosfera, e também pode causar falhas momentâneas ou totais nos satélites. Para os astronautas em órbita, essas tempestades são perigosas por expô-los à radiação.

As tempestades de partículas são as responsáveis pelas auroras polares. Com o pico entre 2024 e 2025, a tendência é o aumento na frequência de auroras nos polos e a ocorrência delas em localidades fora do padrão, como ocorreu em 1989, quando os cubanos viram uma aurora de madrugada. Leia sobre o acontecimento no Web Stories: Uma aurora boreal em Cuba?

 

 

 

O que podemos fazer quando somos atingidos por tempestades solares?

Para a nossa sorte, existe uma categoria humana de curiosos irremediáveis: os cientistas. Desde o século XVIII, eles monitoram o Sol sem pausas, possibilitando a compreensão sobre a relação dos números de manchas solares e as tempestades; a medição de tempo para cada uma chegar no planeta; e também o efeito delas na vida dentro e fora da atmosfera.

 

 

Com séculos de observação, eles ainda têm milhares de perguntas para responder sobre o Sol, incluindo o porquê de existirem erupções solares e o aumento de manchas. Por isso, eles continuam olhando para o Astro Rei dia após dia, tornando-se verdadeiros vigilantes espaciais.

No Brasil, a geofísica Claudia Medeiros integra a equipe de controladores de satélites do Inpe. Assim que uma erupção ocorre, ela analisa o tipo de tempestade e segue para a ação.

A tendência é imaginá-la com a testa suada e o coração acelerado, digitando diversos códigos no teclado e girando uma chave para apertar um botão vermelho de alerta para desligar urgentemente os satélites e avisar aos aviões mais próximos: não decolem!

Na prática, é mais simples. Ela dá um golinho de café, faz algumas estimativas e aperta um botão. Rapidamente, um satélite é desviado ou desligado. Sem surtos, sem códigos vermelhos. Acontece todo dia: tempestades solares são comuns.

“Eu tenho lá na minha tela uma previsão. Então aparece lá: a gente vai ter uma tempestade magnética. Amanhã deve chegar aqui, ela deve vir numa intensidade dois ou três”, descreve Claudia. “Eu sei que eu tenho um satélite que tá precisando de uma manobra… Então eu vou mandar uma manobra, mas eu não vou mandar naquele dia, porque pode ser que não chegue no satélite. Eu posso esperar para poder fazer uma correção mais assertiva. Eu posso usar o dado que eu receber do sistema de clima para colocar no meu modelo e fazer uma correção mais adequada”, comenta.

Telescópio Espacial Hubble(Foto: Nasa)
Foto: Nasa Telescópio Espacial Hubble

“Prevendo as tempestades, já monitorando e sabendo certinho, é basicamente apertar um botão e desligar ou desviar através de controle mesmo”, ri Roberta Duarte, astrofísica da IAG-USP.

A mesma lógica é aplicada às comunicações de navios, submarinos e aviões. Informados sobre as futuras tempestades, eles simplesmente mudam a frequência da comunicação, ou então desviam rotas (no caso dos aviões) para proteger a tripulação da exposição à radiação.

Para as linhas de transmissão, opta-se por alternar entre as redes de distribuição. “Às vezes, você tá usando a Itaipu e vai mudar para uma outra, ou vai usar uma termelétrica. Hoje funciona desse jeito, né? A gente instrui as empresas que fazem uso de sistemas que podem sofrer com o impacto disso para que é minimize”, diz Claudia. “Não significa que vai acontecer, mas a gente tem que trabalhar com previsão. Se acontecer, a gente vai prevenir e tomar a melhor atitude possível.”

 

 

Nada de caos: o apocalipse não vai acontecer

É isso, o apocalipse da internet não vai acontecer. Quem sabe uma aurora em algum lugar diferentão, uma oscilação rápida no GPS (já programado para se auto reparar) ou na distribuição da energia… mas apocalipse mesmo, não.

Parte da confusão sobre a periculosidade do impacto do pico do Ciclo Solar 25 vem da má interpretação da justificativa do pesquisador Peter Becker em ter sua pesquisa financiada. “O que ele tá falando lá é uma proposta que ele fez para uma verba para investimento. Isso é normal, a gente justificar (os financiamentos)”, contextualiza Claudia. “Mas dizer que vamos para um apocalipse da internet e coisas assim, não é verdade. Não tá escrito em lugar nenhum, e quando a comunidade científica escuta isso, a gente fala: ‘Meu Deus, será que eles não entendem o nosso trabalho?’”

Foto tirada pelo astronauta Robert F. Overmyer, comandante da tripulação, usando uma câmera 35 mm. A cena é de uma aurora no hemisfério sul da Terra, em 1985(Foto: Robert F. Overmyer/Nasa)
Foto: Robert F. Overmyer/Nasa Foto tirada pelo astronauta Robert F. Overmyer, comandante da tripulação, usando uma câmera 35 mm. A cena é de uma aurora no hemisfério sul da Terra, em 1985

Paga-se um preço alto por veicular informações científicas com exagero e sensacionalismo. Ainda que pareça inofensivo, muitas pessoas têm a vida afetada e passam a sentir medo de fenômenos do tipo.

“A pior parte é justamente criar o caos e um fatalismo”, opina a astrofísica Roberta Duarte. “Sendo que assim, é um processo que estamos lidando desde que a humanidade surgiu, né? Porque a cada 11 anos o Sol está ali no processo dele, nunca aconteceu nada. Cria-se uma ideia de caos e de ansiedade; muitas pessoas já me pediram pra explicar o que vai acontecer, se vamos ficar sem internet, sem tecnologia.”

Para as pesquisadoras, a comunicação sensacionalista da Ciência estimula a desinformação e o obscurantismo científico. Nesse processo, abre-se margem para as fake news — ambas mencionaram a relação que algumas pessoas têm feito do Ciclo Solar 25 crescente com as ondas de calor vividas em 2023.

“Muita gente coloca o aquecimento global como culpa do ciclo solar. Sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra, as tempestades solares e o ciclo solar não interferem na temperatura da Terra”, ressalta Roberta. “Acaba até tirando o foco do que realmente podem acabar com a vida na Terra, que é o aquecimento global.”

Na busca pelo emocionante, perde-se a oportunidade de comunicar aspectos fascinantes e curiosos da Ciência, especialmente aqueles que ainda não conhecemos. A Nasa aproveitou a intensidade do Ciclo Solar 25 e decretou 2024 como o ano da heliofísica, no qual ela irá despender mais esforços nos estudos solares e consequentes previsões.

Quem sabe 2024 proporcione mais respostas sobre os mistérios solares, divulgadas tranquilamente pela estável rede mundial de computadores.

"Oiê, aqui é a Catalina, repórter do OP+. O que você achou desse conteúdo? Sabia sobre as tempestades solares? Vamos conversar nos comentários :)"

O que você achou desse conteúdo?