Logo O POVO+
Cinema cearense a um clique
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Cinema cearense a um clique

Ao longo do mês de outubro, produções do cinema feito no Ceará ou por cearenses estarão virtualmente disponíveis em três eventos distintos
Tipo Notícia
Foto: M.Hirano / divulgação "Cabeça de Nêgo" será um dos longas da Mostra Olhar do Ceará, que terá exibição presencial no 30º Cine Ceará

Desde que a pandemia chegou de maneira forte ao Brasil e as atividades tiveram que ser encerradas, a disponibilização de filmes virtualmente - de forma gratuita ou a preços acessíveis, dentro de programações de mostras e festivais ou por iniciativas próprias de produtoras e cineastas - se mostrou uma maneira exitosa de distribuição. A chegada do segundo semestre ficou marcada especialmente pelas edições virtuais de eventos já com história - como o Curta Kinoforum, a Mostra de Cinema de Ouro Preto, o É Tudo Verdade e o Festival Ecrã - que disponibilizaram filmes que dificilmente alcançariam circuito maior.

Com o início de outubro, desvela-se um mês repleto de novas opções de eventos. Neles, o público do Ceará poderá assistir a curtas e longas do Estado ainda inéditos no circuito. Serão sete filmes cearenses disponibilizados nas programações da Mostra Tiradentes SP, do Festival Olhar de Cinema e do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - se levarmos em conta um longa dirigido por um baiano de uma produtora cearense e uma produção estrangeira dirigida por um cearense, chegamos a nove opções. Confira detalhes dos filmes e eventos!

Mostra de Tiradentes SP

A já tradicional Mostra de Tiradentes - cuja edição de 2020 foi realizada em janeiro - promove, há alguns anos, uma edição menor na cidade de São Paulo. Com a necessidade de mudança de formato, a mostra ficará disponível virtualmente de forma gratuita para todo o País. Será possível, por exemplo, assistir a todos os filmes selecionados para a competitiva principal da edição mais recente do evento mineiro, incluindo os cearenses "Canto dos Ossos" - produção coletiva com direção de Petrus de Bairros e Jorge Polo e grande vencedora da mostra - e "Cabeça de Nêgo" - de Déo Cardoso.

Quando: de hoje, 1º, a 7 de outubro
Onde: www.mostratiradentessp.com.br

 

Olhar de Cinema

Evento tradicional realizado em Curitiba, o Olhar de Cinema exibirá seis produções com envolvimento cearense. O destaque vai para o longa "Pajeú", de Pedro Diógenes. O filme estreou mundialmente no festival francês FIDMarseille em julho e a disponibilização no Olhar é a primeira oportunidade de assistir à obra no Brasil. O curta "Noite de Seresta", de Sávio Fernandes e Muniz Filho, também compõe a seleção. Além deles, o público terá novas chances de assistir a "Canto dos Ossos" e "Cabeça de Nêgo" no evento, bem como o elogiado longa produzido pela cearense Cariri Filmes "Sertânia", com direção do baiano Geraldo Sarno, que conquistou o público depois da disponibilização em agosto no Ecrã. Completando a lista, está o documentário "Nardjes A.", produção franco-alemã dirigida pelo cearense Karim Aïnouz. O ingresso de cada longa custa R$ 5. No caso do curta, o preço de R$ 5 dá acesso ao programa de curtas que ele compõe.

Quando: de 7 a 15 de outubro
Onde: www.olhardecinema.com.br

 

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Realizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas terá edição on-line. Maiores detalhes da programação ainda serão divulgados, já que o evento ocorre mais próximo ao final do mês, mas a organização avisa que serão mais de 100 filmes nacionais e internacionais, mais de 30 sessões de longas, médias e curtas e, ainda, presenças virtuais de cineastas de todo o mundo e oferta de cursos. Na lista de filmes selecionados já divulgada pelo evento, constam quatro filmes cearenses: o longa "Cabeça de Nêgo" - em nova oportunidade de acesso - e os curtas "Adventícios", de Abdiel Anselmo; "Hafsa", de Letícia Aguiar; e "Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais", de Mike Dutra e Rafael Luan.

Quando: de 21 a 30 de outubro
Onde: www.afrocariocadecinema.org.br/encontro2020

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?