O maior deslocamento de intenções de votos para governador do Ceará entre a primeira e a segunda pesquisa Ipespe foi para Elmano Freitas (PT) no Interior do Ceará. Ele avançou 10 pontos percentuais desde o começo de agosto e igualou o percentual de Roberto Cláudio (PDT). Ambos têm 22% das intenções de voto no Interior. O líder, Capitão Wagner (União Brasil), tem 34%.
Wagner teve oscilação negativa de três pontos no Interior, e foi de 37% para 34%. Roberto Cláudio ficou praticamente estável, com oscilação de um ponto para baixo. Elmano cresceu em cima desses votos e ainda de brancos, nulos e indecisos.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, Elmano também cresceu, mas em índice inferior ao que obteve no restante do Ceará. Foram 3 pontos percentuais, de 15% para 18%. Se no Interior ele iguala o percentual de Roberto Cláudio, na Grande Fortaleza ele fica mais de 10 pontos atrás do segundo colocado.
Líder também em Fortaleza e Região Metropolitana, Capitão Wagner teve oscilação positiva nessa parte do Estado, de 40% para 42%. Isso compensou em parte o deslocamento negativo registrado no Interior e fez com que, na média, fique praticamente estável, com oscilação negativa de 1 ponto no conjunto do Estado.
Já para Roberto Cláudio, a maior fragilidade exposta nessa rodada da pesquisa é justamente onde é mais forte: Fortaleza e Região Metropolitana. Se no Interior ele oscilou um ponto para baixo, na Capital e municípios do entorno, ele caiu 5 pontos percentuais. Foi de 34% para 29%.
No conjunto dos resultados, o mais favorecido pelos números da nova pesquisa em Fortaleza e Região Metropolitana é Capitão Wagner, que já liderava e ainda teve oscilação positiva. Roberto Cláudio caiu e Elmano subiu, mas abaixo do que precisa. Já no Interior, o cenário é de oscilação mais negativa para Wagner, quase estabilidade para Roberto Cláudio, mas de avanço significativo para Elmano.
O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 20 e 23 de agosto de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04538/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-07968/2022.
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
A nova Newsletter O POVO é distribuída no começo da manhã.
INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER
Ela traz um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.
Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.
Pesquisas mostram tendência do voto nas eleições do Ceará