Mestre e doutor em Engenharia de Produção (Poli USP). Fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC. Professor e coordenador de Empreendedorismo da UFC
Mestre e doutor em Engenharia de Produção (Poli USP). Fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC. Professor e coordenador de Empreendedorismo da UFC
Em 2016, segundo ano de operação do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP UFC), após receber várias justas queixas de estudantes que gostariam de se dedicar mais à atividade empreendedora em concílio com suas atividades acadêmicas, tive a iniciativa de externar, para dirigentes da UFC, uma ideia de criar um programa de bolsas acadêmicas para que equipes de estudantes de graduação com projetos de negócios inovadores pudessem ser estimulados a empreender com apoio da Universidade.
Com aquela ideia, vislumbramos reforçar a importância do empreendedorismo inovador tanto para a formação profissional dos estudantes enquanto empreendedores potenciais, como também para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo inovador do Estado Ceará. Apesar de não ter sido implementada logo nos anos posteriores à ideação por conta de restrições orçamentárias, a proposta de programa foi bem recebida pelos dirigentes da Universidade ao ponto de as palavras “empreendedorismo” e “inovação” terem sido incluídas estrategicamente como dois dos seis princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI UFC 2018-2022).
Ainda, no processo sucessório para escolha da nova administração superior da UFC, as três chapas concorrentes apoiaram a iniciativa de fortalecer o empreendedorismo inovador no âmbito universitário. No segundo semestre de 2019, após o processo sucessório na Universidade, tomou-se a decisão de implementar o referido programa de estímulo ao empreendedorismo inovador como uma das ações prioritárias da então recém-criada Coordenadoria de Empreendedorismo da Pró-reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER UFC) para ser executada a partir de abril/2020, culminando com a estruturação e um lançamento de um novo edital pioneiro não somente para comunidade universitária cearense, mas também para as instituições de educação superior federais (IFES) do Brasil.
Leia mais
Em 2021, o edital foi lançado novamente como “Programa Empreende UFC”, denominação aprovada pelo Conselho Universitário. O Programa Empreende UFC possui dois pilares correlacionados de execução, sendo o primeiro a concessão pioneira de bolsas para equipes multidisciplinares de estudantes de variados campi da UFC com projetos de empreendimentos/negócios com potencial de geração de novos produtos (bens ou serviços) inovadores e sustentáveis para a sociedade.
Durante a vigência da bolsa, os estudantes são capacitados quanto à modelagem/desenvolvimento de negócios e conectados com especialistas, mentores e investidores do ecossistema empreendedor cearense e nacional em um ambiente criativo reformado e organizado no formato de coworking. Foram ofertadas 98 bolsas para estudantes de graduação em equipes multidisciplinares com projetos de empreendimentos/startups, incluindo negócios de impacto socioambiental, com potencial de serem inovadores e sustentáveis.
Em 2020 e 2021, as bolsas foram distribuídas para cerca de 90 equipes oriundas dos campi da UFC de Cratéus, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral, equipes essas com o total de mais de 400 estudantes (bolsistas e voluntários), servidores técnicos e docentes orientadores. Anualmente, o investimento no programa, apenas com as bolsas, foi superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
Com o advento da pandemia da Covid-19, o programa foi replanejado para ocorrer de forma remota em um processo interativo de co-criação entre a equipe da PROINTER UFC e o programa de extensão CEMP UFC. Com a repercussão positiva na comunidade universitária, o programa de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador da UFC serviu como inspiração positiva para a criação do programa de bolsas Startup/UFERSA, no Estado do Rio grande do Norte, lançado em 07/julho/2020.
De forma complementar ainda no segundo semestre de 2019, convém mencionar que a UFC, por meio do CEMP e da Agência de Estágios da UFC, teve participação ativa na concepção e na articulação para que estudantes universitários de instituições privadas e públicas da capital e do interior do Estado do Ceará tivessem acesso ao programa de bolsas Empreendedor Digital Universitário (EDU) – patrocinado pelo NINNA Hub de Inovação de forma pioneira considerando recursos da iniciativa privada.
Em 2020, foi realizada a primeira edição do programa EDU, mesmo em meio à pandemia da COVID19. Em 2021, a 2ª edição do programa EDU foi realizada e a 3ª edição está em curso de execução no NINNA Hub de Inovação, gerando mais oportunidades para jovens universitários cearenses se capacitarem quanto à modelagem de negócios inovadores e se conectarem com empreendedores de startups em estágios mais avançados, com empresários consolidados e com investidores de risco.
Na próxima edição desta coluna, iremos discutir detalhes metodológicos dos programas de bolsas de estímulo ao empreendedorismo apresentados de forma a servir com inspiração positiva para outras IES cearenses e brasileiras. Até a próxima!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.