Lula associa violência aos jogos eletrônicos: "Ensinando a molecada a matar"
Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.
Lula associa violência aos jogos eletrônicos: "Ensinando a molecada a matar"
Presidente classificou ainda os games como "porcarias" e afirmou: "Tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças"
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teceu críticas aos jogos eletrônicos no Brasil. Nesta terça-feira, 18 de abril, durante reunião no Palácio do Planalto para discutir ações integradas de proteção nas escolas, ele associou os games à violência, chamou os videogames de “porcaria” e acusou jogos de estarem “ensinando a molecada a matar”.
“Nós temos que pensar o que eu ensino para o meu filho dentro de casa. Quando o meu filho tem 4 anos e chora, o que eu faço? Dou logo um tablet para ele, ensino logo um joguinho. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. E cada vez, muito mais mortos do que na Segunda Guerra Mundial”, afirmou.
Para o presidente, são “raríssimas exceções” de crianças hoje que não estejam habituadas aos jogos eletrônicos, os quais foram classificados por ele como “porcarias”. Ainda segundo ele, toda a atmosfera dos games estaria resultando em violência.
“Eu duvido que tenha um moleque de 8 anos, de 9 anos, de 10 anos, de 12 anos que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. E jogando mais hoje, a molecada joga com gente de outro país. Passa a noite jogando. E tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças”, continuou.
As falas de Lula vêm logo após sucessivos ataques e ameaças às escolas pelo Brasil, incluindo o Ceará, o que tem causado um clima de insegurança entre educadores e comunidade escolar.
Confira fala de Lula sobre games
Lula polemiza após ministério dos Esportes começar atender os gamers
Ana Moser comparou a categoria com apresentações artísticas, exemplificando que a preparação de um cyber atleta para uma competição seria a mesma da cantora Ivete Sangalo para um show. A fala foi duramente criticada por inúmeros atores do cenário gamer, o que obrigou Ana Moser a depois mencionar sua defesa de uma “ação intersetorial” entre diferentes ministérios.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.