Logo O POVO+
Evandro cresceu mais em bairros nos quais Sarto havia sido forte
Reportagem Seriada

Evandro cresceu mais em bairros nos quais Sarto havia sido forte

Apesar de importantes aliados do atual prefeito se engajarem na campanha do PL no 2º turno, não houve migração considerável de votos de Sarto para André Fernandes
Episódio 43

Evandro cresceu mais em bairros nos quais Sarto havia sido forte

Apesar de importantes aliados do atual prefeito se engajarem na campanha do PL no 2º turno, não houve migração considerável de votos de Sarto para André Fernandes
Episódio 43
Tipo Notícia Por

 

 

Do primeiro para o segundo turno, Evandro Leitão (PT) conseguiu crescer mais nos bairros nos quais o prefeito José Sarto (PDT) havia tido mais força na votação de 6 de outubro. A atração de votos que haviam sido do prefeito foi fundamental para a vitória petista. O levantamento do cientista de dados do O POVO+, Alexandre Cajazeira, mostram o que mudou entre um turno e outro.

 

O crescimento dos candidatos entre o 1º e o 2º turno

O maior crescimento de Evandro foi no Ancuri, na Grande Messejana, porção mais ao sul de Fortaleza. O candidato já havia sido o mais votado nas urnas ali localizadas no primeiro turno.

Foi o único bairro das imediações, naquela primeira fase da eleição, no qual Evandro ficou na frente de André Fernandes (PL). Teve 35,2% dos votos, contra 30,4% do candidato do PL. No segundo turno, porém, ele cresceu 22,8 pontos percentuais e chegou a 58%. Fernandes ficou com 38,4%.

O Ancuri deu a Evandro o segundo maior percentual de votos no segundo turno, atrás apenas do Benfica. No primeiro turno, a votação do prefeito Sarto no bairro ficou acima da média na cidade. O pedetista teve 16,5% nas urnas do Ancuri. Na média de Fortaleza, obteve 11,75%.

O segundo maior crescimento de Evandro entre o primeiro e o segundo turno foi no Moura Brasil, na zona litorânea nas redondezas do Centro.

No primeiro turno, André Fernandes havia sido o mais votado, com 35,4%. Evandro teve 32,4%.

No segundo turno, o petista ganhou 22,5 pontos percentuais e foi a 55,2%. Fernandes ficou com 39,6%.

Foi outro bairro no qual a votação de Sarto ficou acima da média do Município: 15,3%.

Outro crescimento significativo de Evandro foi na Paupina, na Grande Messejana, vizinho ao Ancuri.

 

No primeiro turno, André Fernandes (PL) teve 39,4% dos votos e Evandro, 25%. No segundo turno, Fernandes seguiu como mais votado, mas o resultado foi bem mais apertado: 48,7% do candidato do PL, contra 46,3% do candidato do PT.

Evandro cresceu, nas urnas do bairro, 21,3 pontos percentuais.

No primeiro turno, Sarto teve na Paupina um dos resultados mais expressivos dele: 19,1%.

 

 

O que explica a virada de Evandro?

Uma das possíveis explicações para Evandro Leitão ter revertido a desvantagem em relação a André Fernandes no primeiro turno e ser eleito prefeito de Fortaleza é o fato de que a migração dos votos do terceiro colocado, José Sarto, ter ocorrido majoritariamente em direção ao petista.

Isso apesar de alguns dos principais aliados e ex-secretários do atual prefeito terem aderido à campanha de Fernandes no segundo turno.

Foram os casos do ex-prefeito Roberto Cláudio, do ex-secretário Samuel Dias, do presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, todos do PDT, e da maior parte da bancada de vereadores eleitos pelo partido.

Alguns dos bairros em que Evandro mais cresceu entre o primeiro e o segundo turno foram aqueles em que Sarto obteve melhor desempenho no primeiro turno.

 

Quem foi mais votado em cada bairro?

 

 

Onde André Fernandes mais cresceu?

O crescimento de André Fernandes foi mais significativo onde ele já tinha ido bem no primeiro turno. No Guararapes, nas imediações do começo da avenida Washington Soares, Fernandes teve 42,6% dos votos no primeiro turno no bairro e Evandro, 28%.

No segundo turno, o candidato do PL deu um salto de 14,5 pontos percentuais. Teve 57,1% dos votos no bairro e Evandro ficou com 38,7%.

No primeiro turno, tanto Sarto quanto Capitão Wagner (União Brasil) ficaram, no Guararapes, abaixo de 11%, índice que tiveram na média municipal.

De Lourdes, também chamado de Dunas, próximo à Praia do Futuro, foi outro bairro onde André era forte e ficou mais ainda no segundo turno. Na primeira fase da eleição, ele teve 41,6% e Evandro, 29,5%. No segundo turno, ele cresceu 13,4 pontos percentuais. Teve 55%. Evandro ficou com 40,9%.

Outra alta significativa para André Fernandes foi no Meireles. André teve 43% no primeiro turno no bairro onde fica localizada a Beira Mar. Evandro ficou com 29,6%.

No segundo turno, Fernandes teve 13,4 pontos a mais: 56,4%. Evandro alcançou 40,1%.

 

 

Fernandes cresceu onde Wagner foi forte

André Fernandes cresceu também em bairros nos quais Capitão Wagner se saiu melhor no primeiro turno. O candidato do União Brasil declarou apoio ao candidato do PL no segundo turno.

 

Bairros onde houve virada

No Jardim América, Evandro ficou na frente no primeiro e no segundo turno, mas foi onde André teve o maior crescimento depois dos Guararapes. O petista teve 36,8% no primeiro turno, contra 29,5% do candidato do PL. No segundo turno, Fernandes cresceu 13,7 pontos percentuais. Foi a 43,2%. Mas, Evandro cresceu ainda mais, subiu 15,8 pontos e foi a 52,6%.

No primeiro turno, Wagner teve no 16,9% no bairro, bem acima dos 11,4% que teve no total.

Os bairros vizinhos Vila Velha e Barra do Ceará, no oeste de Fortaleza, foram outros em que Wagner mostrou mais força que na média da Capital e onde André cresceu.

No Vila Velha, André Fernandes teve 37,5% no primeiro turno e Evandro, 30,9%. No segundo turno, o candidato do PL cresceu 11,5 pontos e foi a 49% no bairro. O crescimento de Evandro, todavia, foi ainda maior e o candidato foi a 45,9%, aumento de 15 pontos. No bairro, Capitão Wagner alcançou 14,2% no primeiro turno.

Na Barra do Ceará, Fernandes teve 36,6% no primeiro turno e Evandro, 30,3%. No segundo turno, o candidato do PL cresceu 11,4 pontos e foi a 48%. O petista cresceu ainda mais: 16,1 pontos. Ficou com 46,4%. Wagner, no bairro, teve 13,6%, acima da média na cidade toda para o candidato do União Brasil.

O que você achou desse conteúdo?