Logo O POVO+
Tasso Jereissati quer pacto pelo fim da reeleição
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tasso Jereissati quer pacto pelo fim da reeleição

O senador cearense defende que o próximo governo faça uma reforma política que acabe com a reeleição
Tipo Opinião
Tasso Jereissati é senador do Ceará (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Tasso Jereissati é senador do Ceará

O senador Tasso Jereissati está apregoando que o próximo governo faça uma reforma política com um pacto pelo fim da reeleição. Na condição de postulante às prévias do PSDB que irá escolher em novembro seu presidenciável, ele garante que irá lutar para que o vencedor assuma o compromisso pelo fim do instituto. Coerente, pois optou pela oposição durante o período do petismo e ao bolsonarismo, Tasso diz que o Brasil precisa derrotar o que chama de "extremismo e que se retorne à normalidade democrática, com a superação dessa polarização". Por conta disso, tem trabalhado pelo fortalecimento da terceira via. "Ao assumir o compromisso com o fim da reeleição, o novo presidente teria condições de avançar nas reformas econômicas e sociais com a inclusão, por exemplo, da gestão do meio ambiente no patamar de uma política definitiva de Estado", acentua o tucano.

Eita!!

Um total de 23.721 candidatos se inscreveram no concurso da Secretaria da Fazenda. Como são 69 vagas, isso quer dizer que, na prática, mais de 340 candidatos estão concorrendo a uma dessas vagas. Uma concorrência altíssima, por sinal.

Jogo de cena?

A estratégia de Zé Airton (PT) ao anunciar uma possível candidatura ao Abolição começa a ser desvendada. Com receio de perder colégios eleitorais e não se reeleger no próximo ano, joga alto para, na verdade, tentar recuperar esses colégios. Com aval do governo.

The World

O Núcleo de Línguas do campus Fátima da Uece inscreve para teste de seleção do Semestre I dos cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Libras, Italiano, Alemão, Latim e Japonês. Até o próximo sábado, por meio eletrônico (site da Uece).

Equipe de produção do documentário Guerra Sem Fim, do O POVO (Foto: CÍNTHIA MEDEIROS)
Foto: CÍNTHIA MEDEIROS Equipe de produção do documentário Guerra Sem Fim, do O POVO

Bastidores

A nova temporada de Guerra Sem Fim, série original O POVO+, conta com três episódios e mais um extra, lançado ontem, para quem quiser conhecer os bastidores dessa produção, que mostra o universo das facções no Ceará. Disponível no YouTube.

Progressão

Cerca de 15 mil docentes da rede municipal estarão aptos à progressão funcional - por tempo de serviço ou qualificação, a partir de agosto, com aumento salarial de até 4%. Anuncia o prefeito José Sarto (PDT). Agora é retomar as aulas e continuar vacinando.

Bênção das bases

Vinte e seis pastorais e conselhos sociais da Arquidiocese de Fortaleza divulgaram nota em solidariedade ao padre Lino Allegri. Ele foi alvo de protestos, no último dia 4, por ter lido nota da CNBB criticando o cenário de mais de 540 mil mortes pela Covid no País.

Ufa!

Do titular da SSPDS, Sandro Caron, durante operação policial iniciada ontem, no Conjunto José Walter, contra o crime organizado: "O cidadão vai ter tranquilidade. Bandido é que não vai ter tranquilidade". Pelo menos, não falou em justiça e cemitério.

Avaliação

A Seduc vai contratar, após concorrência pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) para realizar consultoria junto ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2021 a 2024, O valor é da ordem de R$ 29,4 milhões.

Da Vinci

Hoje e amanhã, a Universidade Sem Fronteira e o Projeto Internacional Saber e Prazer oferecem o curso "Desvendando Leonardo da Vinci". Uma viagem virtual entre Itália e França que expõe obras e a trajetória desse gênio das artes (WhatsApp 98202 3297).

Todos pelo Farol

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) avisa: "Como historiador e vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia, vou me incorporar na luta em defesa da restauração do Farol do Mucuripe."O Iphan cobra e o MPCE já pediu providências à Prefeitura.

Sobe

Solidariedade, nestes tempos de Covid-19, que prossegue por meio de entidades populares e da sociedade civil. Hora de amenizar o vírus da desigualdade.

Desce

Bolsonaro, após passar por alguns perrengues por conta da saúde, parece, voltou mais agressivo com o mundo. Será que o problema dele não é o fígado?

Horizontais

O VetMóvel da Prefeitura vai estar, a partir de hoje, no bairro Vila Velha. Mais precisamente na Escola Dona Hilza Diogo de Oliveira (Avenida Dom Aloísio Lorscheider, nº 1040). /// Quem toma vacina contra a Covid-19 no Cuca da Barra fica impressionado com a visível falta de manutenção dos equipamentos do local. /// Prossegue, até domingo, o Festival Eleazar de Carvalho. Com recitais, cursos e oficinas via plataformas digitais da Unifor. /// Só lembrando: "E aí, semipresidencialismo para 2026 é bom mesmo para o Brasil?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?