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Mostra de Tiradentes: produção cearense reflete contextos do audiovisual do Estado
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João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Mostra de Tiradentes: produção cearense reflete contextos do audiovisual do Estado

Produção cearense na 26ª Mostra de Tiradentes chega a 10 filmes. Curadores refletem sobre multiplicidades e contextos do audiovisual no Estado
Tipo Notícia
Mostra de Tiradentes traz curta
Foto: Bárbara Cabeça / divulgação Mostra de Tiradentes traz curta "Lalabis", de Noá Bonoba, em competição

O fortalecimento do cinema cearense em âmbito nacional — comprovado pela repercussão qualitativa e quantitativa de obras produzidas no ou por nomes ligados ao Estado — passa, invariavelmente, pela Mostra de Tiradentes. Nos últimos 15 anos do evento mineiro, foram premiados os longas "Estrada Para Ythaca" e "Canto dos Ossos", além de terem sido selecionados outros filmes centrais da produção recente do Ceará, como "Tremor Iê" a "Cabeça de Nêgo", para citar poucos. Na 26ª edição da Mostra, que segue até o próximo sábado, 28, o Estado está presente na seleção a partir de 10 filmes, entre curtas e longas, fora de ou em competição. Os dois primeiros a ganharem exibição no evento — os curtas "Quinze Primaveras", de Leão Neto, e "Lalabis", de Noá Bonoba — terão sessão nesta segunda, 23.

O primeiro, uma ficção sobre autoaceitação com Layla Sah, será exibido na Mostra Curtas na Praça, não competitiva. Já o segundo traz aspectos de ficção científica, protagonismo de Muriel Cruz e compõe a Mostra Foco, que tem caráter competitivo. Além de "Lalabis", a Foco também exibirá o experimental "KENZO ou o triunfo da auto-desintegração", de Pedrokas, descrito na sinopse oficial como uma "colagem-experimentação-verborragia sobre o prazer e o fracasso".

Só as descrições das três obras já depõem sobre as diversidades — de corpos, olhares, gêneros e temas — da produção feita por cearenses ressaltada pela curadoria de Tiradentes. "De uma forma geral, os filmes cearenses selecionados são bastante plurais nas abordagens, nos enfoques, nas propostas estéticas. Acaba sendo muito bom perceber que o nosso Estado se destaca pelas diferentes formas de fazer cinema e modos de produção audiovisual", observa a cearense Camila Vieira, curadora de longas e coordenadora da curadoria de curtas na mostra.

Também em competição, porém na Mostra Aurora, dedicada ao formato de longa, está "A Vida São Dois Dias", coprodução Ceará-Rio de Janeiro dirigida pelo cearense radicado em Portugal Leonardo Mouramateus. O outro longa do Estado no evento, exibido fora de competição, é "A Filha do Palhaço", de Pedro Diógenes. Os filmes são descritos pela curadora como dotados de "apurado desenvolvimento da dramaturgia e do trabalho com os atores".

"A gente vê uma diversidade muito grande não só de quem faz, mas também de formas. Tem desde um filme de mise-en-scène sofisticada como o do Leonardo Mouramateus até um de um cineasta que amadurece e surpreende a cada filme como o Pedro Diógenes. Há uma geração, nova e nem tão nova, de curta-metragistas que sempre estão inventando imagens inauditas. A produção cearense já há muito tempo — talvez não em número de realizadores, de orçamento público — é uma das de ponta do Brasil", avalia Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial e curador de longas-metragens da Mostra.

Curta "Quinze Primaveras", de Leão Neto, será exibido na Mostra de Tiradentes nesta segunda, 23
Foto: divulgação
Curta "Quinze Primaveras", de Leão Neto, será exibido na Mostra de Tiradentes nesta segunda, 23

Francis observa que ao longo dos anos 2000 gerou-se um "terreno muito fértil" para a produção, a partir de espaços formativos como a Vila das Artes e a Universidade Federal do Ceará. "A imaginação que vem do Ceará é muito diversa e, pelo menos há 15 anos, tem ganhado expressão fortemente no cinema independente. Isso tudo é um reflexo de uma coisa que vem de lá de trás, de um cenário muito diverso e imaginativo e que, muitas vezes, fez o máximo com o mínimo", destaca.

"Há um contexto de formação e várias políticas públicas que possibilitaram que novos realizadores e realizadoras conseguissem consolidar uma produção e uma obra", reconhece Francis ao passo que aponta necessidade de "criar condições materiais para que essa produção e esses novos e novas cineastas possam dar continuidade ao seu trabalho".

Compõem também a programação os curtas "Soberane", de Wara, destaque no Festival de Locarno de 2022, e "Do Tanto de Telha no Mundo", de Bruno Brasileiro, ambos na Mostra Panorama, que contará com exibição on-line. Já na Mostra Formação, dedicada a filmes feitos em espaços de aprendizagem, estão "Mecanismo" — dirigido por Isaac Morais, Gabriel Lima e Maria Beatriz e produzido na Universidade de Fortaleza — e "As lavadeiras do Rio Acaraú transformam a embarcação em nave de condução" — com direção de kulumym-açu e, produzido na Vila das Artes. Completa a lista de cearenses a animação "Barra Nova", de Diego Maia, exibida na Mostrinha, dedicada ao público infantil.

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26ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Quando: até 28 de janeiro

Mais informações e programação on-line disponíveis no site www.mostratiradentes.com.br

 

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