Logo O POVO+
H2V: Elmano vai acionar o Consórcio Nordeste para acelerar regulamentação
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

H2V: Elmano vai acionar o Consórcio Nordeste para acelerar regulamentação

.
Tipo Opinião
Elmano de Freitas, governador do Ceará (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Elmano de Freitas, governador do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) promete encabeçar um movimento nacional para aprovar as regras de produção e operação de hidrogênio verde (H2V) no País. Em entrevista exclusiva à coluna, ele afirmou que o assunto já será tratado na reunião de hoje, 26, do Consórcio Nordeste com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

Recorrer ao Consórcio Nordeste será a estratégia do governador neste momento. O grupo reúne os nove chefes dos poderes executivos dos estados nordestinos, onde o hidrogênio verde é encarado como principal aposta para dar uma virada na economia da Região, e é o espaço mais adequado para defender uma aceleração do processo de formulação e aprovação desta lei.

"A ideia é que a gente possa ter a regulamentação ainda no segundo semestre", afirmou Elmano. Atento aos movimentos internacionais, ele está sob a pressão dos 31 investidores que assinaram memorandos de entendimento com o Estado para o hub de H2V.

No encontro de hoje com Alckmin, os governadores vão discutir o desenvolvimento do Nordeste, quando o H2V será tratado. Mas Elmano planeja acionar outros agentes federais nesse esforço pela regulamentação. "Nós estamos negociando que o secretário Nacional de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, o Thiago Barral, poder estar na reunião", revelou.

O Ministro da Casa Civil, o baiano Rui Costa (PT), deve ser o próximo a ser acionado, de acordo com o governador do Ceará. A busca por interlocução não deve ser restrita ao Poder Executivo e o senador cearense Cid Gomes (PDT) também será contatado.

Na última semana, em reunião da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o setor produtivo alertou pela urgência de uma definição por regras que sinalizem uma segurança jurídica aos investidores já comprometidos com o segmento no Brasil. A Fortescue - primeira a assinar memorando com o Ceará e responsável pelo projeto de maior volume de recursos (R$ 20 bilhões) do Pecém - sinalizou ainda um risco: a fuga de investidores para países onde exista mais vontade do governo de apoiar os projetos.

Real Digital

Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred iniciaram os testes do Real Digital. As componentes do Sistema Financeiro Cooperativo obtiveram êxito na implantação de seu nó na rede projetada pelo Banco Central. "Os 'nós' identificam cada participante conhecido de uma rede em tecnologia blockchain", explica a Sicoob. O grupo está agora habilitado a iniciar a fase de testes do Real Digital.

 

 

APPs de transporte

A cearense 704 Apps lança hoje, 26, o Mobility Pro. O aplicativo promete fortalecer "a segurança de motoristas e passageiros de carros e motos de aplicativos de transporte". Os detalhes de operação serão revelados no evento marcado para 19h no Ninna Hub e no qual executivos de grandes aplicativos de transporte já confirmaram presença.

Recrutamento

A Ambev se reúne, hoje, empresários cearenses na tentativa de ampliar o percentual de fornecedores locais, que gira em torno de 30% atualmente. O encontro acontece em Aquiraz, fábrica da empresa, onde vão conhecer mais dos fluxos de compra da companhia.

60

novos empregos são projetados pela Solar Móveis e Eletros a partir de quatro novas operações no Ceará. A primeira, no Terrazo Shopping, já está em funcionamento. As demais são em Ocara, Cruz e Caucaia. O investimento não foi revelado pela empresa.

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?