Logo O POVO+
25ª Mostra de Tiradentes: longa cearense "A Colônia" é selecionado; confira lista
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

25ª Mostra de Tiradentes: longa cearense "A Colônia" é selecionado; confira lista

Dirigido por Virgínia Pinho e Mozart Freire, o filme é um dos sete longas anunciados para a Mostra Aurora, a principal do evento mineiro — que ocorre entre 21 e 29 de janeiro de 2022
Tipo Notícia
Longa cearense 'A Colônia' fala de bairro de Maracanaú fundado como uma zona de confinamento compulsório para portadores de hanseníase (Foto: reprodução)
Foto: reprodução Longa cearense 'A Colônia' fala de bairro de Maracanaú fundado como uma zona de confinamento compulsório para portadores de hanseníase

Misturando documentário e ficção para falar de um bairro do município cearense de Maracanaú que foi fundado para o confinamento compulsório de portadores de hanseníase, o longa "A Colônia", dirigido por Virgínia Pinho e Mozart Freire, terá estreia na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento mineiro será realizado entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2022.

A Mostra Aurora, principal competitiva em Tiradentes, apresenta no total sete filmes inéditos, vindos, além do Ceará, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. A curadoria foi de Francis Vogner dos Reis e Lila Foster.

Junto de "A Colônia", foram selecionados "Seguindo todos os Protocolos" (PE), de Fábio Leal; "Sessão Bruta" (MG), de As Talavistas e ela.ltda; "Panorama" (SP), de Alexandre Wahrhaftig; "Maputo Nakurandza" (RJ-SP), de Ariadine Zampaulo; "Bem-vindos de Novo" (SP), de Marcos Yoshi; e "Grade" (MG), de Lucas Andrade. 

As produções concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios paralelos da mostra. O júri oficial conta com o artista e professor da Universidade Federal do Ceará Yuri Firmeza; a professora Alessandra Soares; a crítica, professora e pesquisadora Ivana Bentes; o crítico, programador, curador e professor Marcelo Ribeiro; e o artista, pesquisador intermídia, ensaísta e editor Ricardo Aleixo.

A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada em formato on-line e presencial. A temática da edição será "Cinema em Transição" e o cineasta Adirley Queirós será o homenageado.

Confira lista: 

"A Colônia", de Virgínia Pinho e Mozart Freire (CE)
"Bem-vindos de Novo", de Marcos Yoshi (SP)
"Grade", de Lucas Andrade (MG)
"Maputo Nakuzandza", de Ariadine Zampaulo (RJ/SP)
"Panorama", de Alexandre Wahrhaftig (SP)
"Seguindo todos os Protocolos", de Fábio Leal (PE)
"Sessão Bruta", de As Talavistas e ela.ltda (MG)

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?