Logo O POVO+
Petista comemora punição a Inspetor Alberto e diz esperar que ele "repense" ações
Comentar
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Petista comemora punição a Inspetor Alberto e diz esperar que ele "repense" ações

Vereadora Mariana Lacerda (PT) diz que partido ficou satisfeito com punição de advertência escrita estipulada pelo Conselho de Ética da Casa
Comentar
INSPETOR Alberto  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES INSPETOR Alberto

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) decidiu nesta quinta-feira, 2, punir com uma advertência escrita o vereador Inspetor Alberto (PL) por fala associando o Partido dos Trabalhadores a facções criminosas. Apesar da pouca gravidade da sanção, vereadores ouvidos pela coluna disseram avaliar positivamente a decisão.

Líder do partido na CMFor, a vereadora Mariana Lacerda (PT) afirma que ainda aguarda a votação da sanção em plenário, mas antecipou satisfação pela medida. “Ficamos satisfeitos que o Conselho de Ética compartilhe desse entendimento e leve o debate ao plenário. No caso específico do Inspetor, entendemos que se trata de uma reincidência em situações que o levaram ao Conselho de Ética”.

VEJA MAIS: Inspetor Alberto terá relatório desfavorável no Conselho de Ética da Câmara

Ainda em setembro, o presidente do Conselho, vereador Enilson (Cidadania) informou que relatório de processos da comissão continham “pontos em desfavor” ao Inspetor. Nesta quinta-feira, 2, a pena foi confirmada pelo colunista Guilherme Gonsalves, do O POVO, na qual o vereador deve ser advertido por escrito por ter associado o PT a facções criminosas durante sessão em fevereiro deste ano.

“É fundamental lembrar que os partidos são instrumentos essenciais para o modelo parlamentar brasileiro. Por isso, não se pode admitir, neste espaço, alegações inverídicas que tenham como objetivo criminalizar as legendas”, defende Mariana Lacerda. “Esperamos que, a partir deste processo, ele compreenda a dimensão de suas ações e repense seu comportamento”, complementa.

A parlamentar também ressalta que novas atitudes similares a de Alberto “não devem ser toleradas” pela Casa. “Recentemente, por exemplo, uma vereadora do PL fez acusações falsas contra a deputada Luizianne Lins, que se encontra em missão humanitária, reconhecida pela Câmara Federal, pelo Governo Brasileiro e pelo Itamaraty, associando-a de forma irresponsável ao Hamas. Posturas como essa não devem ser toleradas”, finaliza.

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?