Logo O POVO+
O futuro do PL Ceará sob novo comando
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

O futuro do PL Ceará sob novo comando

A posse será em Brasília em meio à incerteza sobre o acordo da oposição e Ciro Gomes
Tipo Opinião
ANDRÉ Fernandes, Jair Bolsonaro, e Carmelo Neto (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal ANDRÉ Fernandes, Jair Bolsonaro, e Carmelo Neto

O PL Ceará mudará seu comando a partir do dia 22 de setembro. O deputado federal André Fernandes ocupará o lugar do deputado estadual Carmelo Neto. Disputando espaços internamente, André largou na frente após a quase vitória para prefeito de Fortaleza em 2024, saindo com o status não só de maior nome do PL, mas também de maior liderança da oposição no Estado.

O evento de posse acontecerá em Brasília, com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e reunirá parlamentares que devem, no futuro, se filiar à sigla.

São eles os deputados estaduais Antônio Henrique e Lucinildo Frota, ainda filiados ao PDT, e os vereadores de Fortaleza, PPCell (PDT), Jorge Pinheiro (PSDB), Pedro Matos (Avante).

Girão em cena

O senador Eduardo Girão (Novo) também marcará presença, segundo o próprio parlamentar confirmou à coluna. Isso já aumenta sua especulação de possível ida dele ao PL. Vale lembrar que ele é pré-candidato ao Governo do Ceará.

De acordo com um mandatário do partido ouvido pela coluna, a preço de hoje, é mais provável que Girão seja o candidato a governador pelo PL do que o partido apoiar Ciro Gomes (PDT) ou Roberto Cláudio (sem partido).

Ciro Gomes(Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP Ciro Gomes

Acabou o amor com o Ciro?

O motivo, segundo confidenciou a fonte, é ainda a postura de Ciro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quando o pedetista chamou os Bolsonaro de "burros", André reagiu dizendo que o PL teria candidato próprio. A aliança da oposição estava bem encaminhada naquela altura.

Ainda de acordo com esse mesmo interlocutor, Ciro tem todo um histórico de ataques a Bolsonaro e aos próprios membros da oposição, colocando a aliança em situação difícil quando for a debate.

Prioridades

Apesar disso, a grande maioria dos mandatários do PL é entusiasta da candidatura de Ciro. Ouvi até de um membro que cravou: "O candidato é ele". Eles o consideram bem mais competitivo do que Girão. O apoio, porém, dependerá da postura de Ciro, porque há vontade de André e de filiados de apoiá-lo.

Foi reforçado ainda que a prioridade número um do PL é eleger senador(es). Alcides Fernandes, pai de André, futuro presidente, é candidato alçado por Ciro e Bolsonaro. Priscila Costa também se articula para ser candidata.

Novela

Caminhando para a segunda quinzena de setembro, a federação entre União Brasil e PP ainda não definiu seu presidente, se fica na oposição ou não, e nem a data da filiação de Roberto Cláudio. A indefinição incomoda oposição que vê ofensivas do Governo para atrair o bloco.

Pinga-fogo

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) iniciou a campanha em alusão ao Setembro Amarelo com o slogan "Falar Salva Vidas!", com ações voltadas a saúde mental///O Bate-papo da Liderança da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) receberá André Barbosa, secretário de Relações Comunitárias

 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?