As belezas naturais do Ceará atraem muitos turistas nacionais e internacionais para o Estado, principalmente nos períodos de férias. Mas engana-se quem acha que o Estado atrai só pela areia, mar e sol.
A capital cearense se destaca também pela infraestrutura que disponibiliza para os visitantes e moradores na Praia do Futuro e pelos parques privados e públicos espalhados por diferentes bairros.
Outra atração que chama muitos visitantes está localizada no município de Aquiraz, chamada Beach Park.
É ela quem vence pela primeira vez a categoria estreante Parque Turístico da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024 com 35,4% das menções espontâneas.
Já outros 24,5% dos respondentes citaram o Parque do Cocó, e, na terceira posição, o Ipark ficou em terceiro com 2,3%.
Os demais pontos turísticos lembrados foram Parque Rachel de Queiroz (1,5%), Ecopoint (1,2%) e Jericoacoara (1,1%).
Nas classes A/B, o Beach Park venceu com maior expressão, sendo mencionado por 41,8%; seguido por 23,8% que citaram o Parque do Cocó, espaço público gerido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Falar sobre marcas associadas ao turismo é falar sobre o conceito de "Place Branding", o que significa "Marca de Lugar", onde cidades, estados ou até países se posicionam com o objetivo de se tornarem conhecidos por certos atributos que incentivam ainda mais a visita de turistas nacionais e internacionais, explica o professor e consultor de Marketing, Branding e Inovação, Thiago Baldu.
As marcas que atuam com o segmento turístico, segundo o especialista, precisam fazer boas associações de imagem de seus negócios a suas cidades ou estados, mostrando-se como atração turística imperdível para quem nos visita.
"Assim os negócios conseguem exceder sua categoria padrão - Parque Turístico - para posicionar-se como Atração Turística, competindo em uma categoria superior ao lado dos pontos turísticos mais conhecidos como a Praia de Iracema, Dragão do Mar, Canoa Quebrada, etc", detalha mais sobre o tema.
Especificamente sobre o vencedor, o Beach Park, Baldu aponta que através de eventos e campanhas nacionais e internacionais em canais segmentados, o equipamento turístico conseguiu imprimir a imagem de "parada obrigatória" ao visitar o Ceará.
"Com isso ele hoje assume uma categoria que supera o "Parque Turístico" galgando para uma categoria de "Atração Turística" imperdível. Para o turista, conhecer o Beach Park é uma oportunidade imperdível ao visitar o Ceará", afirma o especialista.
Ele também atribui a vitória a extensa campanha de atração e preços especiais para residentes do Estado.
Assim, na sua visão, o Beach Park tem conseguido manter boas estratégias de comunicação e relacionamento com os moradores do Ceará, aumentando o recall de marca e preferência de seu público local.
Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, declara que o principal propósito do parque é criar momentos felizes para toda a família. Desde a sua fundação, há quase 38 anos essa tem sido a meta.
O resultado é uma soma da qualidade de serviço que entregam com uma publicidade forte dentro e fora do Ceará.
Entre as citadas estão em aeroportos de todo o Brasil, assim como nas ruas de São Paulo. Atualmente o foco é Brasil e não mercados externos.
“Temos a felicidade de poder trabalhar em uma empresa que tem esse propósito para seus clientes. Fazer isso todos os dias é um grande desafio. Ao mesmo tempo, sabemos que esses momentos ficam na memória de quem nos visita, de forma carinhosa e saudosa", observa.
Desta forma, o CEO diz que o parque cria uma relação positiva com a marca e que essa relação com os clientes é o grande tesouro. O equipamento também apoia, realiza e patrocina diversos eventos ligados à sustentabilidade e ao ESG.
Em meio ao sistema capitalista ao qual vivemos, falar de economia e finanças está no dia a dia da população.
E depois de mais de vinte anos, e pela primeira vez, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind traz a categoria Finanças. Ela havia sido pesquisada na edição 2002, denominada “Marcas do Ceará”.
Temos duas vencedoras nesta edição, por empate técnico, Bradesco e Banco do Brasil, com, respectivamente, 7,1% e 5% das menções espontâneas.
A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos. O Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção, e a situação de empate permaneceu.
Outras instituições financeiras receberam destaque na categoria como o BMG (4,4%), Itaú (4%), BV Financeira (3,9%), Crefisa (3%), Caixa Econômica Federal (2,9%), entre outras.
Chama a atenção, que a maioria dos participantes da pesquisa (54,3%) não mencionou o nome de alguma instituição financeira.
Nas classes AB, o percentual também é alto, porém um tanto menor (41,6%). E Banco do Brasil aparece em primeiro com 13% das menções, seguidos do Bradesco 10,2% das citações.
Para o economista Érico Veras, o conceito de top of mind é importante para as organizações, do ponto de vista de que quando o cliente pensa sobre este assunto ele pensa em uma marca, em uma empresa.
O Bradesco é um dos grandes bancos de varejo, numa sociedade mais pobre. E, também, o banco dos funcionários públicos do Estado.
Já o Banco do Brasil é o banco estatal, de economia mista, com atuação na bolsa e com interação no mundo de negócios. É, também, o banco dos funcionários públicos federais. O que deve talvez explicar o resultado da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind.
Neste ano, o Banco do Brasil (BB) completa 215 anos e o gerente-executivo da diretoria de Marketing e Comunicação, Marcelo Mendonça, atribui o resultado ao fato que o BB sempre carregar a missão de liderança em questões sociais e ambientais, levando desenvolvimento para todas as regiões do País.
“A sustentabilidade, mais do que uma estratégia, está presente nas práticas, na gestão e nos negócios do Banco do Brasil”, diz o executivo, que salienta a importância do banco como patrocinador, há mais de 30 anos, da cultura e do esporte nacional.
Dividindo a liderança com o BB, está o Bradesco, que, segundo sua head de marketing, Nathália Garcia, tem o cliente como o principal direcionador dos negócios.
“O objetivo é entender as demandas e necessidades do cliente de acordo com seu momento de vida, apoiando-o nas suas realizações e conquistas. Combinado a isso, promovemos uma análise profunda e qualificada dos dados para gerar mais valor para o cliente, atuando de forma segmentada e focada para atender a todos os perfis”, analisa.
O Bradesco completa 80 anos em 2023 e p ara Natália, a presença estruturada nas redes sociais, com escuta ativa e interação com o público, também auxilia na boa percepção entre os cearenses.
“Estar na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind é um privilégio e um desafio. Ocupar essa posição de destaque nos mostra que estamos no caminho certo, tanto no relacionamento e atendimento ao cliente quanto no formato de comunicação adotado com o público. O desafio de manter o Bradesco na lembrança dos nossos clientes é o que nos motiva a cada dia”, acrescenta a porta-voz.
Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o penúltimo episódio.
O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.
Pesquisa de recall das marcas mais lembradas pelos consumidores do Ceará