Logo O POVO+
Cerca de 10 mil pessoas participam do Sana E-Sport, realizado no Cuca José Walter
Foto de Wanderson Trindade
clique para exibir bio do colunista

Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Cerca de 10 mil pessoas participam do Sana E-Sport, realizado no Cuca José Walter

Realizado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira, o evento foi o primeiro de esportes eletrônicos que contou com apoio do Poder Público por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará
Realizado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira, o evento foi o primeiro de esportes eletrônicos que contou com apoio do Poder Público por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará (Foto: Sana E-Sports / Divulgação)
Foto: Sana E-Sports / Divulgação Realizado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira, o evento foi o primeiro de esportes eletrônicos que contou com apoio do Poder Público por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará

O Cuca José Walter foi um verdadeiro local de encontros da comunidade gamer de Fortaleza na última semana. Durante os dias 11 e 15 de abril, o espaço foi palco para o Sana E-Sports, competição de esportes eletrônicos que recebeu cerca de 10 mil pessoas ao longo de 5 dias de evento. Torneios de 19 diferentes modalidades, assim como palestras e brincadeiras, foram ofertadas ao público presente e de maneira gratuita.

Realizado pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), o campeonato foi o primeiro de esportes eletrônicos que contou com o apoio do Poder Público por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará. Na terça-feira, 11, durante a cerimônia de abertura, o secretário do Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, classificou este como um "momento histórico”. “Aqui no Ceará, sempre vamos incentivar os esportes eletrônicos”, afirmou.

Com mais de 400 atletas inscritos e uma estrutura de palco, luzes e narração típica de grandes torneios internacionais, uma competição de alto nível deu um toque a mais ao evento. Além do mais, no teatro do Cuca, principal espaço onde as disputas eram travadas, havia um palco iluminado, com computadores dispostos para que os atletas do mesmo time ficassem um ao lado do outro e de frente para os adversários. Toda a estética já dava o tom do profissionalismo que viria pela frente.

Um dos narradores do evento, Thales Wylmar acompanhou de perto os embates, podendo visualizar a evolução e o desempenho técnico dos participantes. Dividindo a apresentação com Eduardo Santos, ele se disse surpreso com o envolvimento do público com os atletas, ao vibrar do começo ao fim e a cada jogada transmitida por um telão no teatro.

“Para quem está jogando, disputar uma competição já é legal, mas quando tem uma torcida empurrando é ainda mais. O teatro ficou lotado e contagiou tanto os jogadores como nós da produção”, comentou.

Competição reuniu atletas para 19 diferentes modalidades de esportes eletrônicos(Foto: Sana E-Sports / Divulgação)
Foto: Sana E-Sports / Divulgação Competição reuniu atletas para 19 diferentes modalidades de esportes eletrônicos

Produtor do Sana E-Sports, Nathiel Silva celebrou a realização do evento. “De maneira geral, foram muitos momentos de sucesso. A gente conseguiu atingir nosso objetivo de trazer essa experiência para a periferia de Fortaleza, trazendo um projeto social e de inclusão digital”, comentou, citando que foram ofertados materiais de alta qualidade, como computadores e consoles de última geração, bem como boa conexão de internet.

“Foi um sucesso, pois conseguimos movimentar milhares de pessoas, divertir a garotada e também as pessoas mais velhas, que vieram nos prestigiar”, completou.

Ainda de acordo com Nathiel, a meta agora já é vislumbrar as próximas competições, com mais jogos, premiações e uma estrutura ainda melhor. “Também, quem sabe, levar o Sana E-Sports para outros bairros da Cidade, mas sempre pensando na periferia. Talvez um circuito por Fortaleza e até mesmo em outras cidades”, projetou.

Foto do Wanderson Trindade

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?