Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: FÁBIO LIMA
Governador Elmano de Freitas e prefeito Evandro Leitão
.
Após o recesso, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) estarão de volta para os trabalhos em 2026. Data e hora iguais, ambas na próxima segunda-feira, 2, às 9h. O governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito Evandro Leitão (PT) estarão presentes e farão as leituras das mensagens destacando ações e projetando 2026.
Como escrevi em uma coluna ainda em 2025, Elmano e Evandro estão em situações diferentes nos legislativos. Enquanto o governador está no seu último ano de mandato e vai encarar uma eleição em outubro contra uma oposição buscando união, o prefeito começa apenas o segundo ano da gestão, embora o primeiro tenha sido agitado com votações importantes, a exemplo de empréstimos bilionários para custear projetos a partir de 2026.
Por se tratar de um ano eleitoral, a promessa e perspectiva de debates acalorados. Os deputados estaduais buscarão reeleição para a Alece e alguns tentarão conquistar uma vaga de deputado federal, a exemplo do presidente Romeu Aldigueri (PSB).
Na Câmara, mais de dez vereadores, sendo a grande maioria da oposição, concorrerão ou a deputado estadual ou federal, Priscila Costa busca Senado. Portanto, se em 2025 já utilizaram a tribuna e redes sociais para se alavancaram politicamente, neste ano deve escalonar mais.
Oposição é anti-Camilo, diz Jade
A vice-governadora e secretária da Proteção Social do Governo do Ceará, Jade Romero (MDB) criticou a aliança da oposição. Ela apontou a falta de projetos e que se movém em um projeto contrário ao ministro Camilo Santana (PT).
"É um projeto de poder. Quer dizer que é o anti-Camilo? Quer dizer que o projeto da oposição no nosso Estado é ser contra uma liderança? E o que é que tem de proposição?", questionou no programa Jogo Político.
Jade afirmou ainda que o ódio de Ciro Gomes (PSDB) a Camilo é o mesmo que antes esbravejava contra Capitão Wagner (União), hoje aliado.
"Além de ser uma grande incoerência, mostra que essa união que há entre eles é uma união por poder, por ódio e por poder é aquela frase 'o inimigo do meu inimigo é meu amigo'", disse a vice. Governistas estão resgatando vídeos até 2022 onde o ex-presidenciával ataca o ex-deputado federal.
Confira a entrevista da vice-governadora Jade Romero
Romeu pensando alto
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, está em intensa pré-campanha para deputado federal. Nesta semana ele se reuniu com dezenas de lideranças de mais de 20 municípios. Políticos apostam nos bastidores que ele será um dos mais votados.
Estão abertas as incrições do curso Novos Talentos até 19 d fevereiro/// Realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceira com o Grupo de Comunicação O POVO, o curso é voltado para estudantes de Jornalismo///Os selecionados passarão por treinamento e três editorias da redação
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.