Logo O POVO+
Ibama contesta parecer da Semace sobre Floresta do Aeroporto
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Ibama contesta parecer da Semace sobre Floresta do Aeroporto

Relatório do órgão federal constata estágio avançado de recuperação de Mata Atlântica da região desmatada, o que não foi apontado no parecer estadual
Desmatamento em área verde do entorno do aeroporto de Fortaleza (Foto: Via Whatsapp O POVO)
Foto: Via Whatsapp O POVO Desmatamento em área verde do entorno do aeroporto de Fortaleza

.

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentaram nesta terça-feira, 7, relatório de duas vistorias realizadas na área de cerca de 40 hectares desmatada no final de setembro no entorno do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. O documento, apresentado em Inquérito Civil Público aberto pelo MPCE que apura possível crime ambiental no caso, constata que a vegetação de Mata Atlântica atingida pela ação encontrava-se em "estágio médio e avançado de regeneração". Na prática, o relatório contesta diretamente informação do parecer técnico 2343/2023 da Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará (Semace), que classificou a vegetação da área como "estágio inicial" de recuperação.

Parecer

Emitido em 2023, o parecer acabou facilitando o licenciamento que liberou a obra, uma vez que a Lei de Mata Atlântica é mais rigorosa contra supressões vegetais em áreas em estágios mais avançados de recuperação.

O que vale?

As vistorias, realizadas em 26 de setembro e 2 de outubro, apontaram também a destruição de uma APP no entorno de um riacho. Licença da Semace, no entanto, apontava apenas "acúmulo superficial" de águas de chuva na área.

Outro lado

Em nota, a Aerotrópolis, responsável pela obra, disse que todas as ações estavam amparadas "integralmente" na licença da Semace. A empresa disse também ter contratado outros estudos independentes sobre o caso.

Investimento

A empresa reforça "importância econômica e social" da ação, que quer instalar um centro logístico no entorno do aeroporto. Neste sentido, destaca investimentos em R$ 200 milhões e até 7,5 mil empregos gerados.

Lista VIP

O presidente da Câmara Municipal, Leo Couto (PSB), reuniu amigos e familiares na última sexta-feira, 3, em festa para anunciar seu noivado com Gabriella Ventura. Evento foi reservado, mas teve presenças de peso.

De fora

Entre elas, o ministro Camilo Santana (PT), o senador Cid Gomes (PSB) e o prefeito Evandro Leitão (PT). Evento, no entanto, causou "climão" e muitas queixas no Legislativo pela ausência de vereadores convidados.

Vereador PP Cell(Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Vereador PP Cell

Bolsonarista expulso do PDT

De malas prontas para se filiar no PL, o vereador PP Cell (PDT) será expulso do PDT. A tese foi confirmada pelo próprio parlamentar, que disse ter "alinhado" a expulsão com pedetistas, uma vez que a sigla possui veto a cartas de anuência para desfiliações.

"Alinhado"

"Estou aguardando, tendo em vista que eu permaneço no mesmo canto que sempre estive. Em 2022 e 2024 o PDT foi contra o PT, e eu estava junto. Foram eles que foram para o outro lado", diz, sobre alianças da sigla com petistas.

Livre livre

Na prática, a expulsão acabaria sendo "positiva" para o vereador, permitindo que ele se filie ao PL de olho na eleição de 2026 sem risco para o atual mandato. Tendência também foi defendida ontem por Adail Júnior (PDT).

Honoris Causa

A UFC aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao empresário Roberto Macêdo, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento industrial, social e para a aproximação entre a academia e o setor produtivo no Ceará. Decisão do Conselho Universitário da UFC em 6 de outubro.

 

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?