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Aos 95 anos, O POVO é o jornal mais lembrado do Ceará por 15 vezes
Reportagem Seriada

Aos 95 anos, O POVO é o jornal mais lembrado do Ceará por 15 vezes

Único jornal impresso de grande circulação no Ceará, O POVO segue atual por meio de suas múltiplas plataformas, pelo jornalismo profissional e novas tecnologias, que carregam sua marca, propósito e valores
Episódio 4

Aos 95 anos, O POVO é o jornal mais lembrado do Ceará por 15 vezes

Único jornal impresso de grande circulação no Ceará, O POVO segue atual por meio de suas múltiplas plataformas, pelo jornalismo profissional e novas tecnologias, que carregam sua marca, propósito e valores
Episódio 4
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Em tempos de informação falsa, é essencial a busca por informações em canais de comunicação seguros que tenham respaldo apartidários e foco na notícia. Rumo ao centenário, O POVO segue firme no seu propósito de manter a democracia, a liberdade de expressão e a qualidade de informação para o seu leitor.

Nos seus 95 anos completados no início de 2023, em 7 de janeiro, o periódico mostra que consegue manter seu legado de forma dinâmica, inovadora e digital em sintonia com as notícias de cada época.

Assim, O POVO mantém sua hegemonia em todas as edições na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, na categoria comunicação O veículo soma 15 vitórias, em 15 edições como o mais lembrado pelos consumidores cearenses. Este ano, a marca foi citada por 42% dos entrevistados na população geral. Nas classes A/B, o índice subiu de 50,4%, na edição passada, para 53,4%.

Entre os outros jornais citados pelos cearenses na população geral, aparecem Diário do Nordeste (13,3%), Jornal Nacional (8,8%), Diário (6,5%), Jornal do 10 (2,7%), Jangadeiro (2,4%), entre outros, com menor percentual. Nas classes A/B, a diferença do O POVO para Diário do Nordeste é de 36,5 pontos percentuais.

Em 7 de janeiro de 2023, dia da celebração dos 95 anos do jornal, O POVO lançou um especial com olhar para o futuro, além dos dados históricos(Foto: Arquivo O POVO)
Foto: Arquivo O POVO Em 7 de janeiro de 2023, dia da celebração dos 95 anos do jornal, O POVO lançou um especial com olhar para o futuro, além dos dados históricos

Na visão do presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, é importante que veículos de comunicação mantenham tais rankings, porque ajudam a sociedade a entender melhor os fenômenos de sucesso empresarial e de posicionamento.

"Jornais são veículos ideias para elaborar rankings como o Anuário DataFolha Top Of Mind, porque têm credibilidade e divulgam sistematicamente com pesquisas de opinião", observa.

Rech avalia que ficar em primeiro lugar na lembrança dos respondentes sempre é, antes de mais nada, um estímulo à marca ser reconhecido pelo público.

"No entanto, além de mostrar que a empresa está no caminho certo, serve de reflexão para que novos passos sejam dados e para que eventuais correções de rota sejam aplicadas, de modo a manter a sintonia fina com o público".

Um dos motivos que ajudam a explicar O POVO se manter em primeiro lugar ao longo de mais de duas décadas é a sua inovação, sem deixar de lado a tradição.

Marcelo Rech é presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) é participou do especial de 95 anos do O POVO(Foto: Filipe Jordão/JC Imagem)
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem Marcelo Rech é presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) é participou do especial de 95 anos do O POVO

“Além de ser o único jornal impresso de grande circulação no Ceará, O POVO se renova continuamente, seja por meio de suas múltiplas plataformas, destacando o Jornalismo profissional e novas tecnologias, seja potencializando a sua marca, mostrando seus diferenciais e valores. A consequência desse conjunto de ações é a qualidade do conteúdo que publica e a lembrança na mente do público”, frisa Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO.

Medina cita ainda o trabalho com a verdade, o respeito aos princípios éticos e o investimento da marca nas diversas plataformas do Grupo para aperfeiçoar o bom jornalismo desenvolvido nos produtos.

Alexandre Medina, diretor de de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO, destaca o trabalho com a verdade, o respeito aos princípios éticos e o investimento da marca nas diversas plataformas (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Alexandre Medina, diretor de de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO, destaca o trabalho com a verdade, o respeito aos princípios éticos e o investimento da marca nas diversas plataformas

“Ao oferecer material de excelente qualidade e útil ao público, proporcionamos experiências mais engajadoras e integração com as nossas plataformas. O investimento na marca passa pelas mídias tradicionais e pelas novas mídias, conhecendo o perfil do público de cada uma e conduzindo para o conteúdo que é de seu interesse”, diz ele. Em setembro de 2023, O POVO alcançou a marca de 760 mil inscritos no YouTube.

 

 

 
 

Relevância do Jornalismo confiável

É expressivo ver uma marca ter uma sequência tão longa e tão consistente de recall, sempre em primeiros lugares na lembrança do seu público, e isso acontece na visão do diretor de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO, Erick Guimarães, apenas quando você tem uma marca de muita referência e consolidada numa determinada comunidade.

No caso especificamente do Jornalismo, Erick Guimarães destaca fatores que são chaves para esse fenômeno acontecer.  O primeiro deles é a confiança.

O POVO é uma marca que detém um nível de confiança muito alto da comunidade. As pessoas conhecem e confiam naquilo que publicamos porque sabem que vem de uma apuração criteriosa. Eventualmente, pode ser até uma informação que alguns leitores não gostem. Mas eles
sabem que ela tem procedência e confiam”, destaca o diretor.

Erick Guimarães, diretor de Jornalismo do O POVO(Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Erick Guimarães, diretor de Jornalismo do O POVO


O segundo é a relevância da informação publicada. “Não é só a notícia em si, mas a própria escolha dos temas que estão sendo postos. São fatores fundamentais para qualquer veículo que queira ter a liderança
de mercado”, afirmou.

Ele ainda fala sobre um terceiro componente que é o fato do O POVO estar sempre aberto à inovação, à modernidade. “Além de estar sempre antenado, tomando o pulso da sociedade e incorporando tendências.”

“Não estou falando de modismo, mas de tendências, entendendo onde é que seu público está, em quais plataformas,para que plataformas o seu público está indo. Enfim, a audiência de modo geral”, diz.

E finaliza reforçando e ressaltando sobre o compromisso do O POVO em escutar a comunidade, para quem se fala e trazer muito daquilo que trazer as demandas da sociedade e discutir de forma franca, honesta, aberta.

"Damos voz a esse povo. Damos espaço para escutá-lo e colocá-lo para falar e cobrar as suas demandas. Para informar, emocionar, opinar, esclarecer, ajudar a entender e investigar todos esses são são fatores importantes para que possamos cumprir nossa missão. E é isso que nós temos feito ao longo desses todos", reflete Guimarães. 

 

 
 

Novas tecnologias e canais

Mesmo vencendo por 15 edições seguidas, o presidente da ANJ, Marcelo Rech, diz que nenhum veículo de comunicação pode se acomodar em nenhuma circunstância, ainda mais com as enormes transformações que estamos vivendo, como a inteligência artificial.

"A pesquisa mostra um reconhecimento mas não pode, para nenhuma empresa, ser encarada como um atestado para acomodação - ao contrário, deve servir de estímulo para inovações constantes", defende.

Ele analisa que os jornais vivem um grande desafio de combinar a sua tradição de credibilidade com a necessidade de estar presente de uma forma efetiva em novos meios digitais.

"Não devem os jornais, porém, ingressarem no ramo da tiquetokinização do comunicação, pela qual videozinhos supérfluos e inúteis são criados para prender o público", afirma.

Mesmo com eventuais perdas de audiência, Rech pontua que os jornais se compensam - e aos anunciantes - por uma maior qualificação e engajamento assentado na credibilidade. "A confiança de marca terá cada vez mais valor num mundo de conteúdos fugazes ou desinformativos. E confiança é exatamente o negócio dos jornais", finaliza.

 

 

 

 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria comunicação


 

 
 

Saiba mais sobre a série

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO veicula uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o quarto episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

 

 

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