Logo O POVO+
Dentre vereadores, tucano foi quem mais aprovou projetos
Reportagem Seriada

Dentre vereadores, tucano foi quem mais aprovou projetos

PROJETOS | A bancada do PSDB em Fortaleza é formada somente por Plácido Filho; ele ultrapassa os atuais 11 pedetistas em número de aprovações
Episódio 5

Dentre vereadores, tucano foi quem mais aprovou projetos

PROJETOS | A bancada do PSDB em Fortaleza é formada somente por Plácido Filho; ele ultrapassa os atuais 11 pedetistas em número de aprovações
Episódio 5
Por

Na comparação com os colegas de Câmara Municipal, os números colocam Plácido Filho (PSDB) como primeiro em aprovação de projetos que viraram lei. Nesta Legislatura, o vereador de segundo mandato já viu prosperar 31 ideias, deixando como segundo colocado, por exemplo, o ex-presidente da CMFor, o hoje deputado estadual Salmito Filho (PDT). O pedetista é seguido por Dr. Porto (PRTB) e Jorge Pinheiro (DC).

A lista de leis é voltada prioritariamente à Saúde e Assistência Social, Direitos do Consumidor e do Contribuinte, além de Habitação e Meio Ambiente. Questionado sobre projetos que mudaram efetivamente a vida na Cidade, o vereador destacou o projeto de indicação que estabeleceu tolerância de 15 minutos para veículos permanecerem em vagas de Zona Azul.

Vereador Salmito Filho (PDT) foi o segundo que mais aprovou projetos(Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Vereador Salmito Filho (PDT) foi o segundo que mais aprovou projetos

Por regra, projetos de indicação passam pelo crivo do Executivo e, se avaliados positivamente, retornam ao Legislativo na forma de mensagem da Prefeitura. "A tolerância na Zona Azul é muito importante, é um ganho para a população muito grande", comemora.

Solicitada pela reportagem, a assessoria de comunicação dele destacou outra proposta, promulgada por Salmito em 18 de abril 2018, que tornou obrigatória apresentação de relatórios mensais por parte do órgão responsável sobre o andamento de obras públicas.

O POVO entrou em contato com a Câmara Municipal de Fortaleza para verificar a efetividade da legislação, ou seja, saber se o Legislativo de Fortaleza realmente recebe os documentos até o último dia de cada mês. Até o momento, não houve resposta.

Oposição?

Vereador Plácido Filho (PSDB), parlamentar que mais aprovou projeto nesses três anos(Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes Vereador Plácido Filho (PSDB), parlamentar que mais aprovou projeto nesses três anos

O curioso é que o rendimento de Plácido Filho em termos de aprovações é incompatível com um parlamentar de oposição, como ele se autodenomina. Último dia 23 de dezembro, por exemplo, ele esteve no Paço, quando Roberto Cláudio ofereceu almoço de fim de ano a vereadores da base.

Ele justifica que a atuação não pode ser de críticas a tudo o que vier do Executivo. "Não tem qualidade, não, só tem defeitos? Conte com meu apoio quando você acertar. É uma oposição diferenciada, não aquela xiita", explica o político, frisando que já deu ciência desta conduta ao prefeito.

 

Para este ano, ele não projeta votações polêmicas em função do calendário eleitoral. Em dezembro, vereador da base havia cogitado que a casa apreciaria reforma da Previdência municipal, seguindo o que a Assembleia fez no âmbito estadual.

Portaria 1.348, publicada pelo secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, obrigou Assembleias Legislativas (âmbito estadual) e Câmaras Municipais a adequarem seus modelos previdenciários até 31 de julho deste ano.

A Assembleia cearense se debruçou sobre o tema em dezembro, como forma de distanciar o tema polêmico do período eleitoral. A Câmara ainda não apreciou nenhuma proposta do tipo. 

 

Próxima matéria: 23,8% das matérias aprovadas partiram do Executivo

Matéria anterior: Rendimento inexpressivo

O que você achou desse conteúdo?