Logo O POVO+
Consulta pública deverá consolidar ampliação de área do Parque das Carnaúbas
CIDADES

Consulta pública deverá consolidar ampliação de área do Parque das Carnaúbas

Proposta de estudo científico da Aquasis prevê inclusão da Serra das Flores e o Covão como parte da unidade de conservação de proteção integral do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MACACO guariba-da-caatinga no Parque Estadual das Carnaúbas, no Ceará. Perigo de extinção (Foto: Thieres Pinto)
Foto: Thieres Pinto MACACO guariba-da-caatinga no Parque Estadual das Carnaúbas, no Ceará. Perigo de extinção

A preservação da necessária biodiversidade do Parque das Carnaúbas, que tem pelo menos 24 espécies em risco de extinção - caso de uma população rara de macacos guaribas-da-Caatinga (Alouatta ululata) -, poderá ganhar um reforço. No último final de semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Ceará (Sema) realizou consulta pública com moradores de comunidades de Granja e de Viçosa do Ceará, municípios onde a unidade de conservação está esquadrinhada. 

Até 2 de dezembro deste ano, a Sema receberá questionamentos, dúvidas e sugestões relacionadas à proposta de nova delimitação do Parque Estadual das Carnaúbas, na Região da Ibiapaba.

Para se ter ideia da relevância ambiental da área protegida desde 2006 pelo próprio Governo do Ceará, o mapa do Parque das Carnaúbas registra, ao mesmo tempo, os biomas Caatinga, Cerrado, Mata Seca, Remanescentes de Mata Atlântica e Floresta Amazônica.

Em tempo de alterações climáticas por conta do aquecimento global da Terra, a população tem a chance de exigir a ampliação do Parque que oferece serviços ambentais para Granja, Viçosa e para outros municípios do Ceará. Quem quiser participar da consulta pública pode enviar e-mail para consultapublica@sema.ce.gov.br. O objetivo é coletar a opinião dos moradores das regiões próximas à unidade de conservação.

“Estamos falando de uma biodiversidade única, tratando de uma consulta pública sobre essa área, mas vocês são os principais atores desse processo, e estamos aqui para ouvi-los”, disse Giovanna Rodrigues, coordenadora de Biodiversidade da Sema, em Viçosa, nessa sexta.

Leia mais | Dia do Pantanal neste domingo, 12, sem comemorações: desmatamento do bioma já supera 2022

Em entrevista ao O POVO+, a gestora do Parque Estadual das Carnaúbas, Nara Magalhães, destacou que o sentimento geral em relação à consulta pública é de avanço: “Esta será a primeira consulta pública desde a criação do Parque, então há sim entusiasmo, especulações”.

“As comunidades ganham com a proposta de redefinição dos limites do Parque. O novo estudo representa diretamente o atendimento de muitos apelos de proteção de áreas biologicamente sensíveis”, comentou Nara Magalhães.

O Parque Estadual das Carnaúbas tem área de 10.005,048 hectares (ha) e é a maior Unidade de Conservação de proteção integral. A proposta de redelimitação prevê a inclusão da Serra das Flores e do Covão. Já há prejuízo ambiental o fato de estarem fora da poligonal.

O mapa de localização, a poligonal da área proposta e a justificativa técnica estão disponíveis no site da Sema. O estudo responsável pela proposta foi desenvolvido pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) a partir de edital da Secretaria. (com Mateus Brisa e Catalina Leite)

O que você achou desse conteúdo?