Logo O POVO+
Vale a pena exportar?
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Vale a pena exportar?

Produtor precisa avaliar possibilidades antes de tomar a decisão e fazer uso das oportunidades que a entrada no mercado externo oferece
Tipo Opinião
Produtor precisa entender as barreiras tarifárias de cada país, os investimentos necessários, prazos, embalagens e condições de pagamento (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Produtor precisa entender as barreiras tarifárias de cada país, os investimentos necessários, prazos, embalagens e condições de pagamento

Na trilha da exportação, um dos primeiros passos é a realização de estudos e pesquisas com o objetivo de identificar um mercado consumidor para o seu produto. Estudar como seu concorrente atua, visitar presencialmente clientes no exterior e entender suas necessidades, são etapas necessárias para iniciar qualquer parceria.

Com a promoção comercial (participação em feiras e eventos internacionais), é possível observar "in loco" a demanda de cada país em relação ao seu produto.

É indispensável identificar preços que já são praticados no país importador e se a sua empresa terá capacidade produtiva para atender a futura demanda. Importante também, entender as barreiras tarifárias de cada país, os investimentos necessários, prazos, embalagens e condições de pagamento.

A exportação é uma atividade que possui diversas vantagens. Geralmente, a empresa exportadora adequa seu processo produtivo, busca qualidade e consequentemente, torna-se uma empresa com práticas inovadoras. Além disso, aumenta sua capacidade produtiva e pode compensar o recolhimento dos tributos nacionais pela exportação.

A exportação é uma atividade que requer planejamento. A estratégia empresarial, a organização e os ganhos operacionais são fundamentais para que a empresa consiga avançar no mercado internacional.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?