Logo O POVO+
Após conquistar duas taças, Fla se isola no topo do Ranking dos Campeões do Século XXI
Comentar
Reportagem Seriada

Após conquistar duas taças, Fla se isola no topo do Ranking dos Campeões do Século XXI

Tanto na decisão da Liberta, quanto do Brasileirão, Rubro-Negro superou o Palmeiras, seu rival direto em busca da hegemonia do futebol brasileiro no Século XXI
Episódio 14

Após conquistar duas taças, Fla se isola no topo do Ranking dos Campeões do Século XXI

Tanto na decisão da Liberta, quanto do Brasileirão, Rubro-Negro superou o Palmeiras, seu rival direto em busca da hegemonia do futebol brasileiro no Século XXI
Episódio 14
Por
Comentar
 

 

O Flamengo está no topo dos campeões do século XXI, entre as equipes brasileiras, após vencer o seu rival direto na busca pela hegemonia do futebol nacional.

A conquista da sua quarta Copa Libertadores (a terceira nos últimos 25 anos) em cima do Palmeiras por 1 a 0, com gol do experiente zagueiro Danilo, fez a equipe não apenas superar o antigo líder, o Corinthians, como abrir mais de 300 pontos de vantagem.

A equipe que venceu em Lima, a final da maior competição sul-americana, ganhou mais 512 pontos no Ranking dos Campeões do Século XXI e chegou, inicialmente, a um total de 3.988 pontos, ante 3.664 pontos do Timão.

Quatro dias depois, o Flamengo ampliou ainda mais a vantagem ao conquistar também o Brasileirão, com uma rodada de antecedência, batendo o Ceará por 1 a 0, com direito a quebra de recorde de público no Maracanã: 73 mil espectadores.

De quebra, desbancou novamente o Porco, que disputava o título nacional contra o Urubu, embora com desvantagem de 5 pontos.

Quatro dias após vencer a Libertadores, Fla sagrou-se campeão brasileiro ao bater o Ceará, no Maracanão lotado(Foto: Gilvan de Souza/FlamengoQuatr)
Foto: Gilvan de Souza/FlamengoQuatr Quatro dias após vencer a Libertadores, Fla sagrou-se campeão brasileiro ao bater o Ceará, no Maracanão lotado

Com este segundo título, em menos de uma semana, o Fla chegou a impressionantes 4.244 pontos, abrindo quase 600 pontos de vantagem para o Corinthians, que pode reduzir um pouco essa vantagem do Fla, caso conquiste a Copa do Brasil e o Flamengo não vença o Intercontinental.

A competição internacional vale 768 pontos, o que deixaria o Flamengo com uma vantagem estratosférica sobre os rivais. O poderoso Paris Saint German, da França, é o principal obstáculo para o Mengão vencer essa taça, um pouco menos prestigiada que o antigo Mundial de Clubes. A final acontece nesta quarta-feira, 17.

Quase paralelamente à competição internacional, dezembro trouxe também a reta final da Copa do Brasil. Além do Corinthians, o Vasco tenta retomar o caminho dos títulos, após ser ultrapassado pelo Coritiba no Ranking dos Campeões. A decisão acontece em duas partidas. A primeira em São Paulo, na quarta-feira, e a finalíssima no Maracanã, no próximo domingo, 21. 

O Cortiiba venceu o Amazonas por 2 a 1 fora de casa e se sagrou tricampeão da Série B(Foto: Coritiba/Flickr oficial)
Foto: Coritiba/Flickr oficial O Cortiiba venceu o Amazonas por 2 a 1 fora de casa e se sagrou tricampeão da Série B

Por falar no Coxa, a equipe paranaense conquistou sua terceira Série B, tornando-se não apenas a maior campeã da competição no século, mas também na história do torneio. Na última rodada da Segundona, o Coritiba ainda disputava o título com seu arquirrival, o Athletico Paranaense, mas a vitória por 2 a 1 sobre o Amazonas fora de casa não deu chance ao Furacão. Agora, o Coxa ocupa a 15ª posição, com 456 pontos.

Ponte Preta conquistou o primeiro título nacional de sua história ao bater o Londrina na final da Série C(Foto: Marcos Ribolli/Ponte Preta)
Foto: Marcos Ribolli/Ponte Preta Ponte Preta conquistou o primeiro título nacional de sua história ao bater o Londrina na final da Série C

Na Série C, uma equipe tradicional, mas de poucos títulos é uma das estreantes no Ranking dos Campeões do Século XXI: a Ponte Preta, tida como o clube mais antigo ainda em atividade a praticar futebol no País. A Macaca de Campinas (SP) agora ocupa a 52ª posição, com 68 pontos, pouco abaixo de outro rival no Interior paulista, o Oeste, que soma 70 pontos. A equipe derrotou o Londrina na decisão da Terceirona e levou o seu primeiro título nacional na história.

Barra, de Santa Catarina, conquistou a Série D ao bater o tradicional Santa Cruz, de Pernambuco(Foto: Léo Piva/FCF)
Foto: Léo Piva/FCF Barra, de Santa Catarina, conquistou a Série D ao bater o tradicional Santa Cruz, de Pernambuco

Na Série D, o Ranking também tem um estreante, mas nesse caso trata-se de uma das equipes mais jovens do futebol brasileiro, o Barra (SC), criado em 2013. Em apenas 12 anos de história o Pescador como é conhecido levantou a sua primeira taça ao bater na final o tradicionalíssimo Santa Cruz.

Com a conquista, o Barra estreou na 58ª posição, com 38 pontos, empatado com Tupi (MG) e Aparecidense (GO).


O que você achou desse conteúdo?