Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Avaliação é realizada pela organização internacional de certificação Bureau Veritas,
que estabelece padrões de qualidade em relação à produção, comercialização e
respeito ao meio ambiente. Cerimônia será em abril, na Fiec
Foto: Arquivo Qair/Divulgação
Complexo eólico Serrote, da Qair Brasil, em Trairi, no Ceará
A Qair Brasil entra para seleto grupo de empresas do setor de energia ao obter a classificação AAA no rating ESG, da tradução em português Ambiental, Social e Governança, ASG, na avaliação da organização internacional de certificação Bureau Veritas, que estabelece padrões de qualidade em relação à produção, comercialização e respeito ao meio ambiente por empresas em todo o mundo.
O presidente da companhia, Armando Abreu, comenta a certificação. “A Qair é uma empresa diferente porque é tocada por pessoas diferentes. Procuramos trazer para os negócios e para o dia a dia, os valores e a nossa missão: Desenvolver e implantar soluções baseadas em fontes renováveis que contribuem para a transição da matriz energética, fundamentadas na sustentabilidade socioambiental e na sinergia entre as pessoas".
Ele acredita que a Qair veio para ficar e ser um grande player do setor de energia, mas, acima de tudo, deixar um legado em termos de desenvolvimento social e sustentável que seja lembrado por muitos e muitos anos.
O avaliador do Programa de Certificação ESG-Fiec, Luiz Goi, explica que para uma empresa receber o selo ESG-Fiec, ela tem que estar com mais de 80% na avaliação geral do Programa, ou seja, a empresa tem que estar comprometida com todos os temas relacionados às questões ambientais, sociais e de governança, de uma forma proativa e orgânica.
“As que conseguem chegar ao "A" geralmente se destacam em alguma dessas áreas. No caso da Qair, é interessante citar que ela tem um pilar social muito fortalecido, com ações sociais bem completas, que fazem com que a empresa tenha um perfil muito diferenciado. Por isso ela atingiu a posição AAA, porque ela estabeleceu também uma governança bem estruturada ao longo do programa. E eu acredito que ela tem tudo para ser um dos principais cases dentro do Estado do Ceará", afirma Goi.
Nos quesitos ambiental e social a postura da Qair é baseada em um modelo de colaboração ao invés de assistencialismo, especialmente no trato com as comunidades afetadas diretamente pelos seus projetos de energia. O foco de seus programas socioambientais é sempre direcionado ao desenvolvimento humano.
Essa postura promove maior protagonismo e integração de todas as partes envolvidas, favorece a dignidade e solidifica uma relação saudável com as pessoas, pautada no respeito e no comprometimento.
Em relação à governança, a Qair compreende a importância do seu papel na geração de riqueza e desenvolvimento da sociedade, e busca alinhar suas práticas a meios eficazes que garantam a longevidade e a segurança das suas operações.
A obtenção da certificação foi recebida com entusiasmo por todos que fazem a Qair e foi vista como uma consequência natural da estratégia organizacional e de posicionamento da empresa no mercado. “É impossível para a organização cumprir seu compromisso em ser um vetor para o desenvolvimento sustentável sem a adoção de práticas de sustentabilidade em suas atividades diárias", afirma Jorge Borrell.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.