Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe Ceará: 39% avaliam governo Izolda como ótimo ou bom
Reportagem Seriada

Pesquisa Ipespe Ceará: 39% avaliam governo Izolda como ótimo ou bom

Em quatro meses de gestão, governadora apresenta melhor desempenho nos grupos com maior renda e nível de escolaridade
Episódio 7

Pesquisa Ipespe Ceará: 39% avaliam governo Izolda como ótimo ou bom

Em quatro meses de gestão, governadora apresenta melhor desempenho nos grupos com maior renda e nível de escolaridade
Episódio 7
Tipo Notícia Por

 

 

 

Com pouco mais de quatro meses à frente do Governo do Estado, a governadora Izolda Cela (sem partido) é avaliada positivamente por 39% dos cearenses, segundo pesquisa Ipespe divulgada pelo O POVO. O índice representa a soma dos entrevistados que definiram a gestão como ótima (13%) e boa (26%). A classificação regular, de acordo com o levantamento, é de 33%. Já os que consideram a administração ruim ou péssima são 11%. Não sabem ou não responderam, 17%.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Made with Flourish

Os números mostram que a governadora tem melhor avaliação entre público com maior escolaridade. Nesse segmento, 58% dos entrevistados disseram que o governo Izolda é ótimo ou bom. Outros 29% o classificam como regular e 11% ruim ou péssimo. A chefe do executivo estadual também é bem avaliada no grupo dos que declararam renda superior a cinco salários mínimos mensais (57%). Neste grupo, 9% julgam a administração como ruim ou péssima e 33% a consideram regular. 

No grupo de menor renda, com ganhos mensais inferiores a dois salários mínimos, a avaliação ótima ou boa cai para 35%; regular, 33%; ruim ou péssima, 11%. Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, a classificação ótima ou boa é de 41%; regular, 32%; ruim ou péssima, 12%. No geral, os indicadores apontam relação direta entre o perfil socioeconômico e a avaliação do governo: quanto maior a renda, maior a aprovação e vice-versa.

Considerando a idade dos entrevistados, Izolda é mais bem avaliada no grupo de 45 a 59 anos, com 45% de classificação ótima ou boa. O índice diminui para 40% no público de 25 a 44 anos, 36% entre os idosos com mais de 60 anos e 30% na faixa etária de 16 a 24 anos. A avaliação negativa é maior entre os mais jovens (16-24), grupo em que 14% das opiniões apontam a gestão como ruim ou péssima. O mesmo percentual foi constatado na faixa acima de 60 anos.

A pesquisa também compara o desempenho do governo por gênero. Nesse cenário, a governadora é mais bem avaliada entre as mulheres, com 41% de julgamentos ótimo ou bom. Entre os homens, o índice é de 37%. Já a avaliação ruim ou péssima é de 14% no público masculino e 9% no grupo feminino. Na classificação regular, 36% entre os homens e 30% entre as mulheres.

O levantamento também mostra o desempenho da governadora por zona territorial. Os números são bastante equilibrados. Na Capital e Região Metropolitana, o índice de avaliação ótima ou boa é de 38%, ante 39% no Interior. Já a classificação ruim ou péssima é de 12% no interior e de 11% em Fortaleza e nas cidades do entorno.

Em nenhum dos segmentos pesquisados pelo Ipespe (sexo, idade, grau de instrução e renda familiar) a avaliação negativa supera a positiva.

 

 

Izolda é melhor avaliada entre os que declaram voto em Elmano

O Ipespe também comparou o desempenho do governo Izolda considerando a intenção de voto dos entrevistados para o Governo do Estado nas eleições deste ano. A avaliação é melhor entre aqueles que declaram voto em Elmano Freitas (PT). Nesse grupo, 76% consideram a administração estadual ótima ou boa. O percentual cai para 41% entre os que manifestam voto em Roberto Cláudio (PDT) e 28% no grupo que prefere Capitão Wagner (UB).

A avaliação ruim ou péssima, por outro lado, é maior entre os potenciais eleitores de Wagner (18%). No grupo que diz apoiar Elmano, o índice é de apenas 2% e de 7% entre os possíveis votantes de Roberto Cláudio.

A pesquisa também relacionou a avaliação da administração estadual com a intenção de voto dos entrevistados para presidente da República. Conforme o levantamento, 47% dos que declaram voto em Lula (PT) consideram a gestão Izolda ótima ou boa. Entre os que manifestam voto em Ciro Gomes (PDT), o índice é de 41% e de 19% no grupo que declara voto em Jair Bolsonaro (PL).

Os potenciais eleitores do atual presidente também respondem pelo maior percentual de avaliação ruim ou péssima (22%), contra 10% dos entrevistados pró-Ciro e 9% no grupo que apoia Lula.

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Newsletter

Estreou nesta quarta-feira, 3, a nova Newsletter O POVO. Ela passa a ser veiculada em novo horário, no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

O formato também mudou. No lugar de alguns tópicos de notícias, há um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?