Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
O ex-secretário estadual Waldemir Catanho (PT), que concorre ao Executivo de Caucaia, confirmou que a aliada e ex-prefeita assumirá a coordenação geral do seu programa de governo para o pleito
A deputada federal Luizianne Lins (PT) colocou em marcha um plano traçado em meados de abril, quando começou a ficar mais claro que Evandro Leitão teria maioria no partido para se tornar pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. À coluna, o ex-secretário estadual Waldemir Catanho (PT), que concorre ao Executivo de Caucaia, confirmou que a aliada e ex-prefeita assumirá a coordenação geral do seu programa de governo para o pleito.
E mais: Luizianne também irá auxiliar no plano de comunicação do petista na tentativa de se viabilizar como gestor. O anúncio demarca de vez a entrada da deputada na campanha do município da Região Metropolitana, afastando-a, por tabela, da corrida na capital cearense, onde Evandro deve enfrentar, entre outros nomes, o atual prefeito José Sarto (PDT), Capitão Wagner (União) e André Fernandes (PL).
Não apenas Luizianne estará empenhada na peleja pelo voto do eleitorado caucaiense. De acordo com Catanho, a militância da parlamentar será fundamental para animar a candidatura do PT no segundo maior colégio eleitoral do estado. O que esse movimento significa? Que interlocutores de LL falavam a sério quando, em 15/4, conforme antecipado pela coluna, asseguraram que a ex-prefeita concentraria esforços em Caucaia, "esvaziando" Fortaleza.
Nesse ímpeto investigativo, a casa legislativa vedou qualquer margem para que outras comissões eventualmente pudessem se concretizar. Mas a urgência dos assuntos se impõe, segundo Martins. Recém-chegado ao partido de Capitão Wagner, o parlamentar admitiu à coluna que não se surpreendeu com a tripla vitória na CMFor.
"Eu falo das três CPIs há quase dois anos direto. Batalhei pra dar certo. São três temas relevantes. Pergunte a 10 fortalezenses, 11 dirão que tem problemas graves com os três temas", respondeu o mandatário, acrescentando que "a palavra 'CPI' ainda assusta um pouco os colegas" e que "muita gente ficava meio receosa".
O lado bom é que, do dia para a noite, os vereadores perderam o medo, mostrando-se tão desassombrados a ponto de encararem não apenas uma, mas três comissões.
Medalha, medalha, medalha
O governador Elmano de Freitas (PT) e a vice Jade Romero (MDB) entregam amanhã a maior honraria do Estado, a medalha da Abolição, a cinco personalidades e uma instituição. Entre os laureados da vez, está o ministro e ex-governador Camilo Santana (Educação), que, não faz tanto tempo, concedeu de próprio punho a mesma insígnia ao também senador e ex-titular do MEC Cid Gomes (à época no PDT, hoje no PSB).
Corria então o mês de março de 2022. Naquela sexta-feira (25) abafada, a cerimônia foi conduzida por um Camilo emotivo (chegou a ir às lágrimas, embargando a voz, ao homenagear Cid). A seu lado, Izolda ainda não era cotada como candidata à reeleição - sequer assumira o bastão de chefe do Executivo.
Eram tempos de concórdia na grande aliança que administrava o Ceará. Na plateia sentavam-se, bastante à vontade, a então primeira-dama Onélia Santana, o prefeito José Sarto, o ex-ministro Ciro Gomes, o vereador Antônio Henrique e outras figuras que, apenas dois anos depois, não dividiriam nem o mesmo ônibus, imagine-se o mesmo palco.
Em 2023, por exemplo, nenhum seria visto no Abolição quando o ex-deputado Eudoro Santana, pai de Camilo e dirigente do PSB, foi condecorado com a medalha. Nesta sexta (3/5) não deve ser diferente.
Novo desembargador vai ao TJCE
Escolhido como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o procurador Marcos William Leite de Oliveira, chefe da Procap (MPCE), será recebido nesta quinta-feira, 2, no final da manhã, pelo presidente do tribunal, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.