Logo O POVO+
Deputado aciona seis órgãos por "fatura dupla" da Enel Ceará
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Deputado aciona seis órgãos por "fatura dupla" da Enel Ceará

Em requerimento, Guilherme Landim solicita envio de ofícios para Enel Ceará, Aneel, Procon, Decon e Procuradoria da República no Ceará (MPF)
Atual líder da bancada do PDT na Alece, deputado estadual Guilherme Landim (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Atual líder da bancada do PDT na Alece, deputado estadual Guilherme Landim

O deputado estadual Guilherme Landim (PSB) apresentou seis requerimentos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) solicitando providências e esclarecimentos sobre ação da Enel Ceará que cobrou de usuários duas faturas em um período mais curto que um mês, entre setembro e outubro.

Foram encaminhados ofícios ao presidente da Enel Ceará, ao diretor-geral da Aneel, à Superintendência Estadual do Procon Ceará, ao secretário executivo do Decon Ceará, à presidente do Procon Fortaleza e ao procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará (MPF). Além de esclarecimentos, Landim solicita medidas para evitar prejuízos à população.

VEJA TAMBÉM: Grupo de especialistas contesta licença de obra do Aeroporto

Durante Sessão Legislativa na última terça-feira, 14, parlamentar havia informado que acionaria empresa e órgãos de defesa do consumidor sobre o ocorrido. “Estamos vendo isso com preocupação, e vou oficializar hoje pedido de explicações tanto para a Enel como também para o Procon e para o Decon”, disse.

Landim foi responsável pela relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa, que defendeu o encerramento do contrato de concessão da energia elétrica do Estado com a empresa.

“Fatura dupla” da Enel

A Enel Ceará tem enviado a alguns consumidores duas faturas de energia elétrica com intervalo de vencimento entre elas menor que um mês. Distribuidora diz que medida não se trata de uma cobrança dupla, mas sim um ajuste para ‘viabilizar adequações no processo de leitura e faturamento”.

A empresa ainda informa que as cobranças dizem respeito a diferentes períodos e que devem ser quitadas pelos titulares. Na última semana, consumidores relataram “surpresa” no recebimento de uma segunda cobrança, mas empresa alega ter informado previamente por usuários com endereço de e-mail cadastrado.

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?