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Elmano passa RC entre mulheres e maiores de 45 anos; Wagner cresce entre jovens
Reportagem Seriada

Elmano passa RC entre mulheres e maiores de 45 anos; Wagner cresce entre jovens

Intenções de voto entre eleitores masculinos mantém-se estável. Capitão Wagner ganha vantagem entre eleitores mais jovens, mas perde entre idosos
Episódio 19

Elmano passa RC entre mulheres e maiores de 45 anos; Wagner cresce entre jovens

Intenções de voto entre eleitores masculinos mantém-se estável. Capitão Wagner ganha vantagem entre eleitores mais jovens, mas perde entre idosos
Episódio 19
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A menos de 20 dias do primeiro turno das Eleições 2022, Elmano Freitas, candidato do PT ao governo do Ceará, cresceu sete pontos percentuais entre as eleitoras no Estado na terceira rodada da pesquisa Ipespe. Com isso, ele ultrapassou o candidato pedetista Roberto Claudio e chegou ao segundo lugar na intenção de voto entre as mulheres. O atual cenário nesse segmento do eleitorado é de empate técnico entre Capitão Wagner, do União Brasil, com 30%, e Elmano Freitas, com 27%.

Comparado à rodada anterior da pesquisa Ipespe, de 25 de agosto, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Claudio caiu cinco pontos percentuais entre as mulheres e está com 22% das intenções de voto. Capitão Wagner teve oscilação negativa de um ponto percentual.

Entre os homens, Roberto Claudio (22%) e Elmano Freitas (18%) oscilaram negativamente um e dois pontos percentuais, respectivamente, e estão em empate técnico. Capitão Wagner lidera com 44% nesse segmento, mesmo percentual indicado na rodada anterior da pesquisa. Um em cada dez entrevistados declarou voto nulo, branco ou em nenhum dos candidatos citados. Outros 10% não responderam ou disseram não saber.

Para essa terceira rodada, o Ipespe ouviu mil eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,45%. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada na Justiça Eleitoral com os números BR-04596/2022 e CE-06344/2022.

 

 

Resultado da pesquisa por faixa etária

Entre o eleitorado mais jovem, de 16 a 24 anos, Capitão Wagner foi o candidato com maior destaque na pesquisa mais recente. Ele cresceu nove pontos percentuais, passando de 30% para 39% das intenções de voto entre 25 de agosto e 13 de setembro, enquanto RC caiu seis pontos percentuais, reduzindo de 30% para 24% entre esse grupo do eleitorado. Elmano Freitas oscilou negativamente dois pontos percentuais, passando de 19% para 17%.

Na pesquisa de 25 de agosto, esse segmento dos eleitores tinha o maior percentual de eleitores que declarava intenção de votar nulo, branco ou em nenhum dos candidatos apresentados: 15%. Na terceira rodada, esse percentual caiu para 9%. Por outro lado, o percentual dos eleitores que afirmaram não saber ou que não responderam aumentou de 3% para 8%.

Outra mudança percebida na comparação das duas últimas pesquisas foi entre os eleitores mais velhos, a partir de 45 anos. Nesse segmento, o candidato petista obteve vantagem e ultrapassou Roberto Cláudio. Especificamente entre os eleitores idosos, de 60 anos ou mais, Capitão Wagner teve uma queda de 16 pontos percentuais e deixou de liderar pela primeira vez.

Atualmente, entre eleitores de 45 a 59 anos, a pesquisa Ipespe mostra Capitão Wagner com 35% e Elmano Freitas com 26%, em empate técnico com Roberto Cláudio, com 23%. No grupo mais velho, O candidato petista tem 28%, empatado tecnicamente no primeiro lugar como candidato do União Brasil, que tem 27%. O ex-prefeito de Fortaleza aparece em terceiro, com 21%.

 

 

Renda

Ao se observar as intenções de voto por renda, Capitão Wagner (32%) e Roberto Claudio (23%) tiveram queda de seis e quatro pontos percentuais, respectivamente, entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, enquanto foi nesse segmento que Elmano Freitas cresceu (23%) seis pontos percentuais e empatou tecnicamente com RC.

No segmento de eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos, RC (21%) e Elmano (23%) tiveram oscilação negativa, enquanto Capitão Wagner cresceu nove pontos percentuais, passando de 36% para 45%. Já entre os eleitores entrevistados com renda maior que cinco salários mínimos, os candidatos do União Brasil e do PDT oscilaram negativamente, enquanto o petista teve redução de seis pontos percentuais na intenção de votos.

O percentual dos eleitores que afirmaram votar em nenhum dos candidatos, nulo ou banco aumentou de 8% para 12%, e o candidato Chico Malta (PCB) saiu de 0% na segunda rodada para 6% na pesquisa mais recente entre esses eleitores.

 

 

Escolaridade

Entre os eleitores com ensino fundamental, novamente Elmano Freitas e Roberto Claudio aparecem agora empatados tecnicamente atrás de Capitão Wagner, que oscilou negativamente um ponto percentual. Em relação à segunda rodada da pesquisa, RC caiu seis pontos percentuais, de 27% para 21% entre esses eleitores, enquanto Elmano cresceu sete pontos percentuais, passando de 16% para 23%. 

O empate técnico no segundo lugar repete-se entre os eleitores com ensino superior, mas a movimentação entre a segunda e a terceira rodadas foi diferente. Entre as duas pesquisas, RC oscilou negativamente três pontos percentuais, saindo de 26% para 23%, e Elmano caiu sete pontos percentuais, passando de 31% para 24%. Entre os eleitores com ensino médio, o cenário mostra-se estável comparado à rodada anterior.

 

 

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

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