Logo O POVO+
Datafolha: Veja o voto por regiões de Fortaleza; área da Aldeota é a mais disputada
Reportagem Seriada

Datafolha: Veja o voto por regiões de Fortaleza; área da Aldeota é a mais disputada

Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) estão empatados tecnicamente em área com Aldeota, Messejana e Praia do Futuro; candidato do Pros lidera em demais territórios
Episódio 8

Datafolha: Veja o voto por regiões de Fortaleza; área da Aldeota é a mais disputada

Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) estão empatados tecnicamente em área com Aldeota, Messejana e Praia do Futuro; candidato do Pros lidera em demais territórios
Episódio 8
Tipo Notícia Por

Se a eleição deste ano em Fortaleza ocorresse nesta semana, os candidatos Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) estariam tecnicamente empatados nas regiões dos bairros Aldeota, Mucuripe, Praia do Futuro e Messejana. Em todas as outras áreas da cidade, o candidato do Pros manteria vantagem numérica sobre os adversários.

A informação é da 2ª rodada da pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada na última quarta-feira, 28. A coleta de dados levou em consideração o mapa atualizado com 12 Regionais de Fortaleza, aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado mas ainda não implementado oficialmente pelo governo Roberto Cláudio (PDT).

Veja a distribuição dos votos em Fortaleza segundo pesquisa O POVO/Datafolha:

Para melhorar a análise dos dados, o Datafolha agrupou diferentes Regionais para formar cinco grandes territórios. Deste total, quatro dariam vitória numérica para Capitão Wagner na eleição para prefeito e um apresenta empate técnico entre o candidato do PROS e José Sarto. Na pesquisa divulgada quinta-feira, Wagner lidera com 31% das intenções de voto, seguido por Sarto com 22% e Luizianne Lins (PT) com 19%.

A maior vantagem do militar fica no território formado pelas Regionais 10, 11 e 12 da cidade, onde ficam bairros como Pici, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Siqueira, Maraponga, Mondubim e outros. Por lá, Wagner lidera com 33% das intenções de voto, seguido por Sarto, com 20%, e Luizianne Lins (PT), com 18%.

Leia também:

Aldeota é o bairro onde candidatos a Prefeitura e vice mais têm casas e apartamentos

O militar também leva a melhor no território das Regionais 6 e 9, onde ficam bairros como José Walter, Passaré, Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Barroso, Itaperi, Serrinha e outros. Por lá, Wagner tem 31% das intenções de voto, seguido por Sarto, com 25%, e Luizianne, com 20%.

No território das Regionais 4 e 5, onde ficam bairros como Benfica, Fátima, Aeroporto, Parangaba, Antônio Bezerra, Parquelandia, Montese e outros, Wagner lidera, mas há uma “troca” na segunda colocação, que fica com Luizianne Lins e não com Sarto. Por lá, Capitão Wagner tem 31% das intenções de voto, Luizianne 26% e Sarto 19%.

A mesma configuração “Wagner, Luizianne e Sarto” se repete no território formado pelas Regionais 1 e 2, onde estão bairros como Centro, Praia de Iracema, Barra do Ceará, Pirambu, Vila Velha, Álvaro Weyne, Floresta, entre outros. Nessa área, Capitão Wagner lidera numericamente com 30%, seguido por Luizianne Lins com 24% e José Sarto com 21%.

Única área onde ocorre empate técnico, dentro da margem de erro, é no território das Regionais 3, 7 e 8, de bairros como Aldeota, Meireles, Cocó, Papicu, Mucuripe, Praia do Futuro, Aerolândia, Messejana e outros. Nesta área, Capitão Wagner tem 29%, José Sarto tem 27% e Luizianne Lins tem 13%. É o melhor desempenho do candidato do PDT no mapa.

O Datafolha ouviu 868 eleitores nos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro máxima da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que a possibilidade de o resultado da pesquisa estar dentro da margem de erro é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-07074/2020.

Regionais 1 e 2
Centro, Praia de Iracema, Barra do Ceará, Pirambu, Vila Velha, Álvaro Weyne, Floresta e outros

Capitão Wagner (Pros): 30%
Luizianne Lins (PT): 24%
José Sarto (PDT): 21%

Regionais 4 e 5
Benfica, Fátima, Aeroporto, Parangaba, Antônio Bezerra, Parquelândia, Montese e outros

Capitão Wagner (Pros): 31%
Luizianne Lins (PT): 26%
José Sarto (PDT): 19%

Regionais 6 e 9
José Walter, Passaré, Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Barroso, Itaperi, Serrinha e outros

Capitão Wagner (Pros): 31%
José Sarto (PDT): 25%
Luizianne Lins (PT): 20%

Regionais 3, 7 e 8
Aldeota, Meireles, Papicu, Mucuripe, Praia do Futuro, Aerolândia, Messejana, Cocó e outros

Capitão Wagner (Pros): 29%
José Sarto (PDT): 27%
Luizianne Lins (PT): 13%

Regionais 10, 11 e 12
Pici, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Siqueira, Maraponga, Mondubim, Pq. Santa Rosa e outros

Capitão Wagner (Pros): 33%
José Sarto (PDT): 20%
Luizianne Lins (PT): 18%

O que você achou desse conteúdo?