Logo O POVO+
Elmano e o Projeto Santa Quitéria
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Elmano e o Projeto Santa Quitéria

.
Tipo Opinião
Governador Elmano de Freitas (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Governador Elmano de Freitas

O governador Elmano de Freitas (PT) recebeu representantes do Consórcio Santa Quitéria, responsável pelo projeto de exploração de urânio e fosfato na cidade cearense, na última semana. É o primeiro encontro dele com os executivos desde que assumiu o cargo. Antes, enquanto deputado estadual, Elmano atuava como mediador entre os movimentos contrários ao projeto e o ex-governador Camilo Santana.

Como de costume, as redes sociais do governador divulgaram o encontro no dia 20 de abril. Mas, com essa, ocorreu algo atípico. No Instagram, a postagem foi arquivada em algum momento no feriadão e só reativada ontem, quando a coluna questionou o motivo do arquivamento. No Twitter, o primeiro tuíte que diz quem Elmano encontrou foi deletado e permanece apenas o post que fala da geração de emprego na região. Nos dois, os comentários contrários ao projeto formam uma maioria esmagadora.

Já o Consórcio tocou a divulgação como de praxe. O investimento de R$ 2,3 bilhões e a geração de 2,5 mil empregos foram destacados, assim como "melhorias no projeto de fertilizantes."

A exploração que envolve material radioativo é cara ao governador, especialmente pela postura dele antes da eleição, e merece um posicionamento definitivo, sem omitir quem encontrou para tratar do assunto.

Independente do interesse do governo federal no urânio da jazida de Itataia, o Estado do Ceará deve declarar se endossa a mineração em Santa Quitéria ou não, afinal, o antecessor fez promessas de rodovia e infraestrutura básica, além de relações com o Porto do Pecém.

Pecém embarca bobinas para a Turquia

O Porto do Pecém exportou neste mês, 4.824,178 toneladas de bobina de aço para a cidade de Karadeniz Eregli, na Turquia. É a segunda vez que esta operação é realizada, como explica Carlos Alberto Nunes, gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que atua como prestadora de serviço operacional no terminal cearense. "E essa exportação é de extrema relevância, pois demonstra o nosso potencial e a pluralidade de operações desenvolvidas tanto para produtos que chegam e que são enviados para diferentes países", frisa.

Algodão

A retomada do cultivo de algodão no Ceará motivou pesquisadores da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri (Fatec Cariri) a estudar estratégias para minimizar os efeitos nocivos dos sais na irrigação nesta cultura. Parte da pesquisa foi publicada no periódico Brazilian Journal of Biosystems Engineering.

Aureliano Albuquerque, um dos autores do artigo, diz que a intenção é fazer um cultivo mais sustentável, "usando águas com concentrações de sais um pouco mais elevadas, dedicando, assim, a água potável para consumo humano".

"No Ceará, sabemos o quanto isso é importante", ressalta o pesquisador.

237

por cento foi a expansão no número de clientes da startup de tecnologia Tallos, ante o planejamento inicial. A empresa, que faz parte do grupo TOTVS, fez a primeira convenção geral na semana passada e apresentou os números do trimestre aos colaboradores.

Cashback

O mercado de cashback online movimentou cerca de R$ 11 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2022, um crescimento de 10% com relação à 2021, segundo levantamento do portal Cuponomia. O movimento, diz o relatório, vai na contramão do e-commerce que estagnou no ano passado, de acordo com o portal.

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?