Logo O POVO+
Lula associa violência aos jogos eletrônicos: "Ensinando a molecada a matar"
Foto de Wanderson Trindade
clique para exibir bio do colunista

Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Lula associa violência aos jogos eletrônicos: "Ensinando a molecada a matar"

Presidente classificou ainda os games como "porcarias" e afirmou: "Tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças"
Presidente classificou ainda os games como "porcarias" e afirmou: "Tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças"
 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Presidente classificou ainda os games como "porcarias" e afirmou: "Tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças"

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teceu críticas aos jogos eletrônicos no Brasil. Nesta terça-feira, 18 de abril, durante reunião no Palácio do Planalto para discutir ações integradas de proteção nas escolas, ele associou os games à violência, chamou os videogames de “porcaria” e acusou jogos de estarem “ensinando a molecada a matar”.

“Nós temos que pensar o que eu ensino para o meu filho dentro de casa. Quando o meu filho tem 4 anos e chora, o que eu faço? Dou logo um tablet para ele, ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. E cada vez, muito mais mortos do que na Segunda Guerra Mundial”, afirmou.

Para o presidente, são “raríssimas exceções” de crianças hoje que não estejam habituadas aos jogos eletrônicos, os quais foram classificados por ele como “porcarias”. Ainda segundo ele, toda a atmosfera dos games estaria resultando em violência.

“Eu duvido que tenha um moleque de 8 anos, de 9 anos, de 10 anos, de 12 anos que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. E jogando mais hoje, a molecada joga com gente de outro país. Passa a noite jogando. E tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças”, continuou.

As falas de Lula vêm logo após sucessivos ataques e ameaças às escolas pelo Brasil, incluindo o Ceará, o que tem causado um clima de insegurança entre educadores e comunidade escolar.

 

Confira fala de Lula sobre games

 

Lula polemiza após ministério dos Esportes começar atender os gamers

Em janeiro, a ministra do Esporte, Ana Moser, polemizou ao desconsiderar os esportes eletrônicos como esportes. À época, ela mencionou em entrevista ao UOL que esta seria uma “indústria de entretenimento” e minimizou o preparo dos atletas deste segmento para uma competição.

Ana Moser comparou a categoria com apresentações artísticas, exemplificando que a preparação de um cyber atleta para uma competição seria a mesma da cantora Ivete Sangalo para um show. A fala foi duramente criticada por inúmeros atores do cenário gamer, o que obrigou Ana Moser a depois mencionar sua defesa de uma “ação intersetorial” entre diferentes ministérios.

Na semana passada, ele recebeu representantes do e-sports brasileiro em seu gabinete. No encontro, foi discutida a formação de um Grupo de Trabalho para tratar do tema, apesar de mais detalhes não terem sido divulgados.

 

Foto do Wanderson Trindade

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?