A preservação da necessária biodiversidade do Parque das Carnaúbas, que tem pelo menos 24 espécies em risco de extinção - caso de uma população rara de macacos guaribas-da-Caatinga (Alouatta ululata) -, poderá ganhar um reforço. No último final de semana, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima no Ceará (Sema) realizou consulta pública com moradores de comunidades de Granja e de Viçosa do Ceará, municípios onde a unidade de conservação está esquadrinhada.
Até 2 de dezembro deste ano, a Sema receberá questionamentos, dúvidas e sugestões relacionadas à proposta de nova delimitação do Parque Estadual das Carnaúbas, na Região da Ibiapaba.
Para se ter ideia da relevância ambiental da área protegida desde 2006 pelo próprio Governo do Ceará, o mapa do Parque das Carnaúbas registra, ao mesmo tempo, os biomas Caatinga, Cerrado, Mata Seca, Remanescentes de Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
Em tempo de alterações climáticas por conta do aquecimento global da Terra, a população tem a chance de exigir a ampliação do Parque que oferece serviços ambentais para Granja, Viçosa e para outros municípios do Ceará. Quem quiser participar da consulta pública pode enviar e-mail para consultapublica@sema.ce.gov.br. O objetivo é coletar a opinião dos moradores das regiões próximas à unidade de conservação.
“Estamos falando de uma biodiversidade única, tratando de uma consulta pública sobre essa área, mas vocês são os principais atores desse processo, e estamos aqui para ouvi-los”, disse Giovanna Rodrigues, coordenadora de Biodiversidade da Sema, em Viçosa, nessa sexta.
Leia mais | Dia do Pantanal neste domingo, 12, sem comemorações: desmatamento do bioma já supera 2022
Em entrevista ao O POVO+, a gestora do Parque Estadual das Carnaúbas, Nara Magalhães, destacou que o sentimento geral em relação à consulta pública é de avanço: “Esta será a primeira consulta pública desde a criação do Parque, então há sim entusiasmo, especulações”.
“As comunidades ganham com a proposta de redefinição dos limites do Parque. O novo estudo representa diretamente o atendimento de muitos apelos de proteção de áreas biologicamente sensíveis”, comentou Nara Magalhães.
O Parque Estadual das Carnaúbas tem área de 10.005,048 hectares (ha) e é a maior Unidade de Conservação de proteção integral. A proposta de redelimitação prevê a inclusão da Serra das Flores e do Covão. Já há prejuízo ambiental o fato de estarem fora da poligonal.
O mapa de localização, a poligonal da área proposta e a justificativa técnica estão disponíveis no site da Sema. O estudo responsável pela proposta foi desenvolvido pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) a partir de edital da Secretaria. (com Mateus Brisa e Catalina Leite)