Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: FÁBIO LIMA
EX-GOVERNADOR e hoje senador Cid Gomes, do PSB
.
O senador Cid Gomes (PSB) diz e repete que não tem mais ambição pessoal de ser candidato a nada, inclusive à reeleição em 2026. Ele já até apontou seu substituto, o deputado federal Júnior Mano (PSB). Porém, em fala recente, Cid deixou em aberto a possibilidade de novamente concorrer em disputas eleitorais.
"Eu não tenho mais ambição de candidatura, mas se for necessário que eu seja candidato a síndico, eu serei candidato a síndico, se for necessário que eu seja candidato a vereador, eu serei candidato a vereador. Pronto", afirmou em participação do talk-show do humorista Ivo Mil Grau.
Estas são as falas mais enfáticas do senador no sentido de que realmente terá o seu nome novamente nas urnas. Mesmo com seu desejo explícito de não concorrer, o grupo aliado da base governista insiste em tê-lo dentro do jogo.
PL Ceará em busca de soluções
Após a confusão envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a suspensão da aliança com Ciro Gomes (PSDB), o PL Ceará sob a liderança do presidente André Fernandes se reuniu para confraternizar e mostrar união.
O almoço também serviu para mostrar as diretrizes das chapas proporcionais. O partido quer eleger seis deputados federais e seis deputados estaduais
Girão não
Apesar da preferência de Michelle Bolsonaro pela candidatura de Eduardo Girão (Novo) para ser o nome da direita contra o PT no Ceará, a escolha pelo senador não agrada a maioria da oposição.
De acordo com apuração da coluna, no almoço do PL ficou dito que a sigla não apoiará Girão, algo defendido por mandatários e aliados.
"O Girão não tem voto nem pra encher uma rifa". "A única opção que não existe é apoiar o Girão, seria suícido", confidenciaram interlocutores.
A novela sobre a federação entre União Brasil e PP não parece ter fim. Aliados do governismo cearense garantem que o bloco ficará com a base tendo Moses Rodrigues presidente e Fernanda Pessoa vice. Por outro lado, oposição crava que Capitão Wagner presidirá.
A coluna contactou ambos os lados e ao que parece Antônio Rueda deu a garantia tanto para base como para a oposição de que comandariam a federação. "Alguém vai ser enganado", disse uma fonte.
Pinga-fogo
Crescem os sentimentos de insatisfação de Cid Gomes com Camilo Santana (PT) /// A depender da composição da chapa em 2026, outros figurões também ficarão chateados com o ministro caso sejam preteridos /// "Sem desespero", disse Roberto Cláudio (União) a um aliado em meio a polêmica entre PL e Ciro
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.