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Ótica e Joalheria marcam mais o consumidor cearense que Beleza e Estética
Reportagem Seriada

Ótica e Joalheria marcam mais o consumidor cearense que Beleza e Estética

Anuário Datafolha Top of Mind identifica, no décimo episódio da série, as marcas mais lembradas das categorias Ótica e Joalheria; e na estreante Beleza e estética
Episódio 10

Ótica e Joalheria marcam mais o consumidor cearense que Beleza e Estética

Anuário Datafolha Top of Mind identifica, no décimo episódio da série, as marcas mais lembradas das categorias Ótica e Joalheria; e na estreante Beleza e estética
Episódio 10
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No décimo episódio da pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind, que encerra as categorias dentro de Varejo, está a empresa vencedora dentre as marcas mais lembradas pelos cearenses no segmento de Ótica e Joalheria. E a Óticas Boris, que celebra 50 anos de existência neste ano, segue absoluta na liderança há 15 edições, desde 2004.

Este case no Ceará já está na segunda geração administrativa, mas o garoto-propaganda e fundador, José Airton Boris, mais conhecido como Boris, continua na ativa ao lado de seus filhos, Clayton e Ângelo.

Na pesquisa que consta no Anuário do Ceará 2023-2024, o índice obtido pela marca campeã foi de 36,2%, eram 36,1% na edição anterior. Em seguida, aparece a Diniz, com 11,9%, que obteve 7,9% no ano passado. 

Outros nomes que também apareceram na lembrança do consumidor foram Casa dos Relojoeiros, com 5,4%, eram 6% na edição anterior; e a Escala/Scala, duas formas citadas pelos respondentes, que aparece pela primeira vez na pesquisa com 4,9%; entre outras lojas com índices mais baixos. 

As Óticas Boris completam 50 anos em 2023 e segui líder por 15 edições da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind(Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES As Óticas Boris completam 50 anos em 2023 e segui líder por 15 edições da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind

Nas classes AB, a Boris, como é citada pelos pesquisados, também é a maior vencedora da categoria, com 15 vitórias em 15 edições. Nesta edição, recebeu 29,5% das menções espontâneas, ante 38,4%, no ano passado.

Em seguida, aparecem Diniz, com 12% das indicações, eram 5,2% na edição passada; Casa dos Relojoeiros, com 10,2%; e Itamaraty, com 6,5%; entre outras.

Com 20 anos de experiência em consultoria mercadológica, prestação de serviços e experiência do cliente, Mauro Romero, sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas chama a atenção para o que vem pela frente quando o assunto é ótica.

Conheça as marcas mais lembradas na categoria Óticas e Joalheria

 

"Estamos vivendo uma conscientização com relação a saúde ocular em todo o mundo. Estamos usando em demasia as telas e isso prejudica a saúde ocular. Aí em vejo uma grande oportunidade das óticas intervir com o seu papel de educadores com seus clientes no âmbito da prevenção. Isso traria uma proximidade da marca com os consumidores", orienta. 

Também destaca que as óticas podem aproveitam melhor a entrada das teleconsultas para também venderem de forma online e não apenas no ponto de venda físico. "Essa é uma oportunidade também grande, assim como a educação", acredita.

E, em terceiro, cita as tendências de moda que estimulam o consumo de mais de uma armação. "Todo mundo é público hoje em dia, por contas das redes virtuais, e precisa cuidar do visual. Os óculos são os que mais aparecem. Antes eram as roupas, hoje são os óculos que aparecem nos seus trabalhos virtuais. Sem falar na personalização", destaca.

O especialista em marcas Mauro Romero chama a atenção, além da educação preventiva que as óticas podem trabalhar com os clientes, a questão das tendências da moda que geram o consumo(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS O especialista em marcas Mauro Romero chama a atenção, além da educação preventiva que as óticas podem trabalhar com os clientes, a questão das tendências da moda que geram o consumo

A Óticas Boris também é campeã na criação de propagandas e singles e slogan como “especialista em óculos de grau”. Senhor Boris é atento ao mercado publicitário e celebrou mais uma indicação como se fosse a primeira. 

"Eu nunca tive dúvida que a propaganda é realmente a chave. Mas é lógico que você precisa aliar a propaganda dentro do veículo correto, do programa correto e para o segmento que você quer atingir. E ter as pessoas e o produto correto para fechar o negócio", diz o fundador.

Para ele, a vitória proporciona credibilidade, volume de vendas, alegrias e satisfação. "Os clientes passam a acreditar cada vez mais na marca. A iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO é muito louvável já que não vemos essa pesquisa em todos os estados do País. Somos privilegiados", enfatiza Boris.

Sobre a marca Boris, Romero confessa que ela não sai da cabeça. "Ela é muito lembrada. O fato de o senhor Boris ter começado de forma simples (ele iniciou como camelô) e tem uma rede isso é muito inspirador. Mostra que aquele que é empreendedor mesmo tem que trabalhar com resiliência e se adaptar as mudanças de mercado", destaca.

Confira o histórico da campeã nos últimos anos

 

 

Marcas de beleza buscam sustentabilidade e representatividade

Pela primeira vez, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind traz a categoria Beleza e Estética, antes perfumaria e cosmético. Segmentos que são os preferidos das mulheres, mas que também tem aberto espaço na vida cotidiana de cuidados dos homens, estreia com baixos percentuais entre as marcas.

E traz um amplo mercado para que trabalhem suas imagens, já que quatro a cada dez (41,6%) entrevistados não informaram o nome de nenhuma empresa.

Para a população geral as companhias nacionais Avon e O Boticário têm, respectivamente, 5,3% e 4,8% das menções espontâneas. 

O empate acontece devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Nesse caso, o Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção como critério de desempate e, mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu. 

Campanha de beleza Avon(Foto: Wunderman Thompson/Divulgação Avon)
Foto: Wunderman Thompson/Divulgação Avon Campanha de beleza Avon

Na sequência, aparecem as marcas Natura (3%), Embeleze (2,8%), IAP (2,2%), L’Oreal (2,1%), Eudora (2%), Ruby Rose (2%), entre outras menos lembradas.

Nas classes A e B, as marcas O Boticário (6,3%), Avon (3,9%), Natura (3,8%), L’Oréal (2,8%) e Ruby Rose (2,8%) dividem a liderança. Outras lembradas foram Cosbel (2,2%), Seda (1,5%), Pantene (1,4%), Elseve (1,4%) e Dove (1,4%).

Com mais de 30 anos de atuação com foco em Marketing Estratégico, Planejamento e Inteligência de Mercado, Gal Kury alerta que quando se trata de mercado de beleza e estética é preciso perceber o quanto esse mercado mudou na última década. 

Gal Kury é consultora de Marketing, palestrante, facilitadora de treinamentos e Professora Universitária com mais de 30 anos de atuação com foco em Marketing Estratégico, Planejamento e Inteligência de Mercado(Foto: Camilla Albano/ Acervo pessoal)
Foto: Camilla Albano/ Acervo pessoal Gal Kury é consultora de Marketing, palestrante, facilitadora de treinamentos e Professora Universitária com mais de 30 anos de atuação com foco em Marketing Estratégico, Planejamento e Inteligência de Mercado

"A entrada de marcas autorais, começando pequenas e crescendo de forma exponencial, com a força das redes, trouxeram uma nova realidade para o mercado. Fora isso, vemos também as aquisições", aponta.

Natura, que adquiriu a Avon e com isso tornou-se uma empresa gigantesca entre as maiores do mundo. É muito importantepara percebermoso quanto também você contratar influenciadores ajuda na identificação da empresa com o seu público.

"As empresas entendem que precisam criar novas linhas de produtos e até novas marcas para atender toda a gama de clientes. Você tem, por exemplo, Eudora e Quem disse, Berenice? do Boticário, você tem marcas criando novas linhas para atender diversos públicos, então entendo que é um mercado muito dinâmico, é um mercado bilionário e que envolve muito desejo. Muitas vezes a compra é 100% emocional", afirma Gal.

Outro aspecto importante a ser colocado no mercado de beleza e estética, segundo a especialista em marcas, é a representatividade. De todas as etnias, de todos os tipos de pele, de todas as variações, e isso traz muita inclusão e aumenta o potencial do mercado.

 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria Beleza e Estética

Em 2023, a Avon celebra 65 anos de atuação no Brasil. E, desde o surgimento da marca, a essência da Avon está na transformação social e no empoderamento feminino, na venda direta, em incentivar que as mulheres possam conquistar sua autonomia e independência financeira, diz Juliana Barros, Head de Marketing da Avon Brasil.

"A empresa surgiu em 1886, numa época que as mulheres não tinham direito ao voto nos EUA. Então, sempre tivemos isso em nosso DNA. Hoje temos uma base de mais de um milhão de Consultoras de Beleza, que conseguem receitas importantes para si e para as famílias por meio de um modelo de negócio que oferece uma maior flexibilidade para que elas equilibrem suas demandas pessoais e profissionais, obtendo liberdade de escolha em todas as áreas de suas vidas", descreve.

A executiva conta que o time está muito feliz com esse reconhecimento popular, principalmente, por ser dado em uma praça tão importante para a marca, o Ceará. "Este prêmio é resultado de muito esforço e empenho da Avon na região, sempre buscando inovar e disseminar nossas ações e valores", diz. 

O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário formado por nove marcas: O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beautybox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.i e Mooz. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem a maior rede franqueada de beleza e bem-estar do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.

Para Rafael Marconi, diretor-executivo de Vendas e Franquias do Grupo Boticário, a empresa vê o franqueado como alavanca de negócio. “Sabemos que nossa rede de franqueados tem um papel essencial para acompanhar e proporcionar a melhor experiência na jornada do consumidor. As franquias são a nossa essência e importantes aliadas para proporcionar a melhor experiência para o ponto focal da marca,o cliente”.

Além disso, o executivo informa que a marca possui  um programa de logística reversa com vários pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. "E, ainda, parte do movimento Diversa Beleza, um compromisso com a beleza livre de estereótipos, e não realiza testes em animais”, conclui Rafael.

 

 

Saiba mais sobre a série

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o décimo episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

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