Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vereador pelo Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT), PP Cell não deverá receber carta de anuência para se filiar a outro partido em 2026. A informação foi confirmada pelo líder estadual da sigla e deputado federal André Figueiredo. Em entrevista à Vertical nesta terça-feira, 27, o deputado federal afirmou que a prática não é permitida em nenhum dos âmbitos do partido.
“O PDT não dá anuência para ninguém”, enfatiza o parlamentar. Conforme Figueiredo, “é uma determinação nacional”, sendo permitida apenas a mudança de agremiação em períodos de janela partidária. Com a janela, os vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato em um período de 30 dias.
LEIA TAMBÉM | André Fernandes convida três vereadores da oposição para o PL
Na última semana, o vereador PP Cell disse à Vertical que desejava deixar a sigla brizolista de forma “amigável”. “Já não me identifico com a pauta do PDT (...) É até chato falar isso publicamente, mas é um negócio explícito, né? Está todo mundo vendo a minha postura, vendo o meu posicionamento”, confirma PP Cell, único vereador do PDT opositor ao governo do prefeito Evandro Leitão (PT).
PP Cell pretende concorrer ao cargo de deputado federal em 2026 e recebeu convite para integrar o Partido Liberal (PL) do deputado federal André Fernandes (PL). Além do parlamentar, foram convidados também para filiação ao PL os vereadores Pedro Matos (Avante) e Jorge Pinheiro (PSDB).
O vereador ainda ressaltou a busca de diálogos com André Figueiredo, visto que não teria janela partidária para tal mudança.“Eu, como vereador, ano que vem não tem janela para nenhum prazo. Mas, a partir do convite que ele fez publicamente, a gente vai começar a construir agora”, afirma.
Apesar de PP Cell não estar autorizado a trocar de partido até o momento, André figueiredo espera que o parlamentar possa participar do pleito de 2026 pelo PDT. “O vereador PP Cell, é um amigo querido. Esperamos que ele possa ser candidato pelo PDT”, diz.
Jorge Pinheiro (PSDB) e Pedro Matos (Avante) não devem migrar para o PL
Cotados por André Fernandes (PL), os vereadores Pedro Matos (Avante) e Jorge Pinheiro (PSDB) também não devem deixar seus partidos por agora. O presidente estadual do Avante, Rodrigo Nogueira, garantiu que "nenhum vereador terá carta de anuência".
Kamyla Castro, líder do diretório municipal do PSDB, afirmou ser "natural" diálogo com aliados no período pré-eleitoral e espera contar com Jorge para o próximo pleito."O vereador Jorge Pinheiro é uma liderança respeitada e leal, peça fundamental na construção da nossa nominata para 2026", avalia.
por Camila Maia - Especial para O POVO
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.