Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Candidato ou não, Camilo é fundamental para os planos governistas neste ano. Ele é o maior puxador de votos para Elmano, assim como pode ser Cid Gomes (PSB)
Foto: FCO FONTENELE
MINISTRO Camilo Santana, do PT
.
Camilo Santana (PT) é fundamental para os planos petistas no plano do Ceará, onde ele é a maior liderança, e também nacionalmente, sendo um dos cotados para suceder o presidente Luiz Inácio Lula (PT) num futuro talvez não tão longe assim, e ocupar postos estratégicos e de alto calibre. E esse protagonismo do cearense independe de estar na urna ou não em outubro deste ano.
O que se tem de concreto é que Camilo deixará o Ministério da Educação (MEC) até a abril para estar livre para fazer campanha e a disposição para concorrer ao que for. Mesmo com a ventilação de voltar a concorrer a governador do Ceará, ele endossa a escolha de Elmano de Freitas (PT) à reeleição, mas já ressaltou que a "política é dinâmica".
O ano iniciou com especulações de possível troca na cadeira de Camilo no Ministério de Lula. Ele é cotado para comandar a Justiça. O perfil articulador visando à aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da Segurança Pública e o enfrentamento que fez ao motim no Ceará em 2020 o gabaritam para o posto, segundo aliados. A posição neste cargo o garantiria destaque visibilidade já pensando em concorrer a presidente no futuro.
O ministro se reuniu com Lula na quinta-feira, 8, mas a conversa sobre troca de cadeira não foi tema, porém despachos do MEC para 2026.
Em contato com a coluna, aliados próximos ao Camilo afastaram a tese. "Acho que é só conversa pra gerar burburinho. Não avançará", assegurou uma fonte. José Guimarães (PT), líder do Governo Lula, chamou o movimento de especulação, como noticiou Camila Maia da coluna Vertical.
Estadual
Os mesmos que afastam a tese de Camilo vir a ser ministro da Justiça também afirmam que ele não concorrerá a governador, mesmo se o adversário for Ciro Gomes (PSDB), que já sinalizou querer o embate direto contra o seu maior adversário hoje.
Candidato ou não, Camilo é fundamental para os planos governistas neste ano. Ele é o maior puxador de votos para Elmano, assim como pode ser Cid Gomes (PSB), e quem tem maior poder de decisão na escolha de vice-governador(a) e das duas unidades de candidatos ao Senado Federal.
Foto: FÁBIO LIMA
Ciro Gomes afirma candidatura ao governo do Ceará
Esta construção de plano está ligado participação do ex-senador Tasso Jereissati, envolvido em todos os diálogos e articulações em torno da possível candidatura de Ciro. Outro ponto foco, segundo ouvi de aliados, é na escuta da população de diferentes municípios. Ciro deve começar a percorrer o Ceará.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.